Balsa mm vs polegada

Balsa mm vs polegada

Mensagempor Jamaica_PT » 13 fev 2014, 21:38

Boas noites a todos... A quando de iniciar a construção do meu primeiro modelos surgiu uma duvida/problema...

Os planos encontram-se em polegadas, e nos locais onde é para levar "ripas" de balsa como nas costelas das asas, a dimensão tb vem em polegadas, e algumas medidas como por exemplo 9,5mm.

A minha duvida é, devo utilizar ripas de 9mm ou 10mm? Ou devo cortar de em 9.5mm? Ou será ainda que alguem sabe um ditio onde vendam balsa em polegadas??

Obrigado a todos
Jamaica_PT
Membro com baixo nível de participação

Registado: 18 mar 2010, 19:09

Re: Balsa mm vs polegada

Mensagempor Chispas » 19 fev 2014, 16:25

Boas.

Dada a diferença entre sistemas de medição, o imperial com polegadas e o métrico com Cm ou mm mais os arredondamentos, nem sempre as conversões dão medidas standard.
Uma polegada vale 2,54 Cm e não há material equivalente na medida métrica tendo de se optar pelo arredondamento.
A mudar algo no plano, de 9,5mm para 9 ou 10mm há que ter em atenção as "folgas" na construção que isso vai criar e tentar compensá-las em vez de andar a tapar buracos no fim.

Balsa em polegadas vendia o Júlio Isidro Modelismo mas fechou, agora só procurando embora o preço dos portes sejam desencorajadores.
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Mensagempor Jamaica_PT » 19 fev 2014, 22:05

Já vi que o melhor mesmo é comprar tudo em chapas e andar a cortar as medidas... Já me apercebi tb o facto de ir cortar todas as peças no final vai dar origem a andar a "encher" forlgas daqui e limar dali pa caber.. enfim..

Vamos ver, só espero que o resultado final seja minimamente satisfatório e que acima de tudo voe... :D Será o factor principal para que depois se continue com mais construções...

Obrigado pela resposta..

Cumprimentos
Jamaica_PT

Mensagempor Jamaica_PT » 21 fev 2014, 17:16

Ora mais uma duvida e mais uma ajudinha requerida aqui ao pessoal..

Tenho um amigo meu que conhece um vendedor de madeiras, e lá pedi para perguntar a ver se tinha madeira de balsa.. A resposta foi negativa, mas o senhor sugeriu um contraplacado de choupo como alternativa à balsa... segundo ele é utilizado por aeromodelistas e nautilistas...

A minha duvida agora é, será que este contraplacado é tão leve como a balsa? Serve de substituto? Se não o for é um bom contraplacado para faz os reforços em contraplacados sugeridos nos planos?

Obrigado a todos mais uma vez..
Cumprimentos
Jamaica_PT

Mensagempor Chispas » 23 fev 2014, 00:58

Boas.

A balsa anda pelos 6 a 10 Kg/m3, densidade leve à média pois a pesada ultrapassa os 15K/m3. Para comparação, a esferovite branca anda entre os 10 e os 15K/m3 e a azul pelos 30Kg/m3.
A densidade do contraplacado industrial costuma andar muito acima disso, cerca de 6X. Para reforços o contraplacado serve mas muitas peças usam contraplacado de balsa para poupar peso ou carbono para ter resistência extra, depende muito do tamanho da mesma e esforço a ser aplicado.
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor Jamaica_PT » 23 fev 2014, 18:23

Boas... Pesado e bem mais pesado... Se a informação que pesquisei tiver correcta o contraplacado de choupo ronda os 400kg/m3...

No meio de tanta informação de contraplacados choquei com diversos tipos/pesos/durezas... O que me pareceu mais utilizado em aeromodelismo para reforço é o contraplacado a que chamam birch... Aconselham este?

Peço desculpas por tantas duvidas mas como é o primeiro as duvidas são muitas, e o pior que poderia acontecer seria partir-se durante o vôo... e tou com medo por que será um modelos com 2.4m de envergadura...

Obrigado mais uma vez...
Jamaica_PT

Mensagempor Chispas » 24 fev 2014, 17:11

Boas.

Não tens de pedir desculpa por perguntar, antes isso que errar por não o fazeres.
Para evitar dissabores, como falas, é usar a madeira e reforços recomendados no plano.
Se falam em birchwood, é de usar similar. É similar ao contraplacado normal mas mais claro pois é de bétula, leve o suficiente mas resistente.
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor Jamaica_PT » 06 mar 2014, 23:29

Boas novamente.

Ora já iniciamos o processo de corte das nervuras das asas, o que se vai revelar um pouco mais moroso que o que pensava... hehehe

Então venho aqui tb para pedir uma opinião a constructores mais experientes uma vez que penso fazer a alteração nos planos. O plano original é feito para ser colado e uma vez que 2.4 metros é um pouco grande, queria fazer umas alterações de modo a poder separar as asas.

Deixo aqui o link dos planos para perceberem o que quero explicar e perceberem melhor.

As nervuras das asas têm 2 templates. Uma dessas nervuras que terão de ser usadas 26. Depois existe um outro tipo de nervura o qual está dividido em duas partes e serão usados 6. Neste ultimo que referi será usada 3 ripas de contraplacado, uma na frente das nervuras, outra no meio e outra no fim que tem o intuito de dar rigidez à zona que sofre mais esforços, a zona de união das duas asas.

A minha ideia seria fazer todas as nervuras iguais, as ripas de contraplacado irem à vida e substituir por um tubo de aluminio, fazendo uma abertura para a passagem do tudo na zona das 6 nervuras que levariam as ripas de contraplacado.

Agora as duvidas são:
- em vez de 3 ripas de contraplacado vou ter todas as tensões nas zonas do tubo, tenho quase a certeza que o tubo resiste mas as nervuras de 3mm de balsa resistirão a toda a tensão nelas concentradas? Não me recordo agora o mono mas penso fazer aquela ligação da asa à fuselagem para ajudar...
- já vi que existem tubos de aluminio à venda, mas uma vez que a asa tem diedro também se podem comprar tubos já com diedro? Ou terei de fazer eu o angulo de diedro no tubo ou em alguma casa de aluminios? Ou fazer a abertura nas nervuras de modo ao angulo de modo a um tubo direito permitir o diedro da asa?

Ora aqui ficam os planos para perceberem melhor o que digo.
https://www.dropbox.com/sh/oylfmdt061e6zmk/Ws5MEaCfF2

Muito obrigado a todos principalmente a quem me tem ajudado neste projecto, o Maiagab e o Chispas.

Cumprimentos
Jamaica_PT

Mensagempor maiagab » 07 mar 2014, 12:16

Jamaica_PT Escreveu:
Agora as duvidas são:
- em vez de 3 ripas de contraplacado vou ter todas as tensões nas zonas do tubo, tenho quase a certeza que o tubo resiste mas as nervuras de 3mm de balsa resistirão a toda a tensão nelas concentradas? Não me recordo agora o mono mas penso fazer aquela ligação da asa à fuselagem para ajudar...

Faz as nervuras que envolvem o tubo em contraplacado de 3mm e se querem asa com diedro o melhor e fazê-lo nas nervuras... ou então sem diedro temos uma no nosso clube com +- 2,5 m
e voa muito bem...
maiagab
Participante frequente

Registado: 24 ago 2010, 00:54

Mensagempor Chispas » 07 mar 2014, 16:31

Boas.

O MaiaGab deu um bom conselho, a ter diedro este pode ser dado pela diferença de alturas nos furos para o tubo nas nervuras.
Já que os reforços vão à vida, nervuras em contraplacado suportam melhor os esforços mas também podes reforçar a ligação entre nervuras com umas mini-longarinas entre elas.
Chispas
Membro do Staff

Próximo

Voltar para Planos para construir

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante