Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Partilhem aqui os vossos projectos de motoplanadores, partilhem as vossas fotos, proponham discussão sobre modelos, usem o espaço que é vosso!!!

Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor jcosta » 27 mar 2009, 08:33

30s * 5,5m/s = 165m

Mas de facto com uma 3S o motor já lá vai, mas o consumo já entra em valores pouco recomendados. O mesmo se passa com o Hyperion G2213-20. Este entra directo no Astra sem estar a colocar um "travão aerodinâmico" à frente, mas também só chega à performance desejada com uma amperagem muito alta.
jcosta
Participante frequente

Registado: 25 dez 2008, 15:35

Mensagempor Chispas » 27 mar 2009, 11:10

Boas.

JCosta, o Motocalc faz previsões bastante acertadas mas na prática... na prática o modelo ganha velocidade na subida.
O motor "solta-se"/ganha rotação à medida que a velocidade do modelo aumenta, ou mesmo logo após um bom lançamento, equilibrando-se esta velocidade num ponto entre a melhor taxa de subida e o ângulo desta de modo a que a resistência aerodinâmcia não aumente. Acima desse ângulo a sustentação diminui, a velocidade também e o modelo pode entrar em perda.

O criador do Motocalc previu isso e na zona onde os números não têm um fundo amarelo, zona de velocidade de perda, a taxa de subida já é de 7m/s o que dá 210m em 30s conforme se pode ver abaixo e não esqueçamos que o Motocalc costuma ser pessimista nos cálculos:
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Mensagempor jcosta » 27 mar 2009, 20:32

Chispas

Devo ser muito "grunho", mas não vejo velocidade de subida, só vejo velocidade do ar, que são duas coisas bem diferentes. Onde vês a velocidade de subida?
jcosta
Participante frequente

Mensagempor Chispas » 28 mar 2009, 00:42

BOas.

JCosta, na última linha das características de potência e comportamento, que começa com Stats, está a vermelho 5,52m/s a 39,4º. Esta deverá ser a razão de súbida inicial e o ângulo da mesma.
Na coluna Airspeed e logo a seguir à zona a amarelo de stall speed o primeiro valor é de 7m/s e encontra-se assinalado a verde rodeado de vermelho.
Claro que esta velocidade do ar é a do modelo e não o do hélice, PSpd, na coluna por baixo da razão de subida e assinalado a laranja rodeado de vermelho, e não deverá ser a velocidade do ar que supostamente é zero.
Razão de subida2.jpg
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor jcosta » 28 mar 2009, 09:26

Sim, mas airspeed não é a velocidade de subida.
Aliás, uma velocidade do ar de 7 m/s representa uma taxa de subida de perto de metade disso, assumindo um angulo de 45 graus.
jcosta
Participante frequente

Mensagempor Chispas » 28 mar 2009, 16:13

Boas.

Tens razão, JCosta.
Um modelo que sobe num ângulo a 45º percorre na subida uma distância superior em 141% a distância horizontal, teorema de Pitágoras, certo? A subida é a hipotenusa, a distância horizontal um dos catetos sendo o outro a altitude. Para uma altitude de 200m temos uma distância de 282m.
Para manter uma velocidade, em relação ao solo, de 7m/s, a subida terá de ser feita a uma velocidade 141% superior, ou seja cerca de 9,8m/s.
Edit: Para percorrer esta distância de 282m em 25s o modelo viajará a uma velocidade de 11m/s.

Recomendaram um motor para o Astra e já aplicado no EasyGlider, duvidaste:
jcosta Escreveu:…ATENÇÃO!!!
O motor recomendado NÃO serve! Segundo o Motocalc o Astra não sobe a mais de 5.24metros por segundo com uma 3S e a 3.66m/s com uma 2S...

Mas usaste o Motocalc para o justificares.

Já aqui postaram os gráficos de subida em que o modelo atingiu 200m em menos de 30s, a uma razão de subida de cerca de 9m/s:
Nelsongas Escreveu:Hoje na encosta da APSIA, esteve-se a testar o altimetro a cortar aos 200m com um EGP com cerca de 900g. Subiu em aproximadamente 22-25s. O que para a prova de 200m está excelente.
Quanto à questão levantada pelo Jcosta, está resolvida. Ou seja, e tal como já me tinha acontecido, Motocalc nem sempre acerta. No meu caso só tive resultados bons com os motores himax.
Ficam aqui os resultados dos voos de hoje:

Imagem……….NG

Agora duvidas de quê?
Dos números do programa que uso há anos para afinar modelos, não numa confiança cega nas previsões mas usando-as para as comparar entre elas e com os resultados práticos.
Dos números? Também eu duvido mas já repeti que o programa é pessimista.

Atão explica-me lá como se eu não percebesse nada disto, e percebo muito pouco, como é que um modelo que atinge 200m em cerca de 22 a 25s(esta conta dá entre 8 e 9m/s) não voa a mais de 7m/s e como relacionas a não-realidade do programa de cálculo com os resultados obtidos nos voos.
E já agora essa:
jcosta Escreveu:Sim, mas airspeed não é a velocidade de subida.
Aliás, uma velocidade do ar de 7 m/s representa uma taxa de subida de perto de metade disso, assumindo um angulo de 45 graus.

Fiquei baralhado.
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor Nelsongas » 28 mar 2009, 21:08

Aqui vai a foto com a montagem num modelo idêntico ao ASTRA:

image001hza.jpg

image002zmq.jpg

image003qlp.jpg

Não consegui virar a foto..

Bons voos e boas térmicas

NG
Edit: Já tá
Chispas
Nelsongas
Participante frequente

Registado: 25 dez 2008, 13:06

Mensagempor Nelsongas » 23 mai 2009, 01:01

Para os resistentes, ou que acham que não têm modelo para participar nas provas dos 200m aqui fica mais uma sugestão:

EASYSTAR!!!

Pois é verdade!!! Basta colocar o novo kit Tuning da Multiplexs e segundo as minhas contas chegará aos 200m em 30 s…. Aqui fica:

http://shop.lindinger.at/product_info.p ... f5fbc45465

(PS: Também pode ser comprado cá… mas não consegui encontrar nenhum link)

Será que consegue ganhar uma manga aos modelos “milionários”??

Estou curioso!!!
Nelsongas
Participante frequente

Mensagempor Nelsongas » 30 ago 2009, 21:41

Olá a todos :lol: :lol:

Julgo que afinal redescobriram que o melhor e mais barato modelo para os 200m é o EASYGLIDER !!!!!

É verdade…. Está tudo na revista “Quiet & Electric Flight” do mês de Agosto que além de falar da fórmula dos 200m fala também no EASYGLIDER.

A conclusão é simples, o modelo é excelente. Para melhorar é só adicionar Flaps e ganhar os 100 pontos de aterragem!!!! :lol:

De facto isto é verdade. Eu que o diga, que já tive um e que voos ele fazia…

Imagem

Imagem
Nelsongas
Participante frequente

Mensagempor Gil » 01 set 2009, 17:49

olá Nelson, estou á espera que o meu EG chegue, e gostei das varas, ainda glooguei um bocado mas não encontrei nenhuma info sobre a alteração que o colin lucas fez!!! sabes onde posso ver isso?

Abraço
Gil
Membro do Staff

Registado: 21 dez 2008, 15:03

AnteriorPróximo

Voltar para Motoplanadores eléctricos ou a combustão

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante