Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Partilhem aqui os vossos projectos de motoplanadores, partilhem as vossas fotos, proponham discussão sobre modelos, usem o espaço que é vosso!!!

Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor Shark » 07 set 2009, 21:13

Bem pessoal, para aqueles que inda não meteram carbono no EZG era para avisar que eu ja meti estilo o que vem na foto da revista, mas apenas meti 2 placas por cima e a asa ja não verga. Portanto para quem apenas usa para voo normal ou encosta acho que apenas vale a pena meter 1 por cima e outra por baixo. Eu usei perfis rectangulares de 5x0,5 mme dois por cima chegam bastante. Vou agora fazer a outra asa. Quando as fotos da construçao, não devo meter pois é algo bastante simples.

Desenhas o onde vais meter o carbono, cortas com dremel a profundidade desejada (no meu caso seria 0,5mm), mete se ciano, e aqui eu usei uma fitacola larga para manter a vara no sitio enquanto o ciano seca. É só colar na vara e ir calcando a vara a medida que se cola as fita cola ao lado. Depois é deixar secar e tá pronto a subir outra vez. :D
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Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor Shark » 14 set 2009, 17:24

Bem já experimentei o EZG com flaps e devo dizer... Muita porreiro :o .

Experimentei com ventos de cerca de 13km/h com rajadas a ir até aos 20km/h e quando metia flaps o gajo parava no ar, mas não descia rapidamente com acontecia apenas com travoes. Na encosta com vento absurdo cheguei a ver o modelo a voar de marcha atras, sem descer '^^

Pelo que vi, há duas vantagens principais em meter flaps num EZG.

1º Travoes muito bons sem ter descidas abruptas, obviamente que desce mas com muito mais controlo.

2º Mais controlo de prachamento com travoes ligados, pois os ailerons estao mais longe do fim de curso, pelo que conseguem ter um curso maior, para alem que os flaps tambem ajudam bastante o pranchamento.

Mais para a noite meto uns clipes do bicho a aterrar.

Para concluir penso que compensa adicionar flaps a um EasyGlider
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Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor Nelsongas » 14 set 2009, 18:00

Mas tu queres ver que eu na próxima prova deixo o TANGO em casa??? :lol: :lol:
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Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor Shark » 15 set 2009, 02:25

Mais Info sobre o meu EZG com flaps aqui viewtopic.php?f=8&t=823
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Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor Chispas » 15 set 2009, 08:44

Boas.

Tá visto que o EZG Pro é O Candidato a SUPER modelo por menos de 268€ :mrgreen: :lol:
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Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor Nelsongas » 11 mai 2010, 01:19

Olá a todos :lol:

Mais um modelo a juntar aos "ferraris" a preço de carochas:

AVIA da topmodel

http://www.topmodelcz.cz/index.php?&des ... il&id=4482

Na ultima prova de 200m estve 1 e voo muito bem...

Bons voos
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Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor RcGaivotas » 12 mai 2010, 12:29

Boas tardes a todos,

É com muito gosto que entro para a "familia" RcmPortugal, espero ser um elemento activo deste forum.

Para começar em grande deixo-vos aqui um "doce".

Sim é possível ter um super modelo bem baratinho já que estou a vender o meu Tango com servos por um muito bom preço.

Se houver interessados entrem em contacto estarei ao vosso dispor, penso ainda o utilizar pela ultima vez na prova deste fds.

Ainda não tenho fotos actualizadas desta máquina mas até ao final da semana ponho aqui.

Obrigado a todos & até breve.
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Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor porto007 » 20 ago 2011, 21:40

Boas


já agora faz alguma diferença de ter a cauda em T ou V ?

Vantagens, desvantagens ou não faz diferença ?

Agradecia esclarecimento sobre este assunto.

Obrigado um muito bom thread !

Bem Haja

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Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor Chispas » 23 ago 2011, 11:24

Boas.
porto007 Escreveu: ... já agora faz alguma diferença de ter a cauda em T ou V ?
Vantagens, desvantagens ou não faz diferença ?

Não pretendendo que seja uma resposta definitiva, menos ainda em termos de competição, eis a minha opinião:
As caudas em T, em V ou T invertido, a chamada "normal", têm aspectos que na construção e aterragem as distinguem:
- A cauda em T é a mais pesada de construir. Com grande direccionalidade apenas perde autoridade de profundidade quando sujeita a grandes ângulos de ataque. É sujeita a oscilações verticais, laterais e mesmo horizontais se o modelo roda sobre si próprio e pára de súbito, não aterra direitinho, podendo originar danos no modelo quando tal acontece. Mantém o estabilizador horizontal livre de obstáculos.
- A cauda em V é a mais leve, mais difícil de acertar em termos de movimentos além de que tem a menor direccionalidade embora se mantenha afastada dos obstáculos. Pode sofrer oscilações laterais fortes quando o modelo girar sobre si próprio e parar repentinamente durante a aterragem.
- A cauda tradicional é a mais fácil de construir, mais sólida e fica a meio das outras na questão do peso e direccionalidade. Mais sujeita a colidir com obstáculos na aterragem é a que impões menos esforços importantes ao planador na aterragem.

Espero que ajude.
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Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor João Faria » 23 ago 2011, 22:50

Coexistiu no meu hangar, à uns anos, um ellipse 2T e um 2V. As asas eram rigorosamente iguais excepto na resistencia das mesmas já que uma (T) tinha interior em balsa e a outra é toda em carbono.

O modelo em V foi afinado tal e qual o outro, CG e batimentos. Aparte da grande e era grande diferença que é habituado que estava a ver durante anos uma cauda em T e passar a ver um V não lhe apreciei qualquer diferença no voo. Já estou, contudo, a adivinhar um piloto comercial e aeromodelista que vai expor as caracteristicas de uma e virtudes da outra. Eu nunca consegui ver diferenças de comportamento. Outros terão outro kit de unhas.

Há ,no entanto, grandes diferenças especialmente na hora do aterrar. É que enquanto a fuselagem em T tem de suportar o peso e consequente inercia do estabilizador na de V as derivas só suportam o seu próprio . Neste caso saldou-se por uma vida muito mais longa da fuselagem e respectiva cauda.

No transporte é mais fácil de levar uma fuselagem em T , sem o estabilizador do que uma em V em que as derivas são mais difíceis de retirar.

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