Recuperaçao de um Phoenix

Partilhem aqui os vossos projectos de motoplanadores, partilhem as vossas fotos, proponham discussão sobre modelos, usem o espaço que é vosso!!!

Recuperaçao de um Phoenix

Mensagempor piufeixa » 20 jan 2011, 18:13

Boas pessoal, acabei de recuperar um Planador Phoenix, aproveitei transformei-o para Brushless e fiz alerons. ;)

Como estava sem "nariz", tive de fazer um com uma bola-de-natal de esferovite.

Imagem

Imagem

depois de esculpida, o "nariz ate ficou com bom aspecto...

Imagem

Ja com a bancada de madeira e o brushless no sitio...

Imagem

Corte dos servos e alerons...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aspecto final e 1º teste...

Imagem

Imagem

Podem ver um pequeno video no seguinte link.

http://s231.photobucket.com/albums/ee26 ... filme2.mp4

Agora so falta testar em voo... ;)
Editado pela última vez por piufeixa em 21 abr 2011, 14:56, num total de 3 vezes.
piufeixa
Participante frequente

Registado: 04 nov 2010, 11:15

Re: Recuperaçao de um Phoenix

Mensagempor TemDias84 » 21 jan 2011, 15:25

Tá com bom aspecto ;)

Só por curiosidade, é que me deu a sensação de que a hélice estava a rodar no sentido certo,
metida ao contrario, foi o que me pareceu, mas nas fotos na dá pa ver muito bem pode ser só ilusão de óptica.

Abraço.
Boas aterragens :D
Imagem
Açores-ILHA TERCEIRA!! :D
http://www.youtube.com/temdias84 / TemDias!!! http://www.facebook.com/temdias84 =p
TemDias84
Membro do Staff

Registado: 30 mar 2009, 00:20

Mensagempor piufeixa » 21 jan 2011, 17:03

Boas TemDias84... esta a girar no sentido correcto e montada na posiçao correcta, pelo menos segui as instruçoes... mas do material Chines pode-se esperar um pouco de tudo... :lol:

Ja agora, posto aqui mais tres fotos em promenor... deixaste-me com a pulga atras da orelha... :?

Imagem

Imagem

Imagem

Abraço
piufeixa
Participante frequente

Mensagempor io_pt » 21 jan 2011, 19:24

Boas,

O restauro está muito bom, e agora com os ailerons é que vai ser...partir!!! :D :D Para quando está marcado o próximo restauro? :twisted:

O video também está muito bom. Dá para ver que o phoenix está bom e tal, mas agora apareceres tu!? :D

Agora a sério, com esse avião e com essas mod's vais ver que vai ser muito mais fácil voares. Temos de combinar isso para o fim de semana de 29/1, no local do costume. Já agora, se alguém quiser aparecer em Guimarães para uns vôos é só dizer.

Abraço,
io_pt
Membro com baixo nível de participação

Registado: 03 nov 2010, 23:35

Mensagempor Moraes » 21 jan 2011, 19:34

Se for para andar de marcha atrás está bem!

Olhe que este helice tem que ser invertido, não sei se é possível por causa deste spinnerzito, mas assim como está, mesmo que rodes o motor ao contrário (que é possível num brushless é trocar dois fios) mas mesmo assim iria trabalhar com a helice ao contrário a fazer o bordo de fuga de bordo de ataque, não sei se me consigo fazer entender, mas o facto é que está ao contrário, e não pode ser assim.

Abcs
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Mensagempor piufeixa » 21 jan 2011, 20:03

Obrigado Moraes... eu montei tudo como estava no manual de instruçoes... fiz o teste aqui em casa e o modelo tentou descolar do chao na vertical... mas se a helice esta invertida, como é que vou resolver isto? Com uma nova?
piufeixa
Participante frequente

Mensagempor Moraes » 21 jan 2011, 22:13

Existem helices Pusher (empurradoras) mas a malta também monta helices regulares em pushers, desde que se possa inverter o hélice.

Só tens que compreender duas coisas:

1 - O helice tem que mandar vento para trás (isto já tens porque o motor está a trabalhar ao contrário)

2 - O helice tem que rodar com o bordo de ataque (face mais grossa e arredondada do helice) e "atacar" o ar. (e aí é que tens isto ao contrário, tens o modelo a atacar com o bordo de fuga)

Montado errado, ou o modelo andava de marcha atrás, ou então se revertes o motor ele até anda para a frente, mas a atacar com o bordo de fuga produz vibração, barulho, é ineficiente, se voares assim o mais provavel é rebentar o motor com as vibrações, ou ter cortes de variador por estar a gastar muita mais amperagem do que aquela que era suposto, ou até queimar mesmo o enrolamento do motor.

Quando se tem um helice normal com furo de um lado a outro, simplesmente se inverte o helice e a rotação do motor, e um helice regular pode fazer o trabalho pusher, mas como tens este spinnerzito não sei se consegues inverter o helis, isto sai? (o spiner)

P1100951.jpg

P11009512.jpg

Abcs
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Mensagempor Chispas » 21 jan 2011, 22:49

Boas.

Pelas fotos vê-se que o hélice está ao contrário, bem visto, Moraes.
Se não estou enganado esse hélice dá para virar para a frente, do modelo. Tenho hélices similares e o spinner é que impede o hélice de sair. Como o hélice vai estar a empurrar o modelo não terá como sair do motor a não ser que o spinner esteja lasso. Nesse caso é só colar mas vai dar trabalho se quiser trocar o hélice.
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Mensagempor piufeixa » 22 jan 2011, 00:04

Boas pessoal... realmente o helice estava ao contrario... nas instruçoes dizia para montar esta com as letras pra o lado de fora do motor, mas eu (leigo) esqueci-me que o motor estava virado para tras, ou seja, retirei a helice, montei-a ao contrario e o resultado foi realmente supriendente... :D

Com o mesmo teste que tinha feito inicialmente, planador pousado no chao sobre o leme e sobre a profundidade, o "bicho" levantou a pique... :o

Mais uma vez obrigado a todos... se nao fossem voçes, o mais certo era queimar alguma coisa... ;)

Abraços e bons voos...
piufeixa
Participante frequente

Mensagempor TemDias84 » 22 jan 2011, 02:02

Chispas Escreveu:... Pelas fotos vê-se que o hélice está ao contrário, bem visto, Moraes. ...

Fui eu que reparei 1º !! :twisted:

;)
Boas aterragens :D
Imagem
Açores-ILHA TERCEIRA!! :D
http://www.youtube.com/temdias84 / TemDias!!! http://www.facebook.com/temdias84 =p
TemDias84
Membro do Staff

Registado: 30 mar 2009, 00:20

Próximo

Voltar para Motoplanadores eléctricos ou a combustão

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes