orion glider

Partilhem aqui os vossos projectos de motoplanadores, partilhem as vossas fotos, proponham discussão sobre modelos, usem o espaço que é vosso!!!

Re: orion glider

Mensagempor stardemos » 12 out 2011, 12:57

apos pensamentos profundo e a leitura completa e correcta das especificações que o Iplacido me deu sobre o motor, chego a conclusao que que me deu o motor me enganou e que eu poderia mesmo telo mandado pra sucata... se utilizar um 8x6 mato-o, no maximo poderei utilizar uma 6.5x4 foldng, esta mesmo no limite e teria 600g de thrust vale a pena ou é preferivel um destes:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oduct=5111
?
stardemos
Participante frequente

Registado: 14 nov 2010, 19:33

Mensagempor Chispas » 12 out 2011, 13:13

Boas.

O planador pesa quanto? 600g? E o motor debita outro tanto de impulso?
Com 1:1 de impulso:peso dá para o aeromodelo subir acima dos 45º de inclinação. Essa situação já tem levado alguns à destruição por inexperiência ou erro do piloto ao comandar um planador que ao ganhar velocidade pode fazer "meia cubana", como se dizia na Red Bull Oporto, e a seguir perder as asas caso não tenha robustez suficiente. Já vi acontecer e é situação a evitar.
Como sou um "velho do Restelo" do tempo em que um planador subir graças a 1/3 do seu peso em impulso já era um grande acontecimento estas relações de impulso:peso fazem-me alguma confusão embora tenha alguns modelos que sobem assim.
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Mensagempor stardemos » 12 out 2011, 13:18

com pedras e chumbo .. 527g de peso, com o cg no sitio, mas com a 6x3 a fazer 380g de impulso não me parece que se mantenha no ar caso não haja vento.
stardemos
Participante frequente

Mensagempor Chispas » 12 out 2011, 13:30

Boas.
stardemos Escreveu:com pedras e chumbo .. 527g de peso, com o cg no sitio, mas com a 6x3 a fazer 380g de impulso não me parece que se mantenha no ar caso não haja vento.
Um aeromodelo não precisa de mais que 1/3 do seu peso em impulso para levantar voo, 50% do peso em impulso já dá uma boa margem extra.
Com 380g de impulso para 527g a relação fica nos 72% o que ainda é superior.
O que fica a faltar é não tentar voar com demasiado vento para o tipo de modelo/carga alar do mesmo e experiência do piloto pois não há relação de impulso que safe uma aterragem com vento a mais.
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor stardemos » 12 out 2011, 14:23

no caso do primeiro voo foi mesmo vento a menos, tanto produzido pela helice como o esterior, de qualque forma, enganei-me 527g e o peso do modelo sem lastros, sendo estes de 91g.

Apesar de ter mais de 1/3 do peso em potencia, o modelo nao voo, talvez devido a algum erro de construçao, ou mesmo falta de vento. o que fez foi planar(como devia) durante alguns metros (4ou 5).
stardemos
Participante frequente

Mensagempor Chispas » 12 out 2011, 16:09

Boas.

StarDemos, sem ver a configuração do planador o mais que faço aqui é conjecturar, um planador desses atirado à mão deveria planar mais de 4 ou 5m.
O mais que posso fazer é oferecer-me para testar o planador conforme está. É questão de combinarmos para um dia com pouco vento e logo te poderei dar opinião ao vivo e a cores 8-)
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor stardemos » 12 out 2011, 16:12

de facto isso seria o melhor, vou ver se o Cg esta no local apropriado para iniciante ou avançados, possivelmente esta para avançados o que faz com que eu nao o consiga ver planar muito tempo.
stardemos
Participante frequente

Mensagempor stardemos » 02 nov 2011, 18:03

Lentamente, lá vai havendo avanços no restauro....

Parece que afinal o motor(zito) se aguenta à bomboca.....
princesa1.jpg
8''x6'' retratil

resta restaurar a cauda e asa e fazer um nariz minimamente agradavel ao olho e do ponto de vista aerodinamico...
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
stardemos
Participante frequente

Anterior

Voltar para Motoplanadores eléctricos ou a combustão

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes