Montagem e alterações no Easy Glider PRO (foto-reportagem)

Partilhem aqui os vossos projectos de motoplanadores, partilhem as vossas fotos, proponham discussão sobre modelos, usem o espaço que é vosso!!!

Montagem e alterações no Easy Glider PRO (foto-reportagem)

Mensagempor Moraes » 15 set 2009, 15:54

Foto-reportagem da montagem e alterações à partir da 2ª página - Clique aqui

Amigos,

Alguém já o fez, ou viu documentado em algum lado acções de "emagrecimento" num easyglider?

Tou a propor esta discussão porque com as actuais conversas sobre a alteração do easy para butterfly e o derradeiro reconhecimento das qualidades deste modelo tão simples e modesto (custo) para a utilização em vôo térmico, eu resolvi que vou comprar outro (actualmente tenho dois, um muito velhinho e escavacado e outro de encosta) e montar ele com foco nas provas de 200m.

Já me orientei mentalmente para esquecer o ciano e a cola quente, coisa que muito me custa (sabem que sou cianomaníaco) mas tenho aqui uma cola de contacto foam to foam guardada a uns 5 anos e finalmente vai servir para uma montagem minuciosa, sem os meus comuns excessos.

Também já me convenci que ao contrário do que eu costumo fazer a todos os meus foams, não vou aplicar fita de fibra de vidro nos bordos de ataque e ao longo da fuselagem, nem vou pintar aquilo tudo como é o meu costume (talvez só uns toquezinhos fluorescentes nas pontas das asas para se ver bem quando andar na estratosfera).

Pensei em usar uns servos de 5g para os Flaps e 9g para os ailerons (como devo usar mais os ailerons), acham que é por ai?

E até tenho uns servos muito bons (HPX-F) para deriva e profundidade mas estou em dúvida se os uso ou se meto mesmo uns de 9g (os HPX-F pesam 20g cada). O que acham? Eu não costumo estar com tanta merd* com pesinhos tão pequenos a não ser quando estamos a falar de micro indoor, mas neste caso estou a pensar que de grão em grão a galinha enche o papo..

Tenho aqui parado um motor TGY AerodriveXp SK Series 35-36 1400Kv / 550w que é um bocado muita fruta para o easy e talvez fosse muito bom em 200/KG se eu ficasse dentro da medida, mas em 200m é capaz de não ser bom porque é muito potente e tal e coisa, me punha nos 200m num instante mas depois que o altímetro desligasse os 115g dele não me ajudavam nada a ficar lá em cima (e esta diferença entre as duas "modalidades" é que eu comentava quando começaram a haver mudanças e me diziam que os modelos eram os mesmos) Estou a pensar usar um chinoca que é daqueles azuis, cópias dos hacker, e tenho no meu antigo easy. Pesa 56g, portanto metade do que o outro, e se leva o meu antigo easy para cima, há de levar o novo também. Aquilo eu posso levar o tempo que quiser prar chegar aos 200m, não é? só conta depois que desligar?

Quem montou o Easy novo, ele tem aquelas bolas cromadas para meter na cauda e equilibrar, não é? alguém já montou sem meter nenhuma daquelas? (tou a pensar economizar no peso motor e evitar as bolas, e jogar com o pack mais atrás se for preciso)

E já agora em relação ao pack, será que ando com uns 1800mAh 3s que aqui tenho ou penso em algo ainda menor (teria que mandar vir pois não tenho nada intermédio desocupado, só grandes e muito pequenos)

E finalmente, já um pouco radical mas o que na verdade foi o motivo real de eu criar este tópico e ter desenvolvido estes raciocínios acima, que nem tinha planeado. Acham que é muita maluqueira fazer umas alterações assim tipo o Almeida e costa faz no indoor dele? Para quem nunca viu eu explico, o homem pega nas placas de deprom e com uma coisa qualquer tipo broca craniana, faz uns furos redondos nas placas sem atravessar totalmente, mas a retirar metade da espessura da placa ao longo "do furo", e faz buracos daqueles por todo lado, tem um ar super frágil mas fica leve que se farta...

A maior maluqueira que eu pensei era furar as asas do easy e depois cobrir alguma película muito leve para efeitos aerodinámicos... Mas eu próprio já estou a achar exagero, e se calhar torno o bicho demasiado frágil...

Então por favor comentem, e se tiverem informações sobre melhoramentos nos easys que possam postar aqui a comunidade agradeçe.

Será que vamos criar o supereasy?

E outra que pensei agora, provavelmente será o Super modelo para 200m, por cerca de cento e picos € invés dos 268...

75€ Kit http://www.aerokit.net/store/product_in ... ts_id=1902
13.50€ Motor (2020L) http://www.hobby
5.20€ Variador (18ASS) http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... 15-18A_ESC
14.77€ 6xservos 9g http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... icro_Servo
5.80€ Folding prop com spinner em alumínio http://ww
13.00€ Pack (preço de um de 1550mAh 3s / 30C) http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... ipoly_Pack

À semelhança da simulação que fez o Nelson para o super modelo de 268, consideremos uns 15U$$ de portes (não tou com paciência de esmiuçar, mas acho que até fica menos se o material for às postas de 250g)

E temos 137.27€

Separei porque o Nelson não considerou estes materiais na simulação do super (para estarmos a falar + - das mesmas coisas) Mas também me lembrei de ser preciso umas fichas, fios, colas, receptor...

3.06€ 3 fichas multiplex
3.00€ 4 metros de 22awg (twisted)
5.00€ de colas (as de foam na HK custam 1,5U$$ portanto dá e sobra)
15.00€ Receptor dual sintetizado de 8 canais (se não tivermos) http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... _8Ch_35Mhz

E acho que, temos praticamente tudo pra montar um super modelo para a competição... Espero que esta simulação sirva de incentivo a quem não tinha ainda pensado que afinal com tão pouco dinheiro se consegue montar um modelo super porreiro, sem recorrer à estes conjuntos RTF da tanga que custam caro e têm prestações claramente inferiores ao consagrado EZG.

Epá mas isto da simulação não estava programado, saiu-me sem querer, pelo que peço que comentem como eu tinha proposto acima as alterações de peso e outras que julguem interessantes no EZG.

E aguardem, em breve vou criar o SEZGPDT (SuperEasyGliderPorDoisTostões) e de quebra, vou ganhar umas mangas ao Nelson :mrgreen:
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Re: Retirar peso no Easy Glider

Mensagempor _King_Pin_ » 15 set 2009, 16:30

Servos dos ailerons e flaps é de certo modo ao contrário. O problema não é o quanto são usado mas sim o esforço que fazem e os flaps fazem mais esforço quando são usados.

Quanto ás esferas na cauda uma coisa muito comum em planadores que existem em duas versões, com e sem motor, é ter os servos junto à cauda ou no nariz conforme a versão. Seria interessante colocar os servos da cauda junto à mesma mas lá enfiados dentro. E bastam servos de 9gr, nada de 20gr!

Pack de bateria pode e deve ser de 1000mAh ou até menos... basicamente é usares um pack que fique à justa com os 20C ou mesmo 25C. Nem que precises mudar o pack em prova (ou simplesmente dar-lhe uma achega volta e meia). É o que eu faço.

Os furos nas asas acho que não é muito boa ideia.

A ideia para mim passa mais por trabalhar a fuselagem antes de fechar as duas metades de modo ao pack de bateria ficar no sitio que é preciso e não ser necessário acrescentar nenhum peso ao modelo.
Se o pack ficar atrás do CG até ficas com espaço para meter lastro para quando está vento. Dá jeito no EZ nessas alturas. Ou então usas o Cularis nesses momentos e pronto!

Motor compara essa cópia de hacker com o que o ztxnew usa, não me lembro qual era, mas em peso e desempenho se bem me lembra era em cheio o necessário para chegar em menos de 30s aos 200m.
Com isto fica respondida essa pergunta, tens no máximo 30s para lá chegar a acima e no minimo 15seg (esta parte é para evitar que o meu alex participe) e no máximo 3S que gostava que largassem para eu poder utilizar sistemas de alta tensão e baixa amperagem tipo 9S e 15A que queria experimentar... :roll:

acho que é tudo!
_King_Pin_
Membro do Staff

Registado: 23 dez 2008, 19:46

Mensagempor Shark » 15 set 2009, 16:31

Parabens pelo novo e "grande" modelo Moraes.

Quanto ao peso, deixa as asas em paz que se elas ja vergam bastante intactas com furos devia ser algo lindo de se ver :lol: :lol: .

Quanto aos servos, meu levou tudo com HXT900 e tá bastante bom :P.

Bateria é provavelque inda dê para meter uma 3s 1000mah de 30C sempre poupas mais umas gramas ;)
Para o motor eu apostava em algo com 1000kv e com potencia maxima de perto de 190W e obviamente o menor peso possivel.
Eu apostava num destes dois para o caso de não se ter nenhum

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... 0Kv_/_245W
http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... 0Kv_/_240W

Meu como ja disse tem o big blue wonder que pesa 79g, que é bastante, entao tive de meter as esferas, mas com um motor mais leve é capaz de dar para não meter.

Parece que o King_Pin foi mais rapido '^^
Shark
Membro do Staff

Registado: 25 dez 2008, 01:22

Mensagempor CARLOSDURAES » 15 set 2009, 16:59

Olá!
Independentemente de tudo o que fica para trás dito, o lastro pode ser adicionado directamente com grãos miudos de chumbo de caça na vareta de união das asas, e mais não digo que é para não me meter com CRACKS!
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
PS.: o meu Easyglider anda a fazer 5/6 subidas com 1 pack Rhino de 1050Mha 30 C
Bons voos em segurança
C.Durães
CARLOSDURAES
Participante frequente

Registado: 26 dez 2008, 12:02

Mensagempor Shark » 15 set 2009, 17:06

Moraes, nos 200m tens apenas 30 segundos de motor ou até atingires os 200m. Portanto o melhor é afinar o modelo para demorar cerca de 29 segundos a chegar aos 200m ;) .

E se queres manter o peso em baixo é comprar um spinner em carbono :P.
Shark
Membro do Staff

Mensagempor Moraes » 15 set 2009, 17:32

Boa,

Já resultou, é sempre bom falar... Já mandei vir um aerodrive XP destes http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... oduct=7707 E um packzinho de 1000, eu que estava a pensar entre um de 1250 e um de 1550... era apenas excesso de peso...

Obrigados pelo feedback, e por favor continuem a dar dicas.
Moraes
Fundador

Mensagempor Shark » 15 set 2009, 17:37

Neste tipo de competiçao o melhor é usar tudo mesmo a justa. Pelo que acredito que inda conseguisses baixar mais a bateria '^^, mas isso tambem puxava mais pela bateria e sempre "estragava" um becos mais o material. Portanto 1000mAh parece-se me uma boa opçao.

Ah e com esse motor é provavel que tenhas de usar uma 11x7, que é o que uso, mais o spinner, absurdamente grande, fica equivalente a uma 12x7. Pelo menos com o meu motor, tambem de 750kv, sobe os 200m em perto de 25 ou 26 sec.

Agora com isto tudo tambem tou com vontade de comprar novo motor e bateria para o meu EZG :roll: . Tenho motor de 79grs e uma 3s 1800mah :oops: :oops:
Shark
Membro do Staff

Mensagempor ztxnew » 15 set 2009, 20:32

Essa coisa de retirar peso ao EG é na minha opinião um pau de dois bicos.
Se por um lado a baixa carga alar diminui o rácio de descida do planador, por outro certos perfis com muito baixa carga alar perdem toda a capacidade de penetração.
Foi isso mesmo que aconteceu com os EG's na primeira prova da APSIA deste ano. Com o vento que estava (15 a 20 Km/h ao nível do solo), os modelos simplesmente andavam para trás lá em cima. Consequentemente teria que se aumentar o ângulo de descida para aumentar a velocidade e evitar que estes ficassem bem para trás das nossas costas. A conclusão foi que os EG rapidamente chegavam ao solo porque o seu perfil não têm capacidade de penetração suficiente.

O EG é um modelo muito bom nestas provas desde que o vento seja muito fraco. Sobem bem nas térmicas e são relativamente fáceis de dominar na aterragem, por terem velocidades de perda muito baixas.
Se o vento subir um pouco o peso que se retirou vai ser um inimigo e terá que se lastrar o que aumenta a carga alar, mas não na mesma escala a capacidade de penetração.
Por isso penso que não valerá muito a pena emagrecer demais os EG's.
Abraços,
ztxnew
Membro do Staff

Registado: 25 dez 2008, 19:12

Mensagempor Moraes » 15 set 2009, 20:39

Bem,

Neste caso é melhor eu pedir já um pouquinho do chumbo da carabina do Durães, e no dia da prova já sei o que fazer, se estiver um pouco mais de vento, lastro no CG :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Com esta o Afonso mandou vir easypro um junto comigo!!! E o Marco em princípio também vai mandar vir um, as provas vão estar mais movimentadas em breve :-) (Ainda mais quero eu dizer)

Sabem o que mais, eu agora pensei, se tivesse mandado vir o motor com mais KV podia usar um pack 2s, sempre era um pouquinho menos de peso, não? Mas no meu caso já está, vai com 3s 1000 e o aerodrivexp 750Kv/245w...
Moraes
Fundador

Mensagempor Shark » 15 set 2009, 20:41

Ztxnew, acho que vou ter de discordar contigo no ponto que nessa prova os EZG andavam para tras. Acho que foi nessa prova que foi meu baptismo de voo nestas provas e lembro me de ter ganho a minha manga com um EZG, apesar de ter sido bastante por sorte e não por dextreza.

E vou ter de concordar contigo quanto ao peso pois meu EZG estava a pesar mais de 1kg nessa prova :oops: .
Shark
Membro do Staff

Próximo

Voltar para Motoplanadores eléctricos ou a combustão

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes