EK2-0704B - Novo Gyro HH da Esky

EK2-0704B - Novo Gyro HH da Esky

Mensagempor ztxnew » 27 fev 2009, 23:51

Na passada quarta-feira tive oportunidade de experimentar este novo gyro.
Não foi um teste completo, porque para além de não ser meu o modelo, o tempo disponibilizado para afinar e testar foi um pouco curto, mas deu bem para tirar as primeiras impressões sobre o aparelho.

Maior e mais robusto que o anterior modelo, este novo gyro já assenta normalmente sobre a bancada do heli, ao invés do seu irmão mais velho que era montado na posição vertical.
Este gyro aparece com dois potenciómetros. Um para o ganho e o segundo para acerto dos limites de curso do servo de cauda. A inclusão deste potenciómetro é bastante positiva. O acerto dos limites é agora efectuado de uma forma muito mais simples evitando os muitos acertos da posição do servo até á afinação final.
Dispõe também de um LED vermelho que se fixa no modo HH e se apaga em modo normal. O funcionamento do LED é muito idêntico ao do Futaba 401.

Já em voo e conforme acontecia com a primeira versão (A), o gyro segura muito bem a cauda. Neste teste estava bastante vento e deu bem para verificar que a compensação era muito rápida e quase imperceptível o efeito do vento sobre a cauda.

A afinação do ganho do gyro por controlo remoto, ou seja através do rádio, pareceu-me bastante mais eficaz. Contrariamente á anterior versão, este gyro responde ás alterações de ganho proferidas através do rádio de uma forma muito perceptível.

Para mim uma das maiores inovações deste gyro, é o sistema de correcção da deflexão da cauda provocado pela acção da diferença de temperatura ao longo do voo. Com este teste, fiz todos os acertos, com constantes necessidades de ligar e desligar a bateria, para que o gyro assumisse novos valores de ganho após a inicialização, sem nunca ter que voltar a trimar o modelo. Recordo que com o anterior gyro, o trimar a cauda do modelo em cada voo é prática corrente.

A minha conclusão pelo pequeno teste efectuado é de que foi uma aposta ganha por parte da Esky, que não só lançou um novo gyro como ao mesmo tempo retirou o anterior do mercado, abrindo assim a possibilidade de um maior volume de vendas de um único modelo, ao invés de todos os custos de manutenção de dois modelos no mercado com preços diferenciados.
Ganha também o cliente que com a venda massiva pode usufruir de um gyro mais avançado por melhor preço.
Chamo a isto eficácia comercial.
Como referi foi um pequeno teste, mas que permite concluir que o gyro cumpre perfeitamente para voo normal e quem sabe até em sport. Para 3D são outros a testar!

Abraços,
ztxnew
Membro do Staff

Registado: 25 dez 2008, 19:12

Re: EK2-0704B - Novo Gyro HH da Esky

Mensagempor Bruno Carmo » 28 fev 2009, 22:40

Boa report ZTX ;)
Bruno Carmo
Participante ocasional

Registado: 05 fev 2009, 20:59

Voltar para Motores, Acessórios, Partes

Quem está ligado: