Planador SCORPIO FALCO 2

Partilhem aqui os vossos projectos de motoplanadores, partilhem as vossas fotos, proponham discussão sobre modelos, usem o espaço que é vosso!!!

Planador SCORPIO FALCO 2

Mensagempor io_pt » 27 jun 2011, 15:15

Boas,

Na semana passada entrou no meu hangar um planador Scorpio Falco 2, que me foi oferecido pelo Sr. José Luis, a quem eu deixo aqui desde já um muito obrigado. Alguns de vós devem conhecê-lo do clube de aeromodelismo Vooraso de Amarante, ao qual ele já perteceu. É uma pessoa 5 estrelas e está sempre pronto ajudar quem precisa. O planador foi-me entregue com uma das asas partidas, mas o PiuFeixa já lhe tratou da saúde e ficou como nova (thanks Piu;)). Aqui vão as característica e algumas fotos atuais dele:

CHARACTERISTICS INSTRUCTIONS
Wing span: 1960 mm
Length: 1130 mm
Wing area: 37 dm2
Weight: 1300 g - 1800 g
Wing loading: 40/50 g/dm2
Engine: "600"
Radio: 4/5 channel
Battery: 6/8 cell.

Imagem

Imagem

Aguém conhece este modelo? Já andei na net à procura de mias informações, mas encontro pouca coisa.

O kit de propulsão que vou usar, será o que já tinha prevusto para o Easy Glider que irei comprar. O motor é um NTM 3536 com 1400 Kv e 550W de potencia, em conjunto com um variador de 60A e uma hélice retrátil 9x5. Acho que deve chegar.

!Amandem" para aqui as vossas opiniões.

Abraço,
io_pt
Membro com baixo nível de participação

Registado: 03 nov 2010, 23:35

Re: Planador SCORPIO FALCO 2

Mensagempor Shark » 27 jun 2011, 15:19

550W num EZG?!?! :O

Para o Scorpio parece me bom, mas planadores ficam giros é com bigodes grandes :P.

Já agora isso não dará para meter uns flaps? Ficam mais dóceis, e às vezes até já teem a asa preparada para a alteração, estilo um Sagitta que alterei há uns tempos.
Shark
Membro do Staff

Registado: 25 dez 2008, 01:22

Mensagempor piufeixa » 27 jun 2011, 16:03

Boas Shark, a asa partiu na treceira "costela" a contar da fuselagem, e nao reparei em nenhum tipo de reforço para os flaps... :(
Nao quero que o IO parta ja o modelo, mas quem sabe numa proxima reparação nao se faZ essa alteraçao, para ja nao compensava mexer muito porque so tinha mesmo uma asa partida e de relativa facilidade de reparaçao.

Ja agora, a asa reparada ficou mais pesada 11g (246g contra 257g), aconselham meter lastro na asa original ou nao vale apena?

Abraço, Piu...
piufeixa
Participante frequente

Registado: 04 nov 2010, 11:15

Mensagempor Chispas » 27 jun 2011, 19:18

Boas.

O Falco 2 da Scorpio voa muito bem mas só o vi voar de encosta sem o peso extra do motor e da bateria de propulsão. Acho que com um motor adequado, 300W chegam já que o original com material mais pesado não usava mais de 250W, ficará adequado para voar de planície mas convém poupar no peso, servos e bateria pequenos além do motor.

Quanto ao peso extra da asa reparada, convém que as asas estejam equilibradas ou o modelo tenderá a virar para o lado da asa mais pesada.
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Mensagempor io_pt » 28 jun 2011, 09:21

Chispas Escreveu:Boas.

O Falco 2 da Scorpio voa muito bem mas só o vi voar de encosta sem o peso extra do motor e da bateria de propulsão. Acho que com um motor adequado, 300W chegam já que o original com material mais pesado não usava mais de 250W, ficará adequado para voar de planície mas convém poupar no peso, servos e bateria pequenos além do motor.

Quanto ao peso extra da asa reparada, convém que as asas estejam equilibradas ou o modelo tenderá a virar para o lado da asa mais pesada.

Obrigado desde já a todos pelas opiniões.

Eu queria aproveitar este motor porque já o tenho em casa. Só me falta o variador (turnigy plush 60A), que se encontra esgotado na HK o spinner e a hélice. As baterias que vou usar são umas Turnigy 2200mAh 40C e quanto aos servos estava a pensar nos HTX900 qua também já tenho. Embora tenha a noção que este set era um pouco forte para o EG :D , acho que neste modelo a "coisa" deve ficar mais meiga devido ao seu peso superior. No entanto gostava que o modelo não fosse pachorrento e atingisse uma velocidade interessante. Já agora, qual o tipo de voo deste planador? Rápido, lento, ágil.....

Abraço,
io_pt

Mensagempor Chispas » 28 jun 2011, 17:44

Boas.

io_pt Escreveu:... No entanto gostava que o modelo não fosse pachorrento e atingisse uma velocidade interessante. Já agora, qual o tipo de voo deste planador? Rápido, lento, ágil.....

Abraço,
O Falco é um modelo mediano para quem se quer iniciar no voo de planície ou encosta mas nada que permita grandes velocidades pois a estrutura das asas não o permite.
O que deves pretender e tens material para isso é mais do tipo "hotline", assim de repente eis o Bandit:
Imagem
http://www.fvk.de/Englisch/Bandit.html
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor io_pt » 29 jun 2011, 14:26

O meu objetivo era começar a planar com um EG. Aliás, como já disse atrás este set era para ele. Como surgiu esta oferta, vou começar com este, que acho muito bonito apesar dos anos que tem. Sempre gostei muito de planadores, e este é o meu segundo modelo do género. O 1º foi um Rondone a combustão da Aviomodelli, que parti no 1º voo que fiz com ele. Adoro ver estes "bichinhos" voar, quer pela sua capacidade de planeio, quer em alguns casos pela sua velocidade.

Até ao momento só voei com um trainer, um formosa e mais recentemente um extra 300. Gosto bastante destes 2 últimos, pela sua agilidade e principalmente por estarem a ser uma grande escola neste meu regresso ao aeromodelismo. No entanto também estou a ganhar um certo fascínio pela velocidade, e se tudo correr bem com o falco possivelmente vou investir num hotliner. A ver vamos...

Quando te disseste que o modelo era mediano, referiste mais concretamente a quê? Voa bem? Pelo perfil que a asa tem, notei que a sua velocidade máxima não seria muito elevada.

Outra coisa. Onde posso comprar um spinner 40 x 4 mm com uma hélice 9 x 6 a um preço porreiro? Já vi na HK mas estão esgotados, e cá em Portugal são caros para burro.

Abraço,
io_pt

Mensagempor Chispas » 29 jun 2011, 22:20

Boas.

Sim, o modelo voa bem e em encosta não precisa de muito vento, sendo bastante eficiente e mais rápido que um EG. Já quanto a velocidades a coisa fia mais fino, até porque precisaria de ser mais robusto e ter um perfil mais fino.
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor io_pt » 29 jun 2011, 23:53

Pois. Se há uma coisa da qual eu tenho receio é de partir o planador por excesso de "g's". O rondone que parti foi precisamente numa viragem brusca, e uma das asas partiu pelo encaixe. Foi a 1ª vez que pilotei a máquina. Um amigo meu colocou-o no ar (Melikano de Bragança) passou-me o radio para a mão e como este não tinha exponenciais, quando virei o stick todo para a esquerda parti a asa. Que grande desgosto apanhei nesse dia :( . Por isso, com este vou começar com calma e vamos ver o que vai sair. O Falco permite fazer algum tipo de acrobacia?

Mais uma dúvida. A união das asas é feita por intermédio de uma vara que não veio com o avião. A vara terá de ser de 6mm de diâmetro, mas a minha dúvida prende-se com o material a usar. Alumínio, fibra de vidro ou carbono? Quando a vara entra nas asas, depois são apertados 2 parafusos ( 1 em cada asa) para fazer o travamento da asa por esmagamento da vara. Este esmagamento é o que me está a levar a usar o alumínio, mas por outro a resistência do mesmo deixa-me reticente numa manobra mais brusca. O que acham?

Abraço,
io_pt

Mensagempor Shark » 30 jun 2011, 08:41

usa um tubo de aluminio de 6mm exteriores e 4mm interiores, e por dentro mete carbono de 4mm :P.
Shark
Membro do Staff

Registado: 25 dez 2008, 01:22

Próximo

Voltar para Motoplanadores eléctricos ou a combustão

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante