orion glider

Partilhem aqui os vossos projectos de motoplanadores, partilhem as vossas fotos, proponham discussão sobre modelos, usem o espaço que é vosso!!!

Re: orion glider

Mensagempor stardemos » 11 set 2011, 01:12

posso passar com o ferro outra vez? aumento um pouco a temperatura?
stardemos
Participante frequente

Registado: 14 nov 2010, 19:33

Mensagempor Chispas » 11 set 2011, 14:09

Boas.

Sim, experimenta passar com o ferro um pouco mais quente.
Não tens um pedaço de filme e de balsa de sobra para testar?
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Mensagempor stardemos » 11 set 2011, 17:03

Tenho, vou testar outra vez..
stardemos
Participante frequente

Mensagempor stardemos » 05 out 2011, 20:50

1º teste de voo... desiluzao completa...o me ego estatelou-se no chao....estou a torcer a orelha como se nao ouve-se amanha...

CG fora do sitio, apesar de ter passado semanas a tentar, 64 g de chumbo, tive de adicionar um calhau no nariz..cortei demasiado :oops: estupido eu?! -claro.. querias que fosse o Pai natal?

helice demasiado pequena, outro erro grave, se o motor andava com uma 10x6 sf, era natural que uma 6x3 nao cria-se vento suficiente, mas arrisquei...nao havia vento suficiente...

resultado:
helice, perdida(saltou, nem apertar bem as coisas...e nao tenho jeito pra pesca :lol: :lol: )

deriva, partida\(not my bad) tem a ver com a west wings e nao comigo, eu nao fiz nada, mas sempre duvidei da mesma, mesmo assim, devia ter reforçado

tela rasgada na asa...

Ego ferido, mas nao morto. :twisted:

tudo se faz e recupera, agora, vou restarar o danificado, e fazer tudo para tirar peso, isto é fazer a bancada de motor 5cm mais para a frente!

para tal, vou usar contraplacado, blind nuts, nuts, parafusos m3...de 5 ou 5.5cm...

Vai voar, nem que a vaca tussa..
stardemos
Participante frequente

Mensagempor PsicoPete » 05 out 2011, 21:00

Bummer!

É esse o espírito... Não desistir!
Onde o testaste?
PsicoPete
Participante regular

Registado: 23 mai 2011, 01:10

Mensagempor stardemos » 05 out 2011, 21:17

corroios, com asfalto areia e ervas...foaram as ervas que me lixaram....

Desistir eu? lool, quando entri no rc, foi com o mini-z, quando todos andavam com awd e 02, eu andava de 01 com "pneus" mais rijos que plastico... não desisti, gastei mais algum num awd, mas mantive os pneus... :lol: :lol:
stardemos
Participante frequente

Mensagempor Chispas » 05 out 2011, 21:49

Boas.

É uma pena pela estreia pouco auspiciosa.
Então o CG não dá para acertar só com reposicionamento do material? Com o motor e bateria na frente deveria ser o suficiente.
A deriva partiu porquê? Não estou a ver os esforços normais do planador a partirem a deriva.
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor stardemos » 05 out 2011, 22:07

a zona de encaixe entre a deriva e o respectivo braço é demasiado fragil, o corte fica a 4 mm do final da deriva...

o problema é a falta de espaço no interios da fuselagem, e o corte execivo que fiz, tentei varias configuraçoes, e nao ouve alteracoes significativas, motor esc e rx no naris e bateria por baixo da asa ou motor esc e bateriano nariz, rx por baixo da asa, nao ha grandes diferenças...

das 2 soluções possiveis de o ver a voar, escolhi sem duvida a mais trabalhosa mas é ai que reside o "gozo" semanal do aeromodelismo, a construção. Ainda pensei refazer a fuzelagem de forma a ser, novamente, apenas um planador, mas assim não "faço vento"...

helice 8x6 folding prop, serve? sera que ganho alguma força?
stardemos
Participante frequente

Mensagempor Chispas » 05 out 2011, 23:23

Boas.

A explicação da quebra da deriva poderá estar no corte da mesma e como já tinha pouco apoio, 4mm é pouco e há que reforçar quando nos parece frágil de mais.

Acerca do motor, entre a 6X4 e a 10X6 há grandes diferenças e a 8X6 fica a meio. O impulso e consumo de correntes são muito diferentes.
Experimenta usar um calculador on-line ou de download:
http://brantuas.com/ezcalc/dma1.asp
http://adamone.rchomepage.com/calc_motor.htm
http://www.drivecalc.de/
www.motocalc.com
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor stardemos » 05 out 2011, 23:38

Segui o conselho, e no primeiro site, diz que desta forma, tem 69.1% de eficiencia 21A, 223W, e 36.6 oz de static thrust(+1kg) fantastico! 5.38 minutos a fundo!

como esta tem apenas 82% de eficiencia ,6A, 68W, 13.5oz(380g). ainda mais fantastico o que 2" na helice podem fazer... 4x mais amperes?? nunca pensaria..

obrigado chispas...
stardemos
Participante frequente

AnteriorPróximo

Voltar para Motoplanadores eléctricos ou a combustão

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes