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RcmPortugal.com • Ver Tópico - Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Partilhem aqui os vossos projectos de motoplanadores, partilhem as vossas fotos, proponham discussão sobre modelos, usem o espaço que é vosso!!!

Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor Nelsongas » 16 mar 2009, 23:49

Olá moraes

Eu ainda não sei se vou ou não avançar para um, mas como tenho o Tango e estou muito satisfeito.... Não sei.

No entanto tenho 2 ou 3 amigos que querem encomendar. Se quiseres mesmo diz pois assim podem-se juntar e sempre se poupa no transporte. Mas pelo que li, vi (na net e numa revista que o mestre tinha) e ouvi parece que é um bom modelo, e pelo preço.... Vale a pena.

Já está (ou vem a caminho) um para Portugal. É um aeromodelista da margem sul (no deserto :lol: ) que eu não conheço..

AGORA ATENÇÃO: O Palo, e como ele próprio diz, é um recente reformado Eslovaco. O que significa que trabalha não muito rápido. :D

Agora, amigo Moraes, ter o Bolero ou um Cularis e não aparecer na prova é quenão dá, né? :D

Abraço
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Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor j.costa.f3b » 17 mar 2009, 00:19

Pronto correu bem e estou de folga dia 19, já estou inscrito. 1º voo Pike, 2º voo Easy Glider, etc etc por ai fora.
Objectivo demonstrar que um Easy Glider a 200mts, faz um tempo de voo semelhante a um moldado de 2,5kg, igualmente a 200mts.

Cpts
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Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor vsantos » 18 mar 2009, 00:31

ola nelson
Eu não sei s e vou poder participar
:( :( :(
Uma oliveira com pernas meteu-se á frente do EGpro :cry: :cry:
raios a partam :evil:
a asa que ao montar são em 2 partes ficaram em 4 :oops:
tenho que arranjar umas asas o mais rapido possivel
:cry: :cry:
Bons voos por esse lado
Que por este foi uma lástima de fds
nem vos conto
:? :?
cumps
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Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor Scolpit » 19 mar 2009, 00:08

Há algum topico como este para o melhor setup para o easyglider para 200w/kg ou 200m?
Acho o power pack um bocado caro, na hobbycity sp ficava mais barato. Se souberem combos fixes digam!
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Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor ztxnew » 19 mar 2009, 00:42

Eu uso no EG-Pró o mesmo motor que está ai proposto.
Com um hélice 9x6 faz cerca de 185 W e está "justinho" para os 200W/Kg. Com um 10x6 fica mais rápido na subida mas passa para 220W.
Pode ser usado nos 200 metros qualquer um dos hélices. É uma questão de perceber qual a rapidez com que queres chegar a 200 m de altura :lol:

Quanto ao pack, se eu percebi a tua dúvida, eu usava um mais barato com 3S e 1400 mA da UH. Agora já não tem esse por lá, embora hajam outros também mais pequenos e económicos. Mas mais pequeno que o proposto "e de menos"!!!
Há também a ter em conta nestas provas (200W) que, a não ser que tenhamos varios packs, a capacidade de carga entre mangas pode não compensar a descarga nas subidas, o que nos leva a ter o pack "afanado" nas últimas subidas caso seja de menor capacidade. Isso é mau para os 200W, embora não seja tão importante nos 200m, já que os set-up's deverão na maioria das vezes estar mais folgados para chegar á altitude necessária, e com packs mais gastos dá para lá ir (normalmente).
Este pack faz pouco mais de 4 subidas de 30s com a potência desejada, e para o manter em condição máxima necessita de pelo menos 15 minutos de carga entre mangas, o que por vezes é curto e não favorece a vida do pack dado que não deve ser carregado ainda quente.

São todas estas variáveis que fazem a diferença nas provas de subida e duração. Dai que a busca pelo melhor set-up seja "infinita".

Abraços,
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Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor Scolpit » 19 mar 2009, 20:56

Sim, respondeste! Não sabia que o combo para o astra ou bolero serviam bem para o EGPró. Tks.
Já agora, no topico recomendam helice de 13x7 Quantos Watts isso vai dar? Muito mais que 200, n?
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Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor Nelsongas » 19 mar 2009, 21:24

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Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor ztxnew » 20 mar 2009, 00:57

Nelson,
Penso que a questão do Scolpit é outra.

Scolpit,
A quilo que vês como o hélice recomendado deverá ser para um pack de duas células.
A coisa funciona assim (abreviadamente):
- Um pack 3S tem 12,6 volt. Consequentemente, se o motor for referenciado como 1100 KV, significa que rodará a 1100 x 12.6 o que perfaz 13860 r.p.m. em vazio (sem hélice). Quanto maior for a carga do hélice maior será o atrito que este cria ao motor e então os r.p.m. decrescem. Como o motor está desenhado para atingir a rotação de 13860 r.p.m. naquela voltagem, vai pedir mais corrente ao pack para tentar lá chegar. Na verdade nunca lá chega porque acaba por ocorrer um equilíbrio entre a capacidade de débito do motor e o atrito que o hélice lhe imprime. Mas para ser simples, admitimos que o nosso motor vai atingir 8000 rpm com um hélice 9x6 e nessas condições o impulso do motor será de 800g, com uma corrente de 20 Ampere, por exemplo.
Se agora lhe colocar-mos um pack de duas células a rotação do nosso motor vai decrescer (teoricamente) 33%. Ora, se lhe mantivermos o hélice, vamos ter apenas um impulso de cerca de 530g, uma rotação de cerca de 5000 r.p.m., o que fará o nosso modelo muito mais lento na subida. A potência em electricidade é igual á tensão a multiplicar pela corrente (P=UxI), logo ao baixar o "U", baixamos a potência.
Pela mesma ordem, e para manter a potência necessitamos de aumentar a corrente "I", já que diminuímos "U". A única maneira de o fazer é aumentando o atrito ao motor, colocando um hélice maior e assim obter de novo o impulso desejado de 800g.

Existe também e ainda a hipótese de utilizar motores com redutora (não é o caso do tópico), em que a rotação do motor é reduzida por um jogo de carretos e por isso se utilizam hélices maiores.

Também para melhorar o conhecimento, uma boa parte dos pilotos prefere as baixas rotações e consequentemente hélices de maior diâmetro. Diz-se na prática que o hélice maior cria maior impulso, e isto é verdade, relacionando hélices diferentes a rotações diferentes.
Na realidade existe nos hélices um fenómeno denominado de cavitação que ocorre a partir de determinadas velocidades angulares, e que sem entrar em grandes explicações, cria uma zona de vácuo na face anterior do hélice. Este fenómeno diminui muito o rendimento do hélice em comparação com uma velocidade angular menor onde a cavitação não ocorre. Dai a menor rotação com o objectivo de aumentar a eficiência do conjunto (motor/hélice).
Espero ter ajudado e que tenhas percebido o porquê dos set-up’s. realmente há muitas possibilidades e a melhor afinação poderá melhorar o sucesso nos 200W. Já nos 200m isso não é tão importante já que o que interessa é o modelo subir á altitude pretendida em menos de trinta segundos (mas não muito menos ;) )
Abraços,
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Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor _King_Pin_ » 20 mar 2009, 04:25

Já agora, para easyglider, o Shark colocou um link de um motor que tem um aspecto da tanga e que cabe somente no easyglider á justa por ter um grande diâmetro. Esse motor, dentro dos motores chinocas é simplesmente excelente! Eficiências reais acima de 80%, o que é uma raridade em motores chinocas.
Tópico no RCGroups sobre ele:


Único defeito é o veio do motor ser roscado, o que obriga a meter uma porca ou outra coisa qualquer a servir de batente para o spinner não desatar a enroscar veio fora e acabar por raspar no nariz do planador.

Está aí um bom exemplo em como o aspecto representa Zero na qualidade de um motor :D

Fica a sugestão feita ;)
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Re: Fórmula “200m” – É possível ter um SUPER modelo por 268€ ?!?

Mensagempor ztxnew » 20 mar 2009, 09:41

Tens razão, mas como diz o povo, "os olhos também comem", e para o EG um motor de "campainha" faz com que o spinner fique avançado e o aspecto do "bicho" se degrade muito.

Aparte desse pormenor, há um outro digno de realçe relacionado com esses motores de veio longo roscado, especialmente chinos. É que os veios são feitos com "aço de figueira", e de cada vez que tocam no chão impenam e impossibilitam a utilização.
Eu já desisti destes motores em modelos de motor frontal. Num Esay Star, já me parecem mais utilizaveis.
Nos meus motores, costumo dar um tempra ao veio para evitar tantos empenos. Pelos menos se a pancada for grande partem de uma vez :lol:

Hoje vai dar encosta do PUSIA. Pouco vento mas dá para fazer mão. Vou lá estar. Aparece King.
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