Montagem e alterações no Easy Glider PRO (foto-reportagem)

Partilhem aqui os vossos projectos de motoplanadores, partilhem as vossas fotos, proponham discussão sobre modelos, usem o espaço que é vosso!!!

Re: Montagem e alterações no Easy Glider PRO (foto-reportagem)

Mensagempor Shark » 30 mar 2010, 21:36

Já agora aqui fica um filme de um dos últimos voos que fiz, e o primeiro em que gravei onboard.

Sim sei que tem demasiada asa à frente, mas camera foi metida meio à toa :oops:
Shark
Membro do Staff

Registado: 25 dez 2008, 01:22

Mensagempor ricardo46 » 01 abr 2010, 03:06

Olá a todos.

Depois do ztxnew ter colocado os links do spinner, acessórios e Cam´s para o EasyGlider surgiu-me um problema: Como escolher o material adequado? É que, como nunca tive material deste não sei que medidas escolher.
O Spinner e acessórios: http://www.aircraft-world.com/shopdispl ... -+AERONAUT
As Cam´s: http://www.aircraft-world.com/shopdispl ... -+GRAUPNER
O motor é este: http://www.hobbycity.com/hobbyking/stor ... nner_Motor
Já fiz esta pergunta ao Ztxnew através de uma PM mas presumo que por erro meu não a tenha recebido.
Cumprimentos.
ricardo46
Participante regular

Registado: 11 abr 2009, 00:53

Mensagempor Moraes » 01 abr 2010, 12:11

Oi Ricardo,

Não tem muito o que saber, é fácil: Spinner tem que ter medida de 50mm par ficar perfeito no easy (mas se não arranjares desta e tiveres que ir para um 45 também não fica de todo mal). O Hub (onde prende as pás) tem que acompanhar o spinner. Mas o adaptador de eixo, pelo que vi na descrição do link do motor que colocaste, é de 3mm.

Pronto, precisar de um spinner para pás retrácteis (já com hub) de 50mm e com adaptador para eixos de 3mm.

E pás, pelo que li atrás umas 10x6 ficam bem.

Ps. O Zé Teixeira comentou atrás que usava adaptador de 3.2mm, mas eu estou a falar em adaptador para eixo de 3mm porque é o que está na página da HK, há que esclarecer isto antes de comprar.

Abcs,

JM
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Mensagempor ztxnew » 01 abr 2010, 17:43

Penso que 3mm não tem para os Aeronault. Tem que ser 3,2 ou então procurar outra marca.
O meu com os pontos ficou bem seguro.
Abraço,
ztxnew
Membro do Staff

Registado: 25 dez 2008, 19:12

Mensagempor Moraes » 01 abr 2010, 17:56

Há em 3mm, se o eixo do motor for mesmo 3mm melhor será comprar na medida À justa.

http://www.aircraft-world.com/shopexd.asp?id=3867

Abcs,

JM
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Mensagempor ricardo46 » 02 abr 2010, 04:13

Olá a todos.

Já fiz a encomenda deste material e o modelo já está quase montado, só estou à espera tb do motor da HK. Depois de ver como ele se comporta, então pensarei em por-lhe flaps ou não. Relativamente à montagem a reportagem fotográfica do Morais ajudou bastante.

Cumprs.
ricardo46
Participante regular

Registado: 11 abr 2009, 00:53

Mensagempor xenupy » 10 mar 2011, 12:22

Boas,

Estou a acabar os últimos retoques no meu.

Imagem

Vai ser o meu segundo planador (Se considerarmos o easystar um planador).

Por isso não sei bem se tomei as decisões correctas.

Foi pensado quase exclusivamente para voar com vento e para poder safar caso o deixe cair na encosta.

* Motor turnigy golden 35-36C 1100kv 3s 400+Watts, eixo de 4mm, 105 Gramas
* ESC Hobbyking 40A Blue Series
* helices retracteis 11x8
* Coronas 9g MG, Analogicos para o leme e elevador e digitais para os ailerons
* baterias 3s1p 2200mah (nano-techs de 25-50C)
* Aurora 9 + 7ch rx

Spinner foi uma adaptação de um cessna de 1,9m (tiangsheng cessna 182), tive que o escavar com uma lima das unhas alguns mm para caber tudo lá dentro. Mas parece-me que ficou bem. As helices não recuam totalmente (não batem na fuselagem) ficam a 4 ou 5 mm, não deve ser grave penso eu.

O que me preocupa um pouco é que o eixo do motor é demasiado longo para o adaptador. e ficam alguns mm (como podem ver na foto) entre a fuselagem e o spinner. Estava a pensar em cortar o eixo do motor para que ficasse menos espaço. Ou então meter uma ou duas anilhas entre o motor e o adaptador de plástico onde é aparafusado (motor mount), de modo a afastar e a puxar o motor para trás e diminuir o espaçamento.

Pergunto-me também se este setup é suficiente para puxar os 400w pretendidos do motor.

Em que locais estratégicos devo colocar reforços? na fuselagem nos estabilizadores (horizontal e vertical) e nas asas? Como é que o posso fazer depois de estar montado?

Imagem
xenupy
Participante ocasional

Registado: 16 nov 2010, 12:55

Mensagempor Tommy » 11 mar 2011, 02:12

Viva pessoal,

Estou também em fase inicial de montagem de um EasyGlider Pro. Apesar de ter lido o tópico de uma ponta a outra, gostava de ouvir as vossas opiniões quanto aos seguintes pontos:

Como é meu hábito, tenciono seguir o manual de instruções à risca. Existe algo em que deva ter particular atenção/cuidados na montagem do planador ou que não deva fazer conforme é indicado no manual?

O objectivo não é participar em provas, mas sim iniciação na modalidade, pelo que seleccionei um motor que permita recuperar de situações mais complicadas:

TR 35-36C 1100kv Brushless Outrunner (Eq: AXi 2814)

Model: TR35-36C
Input Voltage : 7.4V~11.1V (2~3S Li-po)
Kv : 1100rpm/V } within 10%
Current capacity : 35A/30s
Dimentions : 35mm X 36mm / 1.38in X 1.41in
Shaft diameter : 4mm / 0.16in
Weight : 106g / 3.74oz
Number of poles/magnets : 14
Recommended model weight : 1000~1900g / 35~67oz
Power equivalent : .25 to .30 IC glow engine
Stator Dimentions: 28x14mm
Power: 400W+

Deverei aplicar as ditas esferas ou não consideram necessário tendo conta o peso do motor? Reparei que as opiniões divergem nesta matéria..

Relativamente às varetas de origem, deverei substituí-las por umas em carbono ou até mesmo complementar as existentes? Deverei igualmente aplicar reforços noutras áreas?

Spinner e hélice, estou totalmente indeciso. O material da MPX não é fiável?

Obtigado! ;-)
Tommy
Participante regular

Registado: 26 abr 2010, 19:08

Mensagempor xenupy » 11 mar 2011, 14:54

Tommy, o meu post (um dia antes do teu) tem mais ou menos as mesmas questões.

Parece que estamos sozinhos nesta luta.

Eu acho que vou comprar umas varetas em carbono e aplicar ao longo das asas.

Vou mudar o motor, neste momento tenho um igual ao teu, mas vou tentar mudar para um pouco mais leve mantendo a mesma potencia.

Comprei o emax 2810, vamos lá ver o que vai dar, optei por este porque pesa menos de 90gramas e tem um eixo de 5mm.

Quanto ao spinner comprei outro também de 50mm

http://www.giantcod.co.uk/50mm-50mm-sha ... 04641.html

Acho que vai ser o suficiente. Quanto em termos de fiabilidade/balanceamento não posso ter a certeza.

Já comprei várias hélices para aplicar. desde 9,5x10, 11x6, 11x8, 12x6 e 12x8

Vou colocar mais informação a medida que vou tendo.

boa sorte com a tua montagem.
xenupy
Participante ocasional

Registado: 16 nov 2010, 12:55

Mensagempor Shark » 11 mar 2011, 16:59

Minha opinião acerca do easyglider é:
Motor o mais leve possível que aguente 250W com por volta de 1000kv para 3s (deve ser motor a rondar 55-65g mas pode haver mais leve) e usar hélices com mais diâmetro que passo, visto que é um modelo que não gosta muito de velocidade (meu tem 750kv com 11x7 como está mais atras). Dessas ditas eu ia para a 11x6 ou a 12x6 (dependendo do que consumiria no motor escolhido), e depois talvez passa-se para a 11x8 ou 12x respectivamente.
Reforços em carbono é mais questão estética que o modelo deixa de vergar tanto as asas em loops e voltas mais apertadas.
Spinner eu uso o da MPX que ainda é o que fica mais bonitinho e leve.
Adição de flaps é algo fácil de fazer e bastante útil.
Quanto mais leve melhor voa, pois não é modelo que penetre bem o ar e adição de peso pouco melhora a penetrabilidade e piora um bom bocado a flutuação.
Shark
Membro do Staff

Registado: 25 dez 2008, 01:22

AnteriorPróximo

Voltar para Motoplanadores eléctricos ou a combustão

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante