Estabilidade de voo há 100 anos

Estabilidade de voo há 100 anos

Mensagempor Carlos Bastos » 30 jan 2013, 19:44

:D :D :D Li há dias um pequeno artigo sobre um facto passado há precisamente 100 anos. E como envolve estabilidade de voo das aeronaves achei muita piada.
Um monoplano "canard" construido por um tal Drzewiecki, exibido no Salão de Paris, foi considerado como a melhor aeronave em termos de estabilidade longitudinal.
Era notável, para a época, a capacidade da nave corrigir automáticamente situações de picada ou cabragem. E o autor do projeto referiu que essa estabilidade se devia à calagem entre as asas que atingia 3 graus.
Óbvio, agora, para nós. Se a calagem era 3 graus o CG tinha de ficar mais à frente, aumentando a sua distância ao ponto neutro e proporcionando assim um maior momento estabilizador.
Como em tudo na ciência, e a aeronáutica e o Aeromodelismo não são exceção, o conhecimento da causa das coisas foi sendo obtido e consolidado ao longo do tempo.
Carlos Bastos
Participante regular

Registado: 19 jan 2009, 10:32

Re: Estabilidade de voo há 100 anos

Mensagempor pguim » 08 abr 2013, 22:35

Olá Caro Carlos Bastos,

Deve ser este:
http://flyingmachines.ru/Site2/Crafts/Craft28699.htm

Um abraço,

Paulo Guimarães
pguim
Participante regular

Registado: 28 jan 2009, 13:01

Mensagempor Carlos Bastos » 11 abr 2013, 18:12

:D :D :D Formidável, caro Paulo Guimarães. Não fazia ideia sobre a profícua atividade científica do Sr. Drzewiecki sobre a estabilidade das aeronaves. Gostei muito de ler o artigo. E quantos anónimos ou quase se dedicaram a estes temas e conseguiram, com as suas descobertas e desenvolvimentos científicos, condições físicas para que os nossos aeromodelos tenham comportamentos estáveis e seguros.
Obrigado, PG. É sempre interessante ver um Economista interessar-se por estas coisas com tantos engenheiros que por aí andam.... :mrgreen: :shock: :mrgreen:
Carlos Bastos
Participante regular

Mensagempor pguim » 13 abr 2013, 00:37

Olá Carlos Bastos,

A balança da vocação sempre pendeu para os dois lados. Ando agora metido com o XFLR5 e outras coisas mais.
Mas os pioneiros da aviação sempre me fascinaram. Numa época em que a computação era ainda uma coisas no campo das ideias.

Um abraço.
pguim
Participante regular

Registado: 28 jan 2009, 13:01

Mensagempor Carlos Bastos » 16 abr 2013, 19:57

:D :D :D Pois faz muito bem! O XFLR5 é fascinante e ajuda muito em aspetos não só de aerodinâmica como de estabilidade de voo. E mais que eu não sei!
Sei que um rapaz chamado A. Deperrois pegou no XFOIL do M. Drela e desenhou o XFLR5 de modo a tornar o "software " original "friendly". O XFOIL é intragável, apesar da sua qualidade.
Lamentavelmente o Dr. Deperrois deixou, por razões profissionais, de apoiar o X..... Mas existem uma série de publicações da sua autoria feitas até 2011.
Reparei que o Forum continua ativo, o que permite a continuidade interrompida pelo Deperrois.
Não sei qual o seu estágio de aprendisagem do X.... Mas permita-me a indicação de um artigo muito bom publicado na Radio Control Soaring Digest 2008-02 da autoria de Francesco Meschia (não é o Mexia da EDP!!! :mrgreen: ).
Em tempos naveguei pelo X... Se puder ser útil cá estou, mas por Lisboa.
Um abraço.
Carlos Bastos
Participante regular

Voltar para Assuntos (aeromodelismo) sem local apropriado

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante