Doações para manter o fórum 2012

Devemos criar uma distinção para os doadores?

Sim. Devíamos criar uma distinção simples para todos os que ajudaram.
6
25%
Não. Devíamos manter anonimato dos doadores.
6
25%
Sim, mas com distinções diferentes conforme os valores doados
0
Sem votos
Sim e não, distinções para quem ajudou, e anonimato para quem solicitar
12
50%

Total de votos : 24

Doações para manter o fórum 2012

Mensagempor Moraes » 02 fev 2012, 02:59

Boas amigos,

Penso que muitos devem ter percebido que no final do ano passado / início deste novo ano, tivemos alguns dias fora do ar.

Foi devido a questões de pagamento dos custos relacionados com o hosting do fórum.

Este projecto sempre foi independente, sem vínculos com lojas ou outro tipo de compromissos senão com o aeromodelista. O fórum é feito por aeromodelistas e para os aeromodelistas.

No princípio nós os dois administradores fundadores (o Chaleta e eu) partilhamos o custo de ter isto no ar. Eu pagava o domínio, o Chaleta tinha o fórum "à boleia" num plano de hosting com outras coisas dele. Assim funcionou nos primeiros anos, mas mais tarde, com o crescimento quer da base de dados, quer do tráfego gerado pelo fórum, tornou-se imperativo ter um hosting dedicado ao fórum.

Ainda partilhamos os custos eu e ele num ano, mas nos últimos dois anos, com a vida cada vez mais complicada, expus a situação ao grupo de colaboradores internos do fórum, que na altura decidiu partilhar a despesa apenas entre aquele pequeno grupo na intenção de manter o espírito livre do fórum e não expor a situação a todos users.

No ano seguinte, já o grupo dos "beneméritos" diminuiu, obviamente devido a situação económica, talvez também pelo afastamento de alguns dos habituais frequentadores antigos do staff. As coisas tornaram-se mais complicadas.

Chegamos a decidir criar umas campanhas de webmarketing e trabalhar com o Google Adsense, seria uma forma de levantar algum capital, sem nos comprometer com patrocínios e o que vem de arrasto com este tipo de ajuda. Infelizmente após termos arrecadado uma pequena quantia, o Google baniu a nossa conta, por alegada falta de fiabilidade para os seus clientes. Não podiam garantir que os cliques eram fidedignos e simplesmente confiscaram o dinheiro na conta, devolveram aos anunciantes e ficamos a arder.

No fim deste ano, novamente fizemos "a vaquinha", perguntei internamente quem estaria disposto a ajudar, as pessoas se prontificaram, fechamos um valor, mas infelizmente nem todas as contribuições previstas entraram, pelo que eu atrasei o pagamento e tivemos aquela interrupção no fim do ano que solucionamos a partilhar outra vez eu e o chaleta, o diferencial de custo/angariação.

Para minimizar estas situações no futuro, decidimos internamente criar esta via que permitirá que qualquer user ajude a manter o fórum online, através de pequenas doações. Todos podem usar o módulo que eu instalei e em total segurança, usar o paypal para doar a quantia que bem entenderem.

Criei uma barra de status para iremos acompanhando o progresso da angariação de fundos, agora é ver se o pessoal está disposto a dar uma ajudinha para que a nossa casa tenha a renda paga até ao fim do ano.

Atenção que qualquer valor é bom. Se puder dar um eurito ou dois não é mal, se puder dar mais ainda é melhor. Somos tantos users que se apenas uma parcela de nós doasse algum valor, rapidamente chegávamos ao valor necessário. Claro que se ultrapassarmos o valor, fazemos caixa para o ano seguinte.

O link para a página das doações é este abaixo, posteriormente vou criar um banner para colocar no topo da página principal:

donate.php

Está em estudo a questão de criar, ou não, uma distinção para o pessoal que ajudar. Já agora, criei uma votação para perceber se o pessoal quer que criemos esta "medalha de mérito".

Abraço pessoal, e desde já obrigado!
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Re: Doações para manter o fórum

Mensagempor Moraes » 01 mar 2012, 19:58

Boas pessoal,

Tenho adiado dizer qualquer coisa neste tópico para ver se aparecem mais opiniões na votação.

Só 10 pessoas responderam a questão, mas parece-me que há consenso em relação a criar um estatuto para os "dadores".

Penso que até poderá ser positivo, porque infelizmente não houve grande adesão, só alguns poucos é que dispuseram a ajudar e neste momento estamos com apenas 7% do orçamento.

Vou contactar com as pessoas que doaram a perguntar se consentem ser incluídas num grupo especial, ou se preferem o anonimato.

E vou pensar em soluções para criar interesse na adesão a este grupo, para ver se conseguimos manter o fórum vivo sem precisar pedinchar no final do ano quando estivermos à beira da suspensão.

Abraços e mais uma vez muito obrigado pela generosidade de quem não hesitou em ajudar no primeiro minuto, registei com muito agrado esta generosidade. Para os que ainda pensam ajudar, força, não há propriamente pressa e nem quero de forma alguma estar a pressionar, ainda temos muito tempo.

Abcs,

JM
Moraes
Fundador

Mensagempor Pedro GP » 26 mar 2012, 19:14

Moraes,
Sendo este o meu primeiro contacto directamente para ti, começo por agradecer por toda esta iniciativa do RCMPortugal.

Apesar de novo aqui pelo forum, atrevo-me a mandar uma sugestão: indicar o valor global do orçamento.

Independentemente do que cada um quer dar, dá ou deu, parece-me relevante saber o valor global envolvido.

Isto é, se eu soubesse o valor globar que vocês têm de suportar com esta iniciativa (que deve e tem de continuar) saberia se o vlor que doei (4€, digo sem qualquer pudor) serve para alguma coisa ou não!

Bons voos,
Pedro GP
Pedro GP
Participante regular

Registado: 14 dez 2011, 19:00

Mensagempor Moraes » 26 mar 2012, 21:59

Boas,

Obrigado pela ajuda amigo, é sempre bem vinda e muito válida, como exemplo se apenas uma fracção de nós desse valores como este, estaria facilmente pago.

Já agora para que todos saibam, qualquer contribuição que façam é automaticamente deduzida a comissão do paypal, eles levam 0.35€ + 3,4% do valor da doação. Sinto-me um pouco desiludido ao ve-los levarem estes valores sobre as doações, mas não há alternativa.

Temos que pagar a empresas e pagamos com Paypal, e portanto mesmo quando calha transferir de uma conta corrente bancária para a nossa conta do paypal, pagamos taxa. Dá muito jeito o paypal, mas como tudo na vida, não há almoços gratis infelizmente.

Um pouco por causa deste motivo, a subida do saldo da conta paypal tem sido lenta, o pessoal doa, imaginem, 2€, e a nossa conta recebe 1.58€, se doam 4€, recebemos 3.51€, se doam 5€, recebemos 4.48€...

O custo anual que temos actualmente ronda os 80€ apenas, estamos com uma solução muito barata em função da qualidade e dos requisitos. E este valor chega para o domínio numa empresa, para o alojamento em outra e para as taxas da transferência do paypal.

Como vêem não é nada por ai além, é um valor baixo e que em tempos quando a vida corria normalmente suportávamos sem pedir para quotizarem, mas hoje em dia está complicado e precisamos mesmo da ajuda.

Nas configurações do módulo que gere a barra de doações, estamos com um valor acima do mínimo necessário, na intenção de tentar arrecadar além dos custos obrigatórios que temos que arcar em Setembro e Dezembro, também um cheirito, seja para eventualmente ressarcir aos admins a diferença que tivemos que pagar a mais este ano, na altura do "apagão" quando não havia contribuições suficientes para reactivar a conta, seja para tentar fazer caixa para o próximo ano.

Se eventualmente conseguirmos em um exercício valores que cheguem para pagar mais do que um ano, seria então excelente em termos de tranquilidade pela longevidade do fórum.

E é isto, ficam os pormenores todos desta situação bem claros e expostos, e continuemos com "bola para a frente".

Mais uma vez um muito obrigado às pessoas que já ajudaram, eu não fiz ainda nada no sentido de dar visibilidade para estas pessoas, mas tenho a certeza que isto não é importante para quem doou, portanto mais dia menos dia hei de os contactar a pedir permissão para divulgar, e posteriormente acrescenta-los num grupo específico.

Só não me ocorreu ainda que benefícios podia dar a este grupo para além da visibilidade. Na verdade temos o fórum feito de forma tão aberta e democrática que as permissões são iguais para todos, qualquer coisas que fizesse resultava numa redução de privilégios para "os outros", e esta ideia não me agrada minimamente.

Tenho que inventar algo a mais para dar a esta malta boa, sem tirar nada de ninguém.

Mais uma vez obrigado a todos!

JM
Moraes
Fundador

Mensagempor CARLOSDURAES » 27 mar 2012, 12:01

Olá!
Aqui vai o pode ser uma sugestão, assim: vender a ideia do forum á FPAm(?) não ( para veicular um calendário nacional de eventos não oficiais aberto á comunidade aeromodelistica), mas talvez a outras entidades eventualmente relacionadas, e aos eventuais doadores atribuição de descontos nas aquisições nessas mesmas entidades com validade de xxxx meses ou anos.
Se a sugestão não for nova... paciencia, não passou disso.
Um abraço do
C.Durães
Bons voos em segurança
C.Durães
CARLOSDURAES
Participante frequente

Registado: 26 dez 2008, 12:02

Mensagempor Moraes » 27 mar 2012, 15:07

Oi Durães,

Obrigado pela sugestão!

A FPAM?!?! Nem Pensar!

Nem vou tecer maiores comentários, mas se há algo que não queremos, é qualquer vinculo com a FPAM. Não enquanto forem míopes e maldosos para a modalidade, não enquanto disserem em reuniões oficiais que "o que se fala na internet é para atirar ao lixo".

Em relação a outras entidades, sim seria plausível e seria uma acção de marketing tradicional. Uma sinergia em que nós direccionávamos o nosso público para o negócio deles, o nosso público ganhava um desconto, e nós uma doação...

Mas existem alguns pormenores que invalidam algo neste sentido.

Primeiro não queremos ter comprometimento com qualquer entidades comerciais, queremos manter a todo custo a nossa independência e vocação apenas para o aeromodelista.

Num caso destes, o mais óbvio seria celebrar algum protocolo com empresas de materiais relacionados com a nossa prática, e no fim do dia é quase como aceitar um patrocínio, algo que não queremos de forma alguma. É muito diferente ter uma doação de um amigo aeromodelista que o fez por espontânea vontade, ou ter um negociante que pagou uma quota qualquer e que acha que tem que tirar partido deste investimento... Gera logo situações que queremos evitar, já presenciamos no passado e felizmente desde a criação do nosso fórum conseguimos evitar devido à nossa posição liberal sobre o tema "publicidade" e ao posicionamento indiscutível, ao lado do aeromodelista.

E um outro factor, é que parece-me "forçado" a mais.... Não acredito que os aeromodelistas que frequentam a casa vão doar algo para manter o fórum só por receber um cupão de desconto numa cena qualquer... Mal seria se o fosse. Se a nossa sobrevivência online depender apenas de um rebuçado para quem ajudar a manter a casa, mais vale fechar portas.

Eu tenho a certeza que as coisas se compõem numa nice. No passado recente os membros do staff partilharam custos a repartir entre poucas pessoas, e o fizeram de boa vontade, continuariam a fazer para o ano não fosse adoptarmos esta ideia de receber umas ajudinhas também dos users.

Portanto, ao longo do ano, o pessoal que puder e quiser doa um poucoxinho, e como o dinheiro necessário até é pouco, como não temos mais quaisquer pretensões para além de manter a casa, as coisas vão se compor.

Eu quando falei de inventar algo para dar ao pessoal que quotizou, seria algo interno, algo em termos de funcionalidades do fórum ou alguma outra coisa que não comprometa o fórum com outras entidades, isto é um assunto já muito discutido entre o staff, e não há dúvidas.

De qualquer forma, o simples facto de estarmos a conversar sobre o tema, já me fez surgir aqui umas ideias.

Muito obrigado pela preocupação amigo Durães, tenha a certeza que as tuas atitudes de ajuda imediata e preocupação com a casa são muito apreciadas. Muito obrigado mesmo.

Vou parafrasear uma frase que li por aqui esta semana e achei um piadão: "Caneco, pensava que já não existiam pessoas assim"

No meu caso até sei que a classe aeromodelista são "pessoas assim"... Já mais do que uma ou duas ou três vezes vi o "espirito do aeromodelismo" falar alto.

Abcs

JM
Moraes
Fundador

Mensagempor GhostMaster » 27 mar 2012, 16:01

Não precisam de pagar comissões no Paypal, enviem como presente (gift) e não vão pagar comissões, nem quem paga nem quem recebe, fica a dica. :D
Mais informações sobre multirotores, FPV, cameras, dicas, etc pode ler este blog: http://fpvportugal.com/
GhostMaster
Forum-Dependente

Registado: 01 fev 2012, 06:10

Mensagempor Moraes » 27 mar 2012, 17:59

Epá já tinha respondido que não estava a ver como seria possível, mas a pesquisar melhor percebi que se a pessoa escolher transferência pessoal, e se tiver saldo na conta do paypal até sai grátis. Vou investigar agora se com débito no Cartão de crédito também é possível ou não, e na sequência ver se a questão doação pode se encaixar nesta situação ou não.

Obrigado pela dica.

abcs
Moraes
Fundador

Mensagempor Moraes » 27 mar 2012, 18:06

Já verifiquei, se a pessoa não tiver saldo na conta paypal já tem que pagar tarifa. Aparece um quadrinho para marcar se a própria pessoa deseja pagar a tarifa ou paga o destinatário, mas cobra sempre a tarifa se for buscar ao cartão.

Portanto se alguém tiver saldo na conta do paypal quando for doar, escolha a opção "transferência pessoal" e marque "presente" (gift) que neste caso sai grátis.

Só se tiverem dinheiro na conta do paypal.

Abcs e obg pela dica,

JM
Moraes
Fundador

Mensagempor Bemj » 28 mar 2012, 15:30

:) è mesmo verdade que eu pensava que já não havia pessoas assim, mas como tudo tem uma explicação e minha resume-se a praticar RádioModelismo Automóvel durante 16 anos em que o ambiente é completamente o oposto do pessoal que pratica aeromodelismo.
Quanto às doações para manter este espaço que é bastante agradável e acolhedor vou aguardar para conhecer mais um pouco de como isto funciona. Mas como moderador de um outro forum de rádio modelismo (emodelismo) e reporter de um site de rádio modelismo online (Novasy.net) gosto bastante do que vejo diariamente por aqui.

Continuação de um bom trabalho é o que vos desejo, pois só assim se poderá tirar algum partido de quem queira doar.

Cumprimentos.
Bemj
Participante ocasional

Registado: 22 fev 2012, 01:19

Próximo

Voltar para Comunicados oficiais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes