Trocar motor brushed por um brushless?

Re: Trocar motor brushed por um brushless?

Mensagempor PedroCruz » 05 dez 2013, 21:58

Boas! Confirma-se a tua explicaçao chispas, de facto o esc aquece bastante!
Vou mesmo comprar umas helices mais pequenas e ate vou comprar uma lipo 2s para ver o q rende mais...
Que crês que seria melhor?
Obrigado!
PedroCruz
Membro com baixo nível de participação

Registado: 06 nov 2013, 16:37

Mensagempor Chispas » 06 dez 2013, 12:56

Boas.

Não encontrei esse motor no eCalc, se calhar estou a usar um diferente:
http://www.ecalc.ch/motorcalc.htm
De qualquer dos modos, a corrente máxima para o 2838-2800 é de 22A e o teu variador dá para 25 a 30A, logo algo teria de estar mal nessa zona como pudeste constatar.

Se o modelo pesa 800g em vazio claro que com 3S tens mais potência mas terias de usar um motor outrunner com menos Kv, à volta das 1100/1250 para conseguires tirar o melhor partido da combinação motor/bateria/hélice para o tipo de modelo:
https://www.hobbyking.com/hobbyking/sto ... 200kv.html
Esse motor voa bam com 3S, hélice 7X6 e consumos comedidos.

Com 2S e com o motor/hélice que tens deve ter uma boa performance e não deverás ter problemas de excesso de velocidade para o modelo:
PedroCruz Escreveu: ... 100% o aviao nao tem estrutura para aguentar os 100%, o aviao parece uma bailarina a dançar em cima de vidros partidos. Da pena so de ver...

Claro que um hélice retráctil dos bons faria diferença, uma CAM da Graupner ou Aeronaut p. ex., mas pelo preço e disponibilidade começam a ser difíceis de encontrar/justificar.

Bons voos.
Chispas
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Mensagempor PedroCruz » 06 dez 2013, 13:34

Boas Chispas!

Pois o meu Esc devia ter mais amperagem n é? Li algures para se deixar uma margem de 20% entre motor e esc, e 20% de margem para um motor 22A = ~26A e calculei que essa Esc fosse suficiente. Bem, tambem boa noticia é q a esc tem protecçao de temperatura! Nada ma para uma esc tao barata... Ontem ainda pus no aviao um helice 6x3 e o Esc pareceu mais linear e menos bruto. Parece que quanto maior a amperagem, menos linearidade do Esc.

Por causa das tosses, apliquei um dissipador pequenino na esc, so para facilitar o arrefecimento. Nao me esta a apetecer ficar sem UBEC no ar. Seria chato. :)

Assim que chegar o meu watt power meter, vejo quantos Amperes estava a consumir.

Obrigado pela ajuda Chispas!
PedroCruz

Mensagempor PedroCruz » 06 dez 2013, 15:57

Aproveitei para fazer mais um voo hoje a hora do almoço, e a brincar a brincar, o dissipador extra no ESC fez uma grande diferença. Durante o voo de 10-12minutos nunca desligou o motor, e o motor estava abaixo de 37°C quando fiquei sem bateria. O esc estava muito mais frio depois de um voo de 12m com dissipador, do que 5m sem dissipador.
Boas noticias!
Agr qd chegar a helice 6x4 e a 5x5 devo ter muito mais margem quanto à intensidade.
Cumprimentos!
PedroCruz

Mensagempor Moraes » 06 dez 2013, 17:01

Afine o end point do canal do acelerador para dar no máximo uns 75%, tente fazer uma curva linear se o rádio permitir, vai ficar logo mais suave e evita sobrecarregar o esc.

ps. eu de qualquer forma não deixava de diminuir o hélice, porque está a dissipar mas está tudo a trabalhar acima do que deveria.

Abcs
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Mensagempor PedroCruz » 06 dez 2013, 18:17

Pois! Não tenho ideias de andar com esta hélice, estou a espera q cheguem as mais pequenas. Infelizmente o meu rádio n é computurizado, será o próximo investimento. Tem de ser com calma :)
Obrigado
PedroCruz

Anterior

Voltar para Motores, Acessórios, Partes

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante