O aeromodelismo parou em Portugal?

O aeromodelismo parou em Portugal?

Mensagempor jhsa » 15 mar 2016, 08:21

Oi pessoal, mas o que é que se passa em Portugal? Há semanas que não vejo um único post neste forum. O aeromodelismo morreu? Ou o pessoal deixou-se destas modernices de forums? Fico muito preocupado por não ver ninguém por aqui.

João
jhsa
Participante regular

Registado: 06 jan 2011, 15:07

Re: O aeromodelismo parou em Portugal?

Mensagempor Pedro GP » 18 mar 2016, 00:05

Olá João!

Estava só à espera do teu post!

Vou já meter uns vídeos deste fim‑de‑semana!

Ps- o histórico de posts acumulados neste forum pode ser útil para muitos (para mim foi!). E de vez em quando surgem novos assuntos... Prefiro (mas isso sou eu) elogiar e aproveitar o que tenho do que chorar com o que poderia ter!

Bons voos!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Pedro GP
Participante regular

Registado: 14 dez 2011, 19:00

Mensagempor jhsa » 18 mar 2016, 08:29

Sim é verdade.. mas o mundo do aeromodelismo muda/evolui a uma velocidade alucinante hoje em dia :)
Eu estou por exemplo envolvido em alguns projectos electrónicos para os rádios que usam o firmware open source Ersky9x.

Os forums servem também para debater novas ideias e foi isso que permitiu os firmwares open source estarem onde estão actualmente, ao ponto de influenciarem as grandes marcas. Os pedidos de novas ideias e funções para estes rádios partem de aeromodelistas de verdade e não de engenheiros de bancada.. :)
Gostava de saber se há pessoal a usar por exemplo o rádio 9x com skyboard, Ar9x board, ou a 9xtreme board em Portugal.
Se sim eu poderia partilhar alguns dos meus projectos no forum.
Um deles é por exemplo um RC switch com 4 canais, mas usa só um canal no rádio.
Mas isso seria num tópico creado para o efeito.

João
jhsa
Participante regular

Mensagempor GhostMaster » 28 mar 2016, 16:46

O aeromodelismo mexe mas pouco com aviões/planadores , o que tenho visto agora o pessoal anda mais nos multirotores e fpv.
Mais informações sobre multirotores, FPV, cameras, dicas, etc pode ler este blog: http://fpvportugal.com/
GhostMaster
Forum-Dependente

Registado: 01 fev 2012, 06:10

Mensagempor jhsa » 29 mar 2016, 07:12

Pena ver aeromodelismo tradicional que retrata a aviação real a desaparecer.
Os multirotores são giros mas da maneira que algum pessoal os usa vão acabar por fazer com que o aeromodelismo seja proibido em todo o lado. Veja-se nos Estados Unidos por exemplo, agora é obrigatório registar todos os modelos acima de 250 gramas. Todos os aeromodelos são classificados como drones. Isto é o primeiro passo para irradicar o aeromodelismo por completo.
Antigamente tinha-mos que entrar para um clube e aprendia-mos as regras de segurança, e como nos comportar em relação aos outros aeromodelistas? E a quem estivesse a assistir. Era obrigatório ser federado e ter um seguro. Só se voava em locais próprios para o efeito.
Parece que isso se perdeu?

O pessoal também pensa que por voarem o modelo através de video também já são pilotos :(
Negativo. Par se ser piloto é preciso muito estudo e um conhecimento profundo das regras do ar para que não nos ponhamos a nós ou outros em risco. Não é só ir para o ar sem mais nem menos..
Enfim, modernices... ;) :)

Joâo
jhsa
Participante regular

Mensagempor maiagab » 29 mar 2016, 22:53

jhsa Escreveu:Pena ver aeromodelismo tradicional que retrata a aviação real a desaparecer.
Os multirotores são giros mas da maneira que algum pessoal os usa vão acabar por fazer com que o aeromodelismo seja proibido em todo o lado. Veja-se nos Estados Unidos por exemplo, agora é obrigatório registar todos os modelos acima de 250 gramas. Todos os aeromodelos são classificados como drones. Isto é o primeiro passo para irradicar o aeromodelismo por completo.
Antigamente tinha-mos que entrar para um clube e aprendia-mos as regras de segurança, e como nos comportar em relação aos outros aeromodelistas? E a quem estivesse a assistir. Era obrigatório ser federado e ter um seguro. Só se voava em locais próprios para o efeito.
Parece que isso se perdeu?

O pessoal também pensa que por voarem o modelo através de video também já são pilotos :(
Negativo. Par se ser piloto é preciso muito estudo e um conhecimento profundo das regras do ar para que não nos ponhamos a nós ou outros em risco. Não é só ir para o ar sem mais nem menos..
Enfim, modernices... ;) :)

Joâo

Concordo plenamente, eu já vi mesmo na pista do clube a voarem com drones e helis dentro da zona das boxes :o :o :o ... Enfim!!!!
maiagab
Participante frequente

Registado: 24 ago 2010, 00:54

Mensagempor jhsa » 31 mar 2016, 00:02

Era porreiro que o pessoal respeitasse pelo menos as regras de segurança. Mas acho que isso hoje em dia já não se ensina.
Qualquer dia quando um político qualquer se lembrar de embirrar com o pessoal porque um drone lhe passou à frente do nariz, então apanhamos todos por tabela. Depois nem FPV, nem multirotores, nem aeromodelismo tradicional, nem nada..
Nos EUA já começaram a apanhá-los e processá-los. Parece que quem não cumprir as regras pode até ir dentro.

João
jhsa
Participante regular

Mensagempor Oliveira » 12 mai 2016, 20:56

Pelo menos "aqui" no CMVC a tradição continua a mesma! ;)
Regras, seguro e etc.!! :ugeek:

Os "drones" cumprem as mesmas regras. :mrgreen:
Oliveira
Membro do Staff

Registado: 21 dez 2008, 14:37

Mensagempor jhsa » 13 mai 2016, 02:46

Mai nada :) ;)
Aqui na Alemanha onde vivo querem limitar a altitude maxima para qualquer modelo em 100 metros.
É claro que isso vai acabar com modelos grandes e planadores. O pessoal tá chateado.. Será o fim das competições. Mesmo que se abram excepções para as competições, o pessoal não pode treinar :(

Vamos a ver se o abaixo assinado tem algum efeito.

João
jhsa
Participante regular

Mensagempor Oliveira » 20 jan 2017, 02:28

Pronto, já saiu a legislação (para todos).

http://www.voanaboa.pt/codigo-drone/
Oliveira
Membro do Staff

Registado: 21 dez 2008, 14:37

Voltar para Humor / Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes