Novo material para um newbie

Partilhem aqui os vossos projectos de motoplanadores, partilhem as vossas fotos, proponham discussão sobre modelos, usem o espaço que é vosso!!!

Novo material para um newbie

Mensagempor PsicoPete » 29 mai 2011, 19:49

Olá a todos,

como disse no tópico de apresentação estou a dar os primeiros passos no RC a sério. Tenho tido até há pouco tempo um minium da kyosho mas além de se terem avariado os pots, já começava a ficar curto para as minhas aventuras.
Estou neste momento a pensar comprar um novo modelo e como sempre gostei dos planadores e da possibilidade de voar durante grandes períodos com pensei em saltar os trainers e avançar logo para um motoplanador. Ao fim e ao cabo posso considerar o meu minium como trainer.

Pensei em mandar vir um Phoenix 2000 da HK que fica em 55.09€ e juntar-lhe um Turnigy 9X para acompanhar, uma LiPo 3S 20C de 1800mAh, um carregador e está composto o ramalhete.

Planador - Phoenix2-EPO - Phoenix 2000 EPO Composite R/C Glider 55.09€
Tx e Rx - TX-9X-M2 - Turnigy 9X 9Ch Transmitter w/ Module 39.51€
Mariquice - 9X-LCD-BL - Turnigy 9X LCD Backlight Kit - Blue (DIY) 3.67€
Bateria - T1800.3S.20 - Turnigy 1800mAh 3S 20C Lipo Pack 6.98€
Carregador - ECO6 - HobbyKing ECO6 50W 5A Balancer/Charger 13.22€
Fonte de alimentação - PS-6 - 12V 5A 110/240V 50/60Hz Power Supply 7.34€
Isto dá um total já com portes de 180.20€.
Se por acaso tiver o "azar" de ser taxado na alfandega são mais 23% certo? Daria um total de 221.65€

Gostava de saber a vossa opinião em relação ao conjunto escolhido (no geral) e uma opinião em relação a um carregador em que não sendo muito caro (é este o "tema" da compra) faça o serviço.

Gostava ainda de saber se recomendam alguma loja cá em PT que possa ter este material ou similar em que os valores não sejam muito diferentes destes.

Obrigado pela vossa ajuda e paciência.
Editado pela última vez por PsicoPete em 29 mai 2011, 23:26, num total de 1 vez.
PsicoPete
Participante regular

Registado: 23 mai 2011, 01:10

Re: Novo material para um neewbie

Mensagempor Moraes » 29 mai 2011, 21:15

Boas,

Se ficar na alfândega (e quase é certo de ficar devido ao volume da encomenda) pagarás algo mais que o IVA, não é só 23%, é isto mais taxa dos correios, emolumentos, direitos, imposto de selo, e mais uns quantos nomes "bonitos que eles encontram para nos tirar dinheiro, pagarás muito mais do que os 23%.

E acho que não seria uma boa opção, não é que o modelo seja mal, por acaso até voa muito bem, mas o material é mal. Isto na mão de principiante não deve ser a melhor ideia, devias ter ido para o easyglider da multiplex, ai sim terias um modelo a séria, bom de voar e em elapor, virtualmente à prova de choque. E se tivesses buscado um Easyglider por aqui, as chances de a restante encomenda de eletrónica ficar agarrada na alfândega era diminuta.

De onde é o amigo?

ahhh e a opção de "saltar" directo para um motoplanador é válida, há muito boa gente que inicia mesmo por estes, e são tão bons voadores que se uma pessoa tiver tendência para isto, não vejo mesmo grande razão para passar por "rodinhas".

Abcs
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Re: Novo material para um newbie

Mensagempor PsicoPete » 30 mai 2011, 01:36

Obrigado Moraes.

Começando pelo fim eu sou da Amadora.
Já me conseguiste dissuadir de mandar vir alguma coisa da HK se não for da loja da Alemanha e lá não há nada do que queria inicialmente.

Gostei da ideia do Easyglider mas sendo tenrinho na coisa não o encontro à venda por um preço amigável digamos assim nem ARF, só encontro a versão sem servos nem ESC nem motor, o que para mim que quero começar não sei se é a melhor coisa. Além de que o kit do motor e ESC para o bicho é mais que muito caro.

Vi o Phoenix 2000 numa loja espanhola por 125€ + 9€ portes o que me agradou e vi também o Turnigy 9X numa loja Francesa pelo mesmo valor que se encontra na HK mas fiquei desconfiado pois não tenho nenhuma referência dessa loja (http://import-rc-france-modelisme.com). Será que alguém a conhece por aqui?
Ainda assim o Depron é muito pior que o Elapor? Ai o meu neurónio!!!

Além disso pensei também na seguinte opção mandando vir da HK mas DE Warehouse:
HK-Minimoa - Minimoa 2mtr R/C Glider EPO w/ Motor, ESC...
2x T2200.3S.20 - Turnigy 2200mAh 3S 20C Lipo Pack
+ o Tx Turnigy da loja francesa que falei e ficava tudo com um preço de 210€ já com portes e sem alfândega por ser UE.
Era só juntar um carregador+fonte que me aconselhassem até 30 ou 40€ e estava feito por cerca de 250€.
Ok ficava sem flaps que o Phoenix tem mas com as misturas do Tx possivelmente conseguia flaperons ou assim e num avião deste tipo também não deve ser o fim do mundo não ter flaps.

A ideia era não passar muito dos 200 e picos €

E eu que pensava que já tinha tudo escolhido e definido... :P
PsicoPete
Participante regular

Mensagempor Moraes » 30 mai 2011, 10:32

No aeromodelismo tudo o que é RTF normalmente é banha da cobra, pegam em cenas más e vendem mais caro que coisas boas, mas vem tudo montado, um isco para enganar gente ainda "verde".

Tens mesmo que mentalizar em comprar o kit do modelo, e toda electrónica em separado, é assim que se faz.

Algo ARF é sem motor e servos, os RTF é que trazem a porcaria toda, como disse antes normalmente mal e caro.

Ahhh, e também não se compra os kits de motorização da MPX que são caros, compra-se o modelo que é bom, e a electrónica compra-se na HK.

E mandar vir coisas da HK é bom, nós todos mandamos vir, mas em encomendas pequenas para evitar a alfÂndega, e mandamos vir coisas baratas como as electrónicas, os modelos é mais complicado, só mesmo se for algo com uma grande oportunidade ou se estivermos mesmo muito dispostos em adquirir algo mesmo especial e assumirmos que vamos fazer mal negócio em termos de dinheiro com as alfândegas e os portes caros dos modelos...

Sem alongar muito, eu preferia mil vezes ter um EasyGlider PRO a pagar cerca de 90€ (é o preço por aqui em PT e consigo eventualmente até mais barato), e comprar alguns 30 ou 40 em electrónica na HK, ficava com um modelo decente, a um preço interessante.

E pela opções que está a colocar em relação a escolha de modelo, acho que não me fiz entender. O principal factor que devias ter em consideração é a qualidade do material. Estás a ver só o preço e o facto de estar supostamente pronto a voar. meio caminho para deitar tudo ao lixo quando partir o material nas primeiras utilizações.

Tente absorver esta frase: Os modelos em Elapor são infinitamente superiores a qualquer coisa em EPO do chinês.

Abcs
Moraes
Fundador

Mensagempor Pype » 30 mai 2011, 13:01

Boas...
Realmente RTF sai bem mais caro do que comprares o ARTF e colocares a electrónica. Tenho visto modelos em RTF que parecem brinquedos, e a qualidade do material não é nada boa. Os comerciantes muitas vezes também se aproveitam da desculpa do "já vai montado" para venderem a preços mais elevados. Normalmente esses modelos RTF vem com motores de escovas com muito menor desempenho do que um motor Brushless que se pode adquirir na HK a preço da chuva.
Com um EasyGlider PRO ficavas muito mais bem servido. O modelo e muito bom.

Mas como estas a iniciar também devias de ponderar comprar usado. Poupavas uns euritos, e acredita que a sensação de medo de partir o modelo é muito menor.
Comprar usado também tem vantagem, pois encontras modelos muito bons com excelentes motorização, reforçados e também já montados.

Se não me engano estava aqui a venda um EasyGlider PRO no forum .

Abraço
Pype
Forum-Dependente

Registado: 02 nov 2010, 11:43

Mensagempor PsicoPete » 30 mai 2011, 17:38

Mais uma vez obrigado Moraes,
de facto às vezes "fazendo bonecos" é mais fácil de perceber. :)
Já escrevi 100 vezes no quadro: "Os modelos em Elapor são infinitamente superiores a qualquer coisa em EPO do chinês" e já só ando à procura dos 1ºs.
Vi que tens um EG Pro (sem motor) para venda por isso vou mandar MP para falarmos melhor.

Obrigado Pype,
Ok já percebi o esquema da coisa. RTF é para meninos.
para fazer a coisa bem feita é montar tudo de raíz.

Gostei particularmente da ideia de comprar em 2ª mão e já estive a ver o que havia por aqui.

Em relação à loja francesa que falei por acaso ninguém tem nenhuma referência? É que tem lá material como a HK e com valores semelhantes sem o risco da alfândega.

Obrigado a ambos.
PsicoPete
Participante regular

Mensagempor Pype » 30 mai 2011, 19:41

Acho que estas a fazer a coisa acertada em pensares em comprar em segunda mão. há muitos bons aeromodelistas a vender material com muito boa qualidade e preços muito em conta. O modelo do Moraes é de encosta, penso que se tens de fazer uma adaptação para colocar motor.
Quanto a loja nunca mandei de vir la nada. Como é em França não deves pagar taxas porque é um pais da União Europeia. Mas normalmente a malta que quer material semelhante/igual ao da HK costuma comprar neste site: http://www.giantcod.co.uk é em Inglaterra e não se paga taxa e a entrega é rápida. O se não é que a moeda é a Libra. Também podes mandar vir o material da Hk, mas convém ser encomenda pequena para evitar alfandega Tens é de esperar quase um mês pela encomenda.
Pype
Forum-Dependente

Registado: 02 nov 2010, 11:43

Mensagempor Moraes » 30 mai 2011, 21:35

Boas,

Eu não tenho easy pro a venda não, o que tenho é de encosta e só se fosse para adaptar motor, creio que não é uma opção muito aconselhável para ti, é preferível teres um easypro novinho ou mesmo um usado mas na versão motoplanador e não na que eu tenho que é de encosta. Até já adaptei um destes, tenho ainda até hoje e já velhinho como tudo o meu primeiro easy que também era de encosta mas tem motor adaptado no nariz. Já o easypro é muito mais fixe, o motor fica embutido no nariz, num suporte plástico.

Quem tinha também um a venda era o Shark, não sei se já vendeu mas se ainda tiver é caso de aproveitar, ou então arranjar mesmo novo, é um investimento que justifica, se há um modelo que comprado novo o dono não se arrepende do investimento, é o easyglider pro.

Manda MP ao Shark a perguntar se ele ainda tem o easy, e é porreiro porque ele tinha um motor big blue wonder que é barato como tudo, e um doa mais eficientes motores deste nível... Se o comprares com motor, variador, servos, já ficas com o material todo em mão e a preço de ocasião...

Boa sorte e continua a partilhar, como disse antes o pessoal gosta de ajudar.

Abcs,

JM
Moraes
Fundador

Voltar para Motoplanadores eléctricos ou a combustão

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes