Warning: Use of undefined constant STARGATE - assumed 'STARGATE' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/landin1/public_html/includes/functions_content.php on line 1369
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/session.php on line 1042: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/session.php on line 1042: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/session.php on line 1042: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4821: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4823: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4824: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4825: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
RcmPortugal.com • Ver Tópico - Uma conversão de 200W/kg para 6/4k

Uma conversão de 200W/kg para 6/4k

Partilhem aqui os vossos projectos de motoplanadores, partilhem as vossas fotos, proponham discussão sobre modelos, usem o espaço que é vosso!!!

Uma conversão de 200W/kg para 6/4k

Mensagempor Carlos Bastos » 24 ago 2011, 21:32

Li há dias na revista Aero RCmodel que os espanhóis fizeram uma interessante e inteligente modificação no regulamento de 200W/kg. Nesta fórmula, como o máximo tempo de motor permitido é de 30s, podemos dizer que a máxima energia (deixamos de falar em potência) é de 6000 Joule por kg.
Pois bem. Para simplificar a motorização, baterias e a escolha do hélice o novo regulamento espanhol diz que pode ser utilizado qualquer tipo de motor de baterias ou de hélice. Só que para o voo, o limite de energia é de 6k Joule por kg. E esse limite é obtido através do tempo de voo do modelo, que deixa de ser constante e igual a 30s.
Então, na fase preparatória duma prova é pesado o modelo e medida a potência tal e qual como nos 200W/kg. Depois faz-se uma simples conta que consiste na divisão de 6000 pela potência medida e pelo peso em kg. O resultado é o número de segundos que o motor pode trabalhar e que será controlado pelos cronometristas.
Esta fórmula é designada de 6k e é aplicada a modelos até 2,5m de envergadura. Como todos sabemos, quanto maior é o Número de Reynolds melhor é a prestação aerodinâmica de um modelo (e de um avião!). Para limitar essa maior “performance” dos modelos grandes foi criada a fórmula 4K para os que têm mais de 2,5m de envergadura; ou seja, os grandes ficam limitados a 4000 J/kg.
A partir da página 58 do nº 119 da revista referida vem um extenso artigo sobre estas fórmulas e a reportagem duma competição. Mais informação em http://www.aereamadrid.com.
CB
Avatar do Utilizador
Carlos Bastos
Participante regular
 
Mensagens: 112
Registado: 19 jan 2009, 10:32

Voltar para Motoplanadores eléctricos ou a combustão

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron