Balsa mm vs polegada

Re: Balsa mm vs polegada

Mensagempor Jamaica_PT » 07 mar 2014, 21:47

Pois assim será... As 3 primeiras nervuras de cada lado serão então de contraplacado de 3mm.. Parece-me a solução mais simples e a diferença de peso em 6 nervuras não deve ser nada de relevante..

Relativamente ao diedro irei fazer com a diferenças de alturas nas aberturas das nervuras então... deve ser dificil por ficar perfeitinho pq a precisão terá de ser muita, mas mais grau menos grau de diedro irá fazer o que se pode...

Vou tirando fotos e registando o processo de construção e depois coloco aqui para o pessoal chamar à atenção e dar opniões de alterações a fazer..

Cumprimentos
Jamaica_PT
Membro com baixo nível de participação

Registado: 18 mar 2010, 19:09

Mensagempor Chispas » 09 mar 2014, 14:33

Boas.

Já agora, este filme mostra a resistência, ou falta dela, da asa aos esforços, aos 2:02:
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Mensagempor Jamaica_PT » 09 mar 2014, 23:38

Até dói... e não fui eu que o construi... hehehe

A ideia que dá na repetição em câmara lenta é que a asa cedeu mesmo a meio, na zona de ligação asa-fuselagem... :roll: Uma vez que estou a querer fazer também uma ligação desse género no meu modelo, acham que deveria fazer algum tipo de reforço na zona de asa? A minha ideia inicial seria colar um pouco de contraplacado à nervura da asa e à longarina de cima e de baixo da asa..

Hum.. acho que agora terei de investigar mais esse tipo de ligação... :mrgreen:
Jamaica_PT

Mensagempor Chispas » 10 mar 2014, 11:03

Boas.

A ideia que me ficou foi a de uma falha da zona que suporta o tubo de esforço e o resto da asa acompanha.
Parece-me normal quando o tipo de aeromodelo é usado fora do seu envelope, velocidade exagerada para uma manobra de torção, conjugados com o elevado peso do aeromodelo e a potência exagerada do motor, 46Kg max para um motor de 275cc:
http://www.billhempel.com/decathlon/

Para manobras destas há que ter a zona de suporte da asa e a asa no seu todo bem construídas.
Não chega ter uma boa zona de suporte central se depois o bordo de ataque, bordo de fuga ou longarinas não conseguirem acompanhar o esforço ou torção a que a asa for sujeita.
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor Jamaica_PT » 12 mar 2014, 20:06

Boas a todos novamente... Ora cá estou em com mais uma duvida, ou melhor, a perguntar um concelho de que tecnica utilizar..

As nervuras das asas estão acabadas, pelo menos as 26 de balsa... Entretanto comecei e lixa-las para ficarem o mais iguais entre elas possiveis.. O proximo passo será cortar as longarinas que a atravessam e deixa-las tão justas quanto possivel às nervuras..

Comecei por unir as nervuras para as lixar mas 26 juntas, é dificil ser muito preciso... Agora qd for para ajustar as nervuras as longarinas como aconselham? a uma e uma ou continuar com o todas unidas?

Deixo aqui duas imagens para verem como está o ponto da situação

https://www.dropbox.com/sh/oylfmdt061e6zmk/Ws5MEaCfF2

Cumprimentos
Jamaica_PT

Mensagempor Chispas » 12 mar 2014, 22:57

Boas.

Podias ter unido as nervuras com 2 parafusos compridos ou 2 varões roscados e porcas de orelhas, sempre era mais fácil mantê-las alinhadas.
Para ajustar a largura das ranhuras para as longarinas será melhor mantê-las juntas, evitas desalinhamentos.
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor Jamaica_PT » 13 mar 2014, 00:47

Por acaso tinha pensado nesse pormenor do parafuso, mas os recursos que tenho aqui em Almada são um pouco limitiados... este fds vou a casa dos meus pais, e lá ja tenho mais ferramentas, principalmente para trabalhar com material mais "pesado" como o contraplacado.

Entretanto vou começar a fazer as outras nervura, uma vez que mandei vir da hobbyking um receptor e aproveitei a embalagem e comprei um cortador de balsa em ripas... entretanto vou adietando as nervuras do estabilizador horizontal e outros templates que possa ir fazendo..

Obrigado pelas dicas e truques.
Cumprimentos
Jamaica_PT

Mensagempor maiagab » 13 mar 2014, 16:14

Podes também fazer 2 longarina de material mais duro tipo baclite ou contraplacado mais duro com 2 furos e colocas todas as nervuras de balsa entre essas duas mais duras, e ajustadas com parafusos, com uma placa com lixa colada vais acertando até as nervuras de balsa coincidirem com as nervura exteriores.

Tens aqui 2 excelentes exemplos de como podes fazer as wing ribs todas iguais...

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=373916

http://www.jerseycoastrcclub.org/MembersArea/Training/How%20to%20make%20a%20set%20of%20Ribs%20for%20a%20Constant%20Chord%20Model%20Airplane%20Wing.htm
maiagab
Participante frequente

Registado: 24 ago 2010, 00:54

Mensagempor Jamaica_PT » 13 mar 2014, 23:49

Obrigado pela partilha Maiagab.. Tem muitas técnicas que podem ajudar tb, e as imagens dão sempre jetio..

Cumprimentos
Jamaica_PT

Anterior

Voltar para Planos para construir

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante