Trocar motor brushed por um brushless?

Trocar motor brushed por um brushless?

Mensagempor PedroCruz » 16 nov 2013, 19:38

Boas,
Comprei há cerca de 1 mes um Piper da NincoAir ( http://www.ninco.com/product.aspx?p=5654&t=14&c=4 ) como primeiro avião, e dps de algumas quedas, ja me sinto à vontade com o aviao e tenho tido sucesso em não o destruir e aterrar em segurança na almofada de ervas... Apercebo-me agora que, como qualquer outro aviao de 130€ RTF, os componentes, especialmente o motor de escovas, são muito fraquinhos... É impensavel eu não ter o throttle no maximo, em qq altura do voo, seja a ganhar altitude como simplesmente, a mante-lo no ar as voltas. À minima perda de potencia, passa simplesmente a ser um planador, logo é inutil tentar manter um voo com a bateria a menos de uns 50%-60%...
Enfim, podia ficar aqui a tarde toda a apontar defeitos, mas o meu objectivo é encontrar soluçoes para este problema. Logo pensei se podia fazer um upgrade ao motor, trocar o 380 brushed por um brushless. Sei q isso implicaria mudar o ESC e as baterias de Nimh para Lipo mas talvez o peso se tornasse um problema...
Um vez que sou mesmo principiante, ainda n percebi bem os tipos de brushless, quais brushless sao equivalentes aos motores 380/400 brushed, e a combinaçao de helices/motor...
Daí vos vir consultar para esta questão, e qualquer outra informação que possam partilhar, cai que nem ginjas aqui deste lado...

Por outro lado tambem penso se valerá a pena fazer upgrade a este aviao, ou simplesmente procurar um mais "a serio" em 2a mão ou algo do genero.

Obrigado
Pedro Cruz
PedroCruz
Membro com baixo nível de participação

Registado: 06 nov 2013, 16:37

Re: Trocar motor brushed por um brushless?

Mensagempor Chispas » 17 nov 2013, 22:58

Boas.

O motor 380 é directo ao hélice ou tem redutora?
Qual o tamanho do hélice? Para evitar que o recomendado seja grande demais e bata no chão.

O motor brushless pode funcionar com bateria NiMH, depende da tensão destas o número de células Lipo que as substituem, se foram 7 bastam Lipos 2S.

Quanto ao upgrade de avião, quando dominares esse por completo e se tornar aborrecido, será altura de o fazer.
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Mensagempor PedroCruz » 18 nov 2013, 03:32

Ola Chispas,
Obrigado pela resposta!

O helice esta ligado directamente ao motor
O helice é 7 polegadas mas n sei qual é o pitch...
Bateria 7cell AAA 8,4v 600mah

Infelizmente hoje fui voar e tive a pior queda de sempre... Aprendi uma grande liçao:
-Oculos escuros... Até pode ser um modelo de senhora ou tamanho palhaço! Aviao partido ao meio é que é vergonhoso...

Aproveito para te perguntar, ja que aparentemente, a actividade dos outros usuarios anda em baixo de forma, se sabes se os kits da hobbyking de avioes tipo trainers electricos e até outros kits tipo escalas em EPO sao porreiros... Estou a ficar muito farto deste aviao principalmente por ser feito em esferovite de qualidade inferior às caixas de esferovite onde vinham os hamburguers da MCdonalds nos anos 90s, e a minima coisa o aviao racha.. Até com uma aterragem bem sucedida...

Cumprimentos!
Pedro Cruz
PedroCruz

Mensagempor Chispas » 18 nov 2013, 17:53

Boas, PedroCruz.

Sendo o motor directo com 7 células NiMH e hélice 7", um como este serve e também para Lipos 2S:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... Motor.html

Quanto aos aviões da HK, alguns são melhores que outros mas são bastante resistentes e fáceis de reparar.
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor PedroCruz » 19 nov 2013, 13:12

Ola chispas, orbigado pela dica!
Tenho andado a tentar fazer uma encomenda na HK mas nao consigo fazer o pagamento, tenho sempre um erro quanto ao codigo postal, o erro diz q tem de ser um valor numerico, e é o que tenho posto.
A ver se resolvem aquilo rapido.

Estive a ver um aviao pequeno, replica de cessna, com 50cm de envergadura na HK, baratinho http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... ouse_.html , so a faltar o comando e bateria. Estava a pensar comprar esse aviao para indoor, uma vez que este piper cub tem de voar algo rapido para indoor. Gostava de ter um q desse para treinar aterragens, o piper so o consigo voar em descampados, acabo sempre por aterrar nas ervas sem rodas.
Podes me dar a tua opiniao? Isto será aviao capaz de cumprir esta funçao?
Outra duvida que tenho é, uma vez que tenho o radio que vinha com o piper, um 2,4GHz, sera q podia comprar um receptor para por no aviao, e usar o mm radio para ambos os avioes? Nao aprendi muito sobre radios ainda, n sei q "tipo" ou "protocolo" é este, tem o crystal com o numero 76, e pelo que procurei na HK, ja n vendem TX e RX com crystais. É qz tudo no protocolo Spectrum onde os TxRx fazem bind. Foi isto que percebi +-

Entretanto este assunto ja descambou um bocado para a seccao de Motores, Acessorios e Partes, peço desculpas!
Obrigado!
PedroCruz

Mensagempor Chispas » 19 nov 2013, 23:18

Boas, PedroCruz.

Esse avião é demasiado pesado para indoor, pelo menos para os ginásios onde costumo voar.

Lê os artigos sobre aviões de indoor e eléctricos e ficarás com uma ideia melhor:
viewtopic.php?f=106&t=322
viewtopic.php?f=20&t=117
Rádios:
viewtopic.php?f=64&t=72

Quanto ao teu rádio, esse n.º 76 costuma ser atribuído a um canal da banda de 35MHz, 35,160MHz.
Ainda há quem venda cristais mas não precisas de comprar mesmo um. Verifica se o cristal diz 35 MHz e poderás comprar bons receptores de frequência sintetizada, sem cristal:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 35Mhz.html
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor PedroCruz » 19 nov 2013, 23:41

Boas, Chipas

Diz 35MHz sim senhor!
Quer dizer q aqueles RX mais baratuscos servirão?

Pois, hoje já vi um vídeo de demonstração do tal cessna, e de facto o voo é muito rápido para indoor, no entanto, os 3D não são mesmo do meu agrado, não acho muita piada... :(
Vou ver os links que postaste assim q chegar a casa!

Muito obrigado pela ajuda! Priceless!!
Abraço
Pedro Cruz!
PedroCruz

Mensagempor PedroCruz » 05 dez 2013, 17:53

@@@@Preciso de ajuda no final do post!@@@@

Voltando ao topico original, acabei por adquirir:
1x #S2838-2800/47117 S2838-2800 Brushless Inrunner (2800kv) (EU Warehouse)
1x #HK-SS30A/30035 Hobbyking SS Series 25-30A ESC (EU warehouse)
1x #Z13003S20C/35802 ZIPPY Flightmax 1300mAh 3S1P 20C (EU warehouse)

Hoje fui testar e eis os resultados:

Motor com helice 7X4:
50% o aviao voa que é um mimo
75% o aviao sobe, sobe de uma maneira que em qq situaçao de risco, um gajo esta logo safo... É como ter vidas infinitas...
100% o aviao nao tem estrutura para aguentar os 100%, o aviao parece uma bailarina a dançar em cima de vidros partidos. Da pena so de ver...

ESC: Tem a sensibilidade identica à de um elefante bebé! Como um tipo escreveu nas reviews, mais parece um interruptor que um regulador.

Bateria: como o espaço que tinha é o espaço de um pack NIMH 8cell formato 4x2, comprei essa 3s 1300mAh. N sei o que dizer da bateria, n percebo nada disto... É bonita (é valido?) ainda assim tive de abrir espaço para caber. O ferro de soldar fez com que esta tarefa fosse realizada em 43segundos +-

Problemas: depois de 5 minutos de voo, a ESC desliga o motor como se a bateria tivesse gasta. Aterro o aviao, depois volto a acelerar e tenho a mesma rotaçao q tinha qd iniciei o voo. Lanço o aviao ao ar e dá para mais 5 minutos, e desliga o motor, isto acontece umas 3 ou 4 vezes ate realmente ficar sem bateria...

A ESC esta programada para LIPO, com o corte a 3volts

Será mesmo por ser uma bateria com pouca amperagem?

Aguardo intervençoes divinas
Cumprimentos
Pedro Cruz
PedroCruz

Mensagempor Chispas » 05 dez 2013, 18:16

Boas, PedroCruz.

Se esperas por uma intervenção divina arranja uma cadeira para te sentares ou vais ficar cansado de esperar :mrgreen:

Um motor com esse KV de 2800, 2800 Rotações/Volt, precisa de um hélice pequeno com Lipo 3S ou hélice igual ao que tens, menor mesmo, com Lipo 2S.
Com um motor com esse Kv e peso parecido vais a este calculador on-line e confirmas o que digo:
http://brantuas.com/ezcalc/dma1.asp
Com o Multiplex BL 480 5D e hélice 7X4 o consumo de corrente dispara para mais de 50 Ampéres, demais para esse tipo de baterias e motor.
Já com baterias 2S o consumo baixa o suficiente para permitir voos de longa duração sem esforçar demais os componentes, cerca de 30A que seriam 20 com hélice 6X4.

Os sintomas que descreves é o de um variador a aquecer ou baterias a descer de tensão e corte de corrente por uma dessas razões.
Já que tens esse material, usa um hélice mais pequeno, 5X4, ou baterias Lipo 2S com o mesmo hélice que tens.
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor PedroCruz » 05 dez 2013, 18:32

Ha ok, obrigado pela dica! Eu por acaso usei o ecalc, e supostamente a melhor helice era mesmo a 7x4. O tamanho 6 dizia sempre q a helice ia "estar em stall(?!?)" ou algo assim do genero, que imagino que seja rotaçao a mais e com isso demasiada turbulencia e com isso perca de "aderencia" (desculpa nao conheço os termos certos, mas acho que percebi a teoria)
Como imagino que seja perigoso para um leigo como eu, fazer estas combinaçoes, so a confiar num calculador na net, decidi encomendar um medidor de voltagem e amperagem, para pelo menos n andar as cegas...

No entanto, reparei q, o motor estava frio na ultima aterragem, a bateria estava algures perto da temperatura do corpo e por acaso n toquei na esc, uma vez q esta dentro da fuselagem.

Outra coisa que reparei foi que, com ou sem helice, a frequencia do som do motor é igual. Pensei q por isso, a helice n esteja a fazer um torque assim tao elevado que subisse a amperagem para fora dos limites... Mas obviamnete alguma coisa n esta certa...
Bem, resta me gastar mais €€€ desta vez em helices :)
PedroCruz

Próximo

Voltar para Motores, Acessórios, Partes

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante