Ducted Fan

Partilhem aqui os vossos projectos de aviões à Turbina ou Ducted Fan, partilhem as vossas fotos, proponham discussão sobre modelos, usem o espaço que é vosso!!!

Re: Ducted Fan

Mensagempor _King_Pin_ » 16 jan 2010, 23:19

pois... embora a turbina seja preferível na prática na prática por quem tenha a carteira bemm recheada! :lol:

O avião com Fans que eu gostava de ter então... se levasse turbinas devia ficar bonito devia...
Imagem

Mais um projecto para quando tiver a carteira mais recheada :lol: :lol:
_King_Pin_
Membro do Staff

Registado: 23 dez 2008, 19:46

Mensagempor Chispas » 16 jan 2010, 23:30

Boas.

Este pessoal anda a sonhar ou saiu-lhe o EuroMilhões :lol: :lol: :lol:
Apesar do preço das Lipos, especialmente um conjunto 12S, uma turbina não fica nada barata:
Price: $2,795.00 fora alguns acessórios:
http://www.sitewavesstores5.com/mm5/mer ... t_Code=P70
Esperemos que a HK se interesse pelo assunto :mrgreen:

Um abraço
Chispas
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Mensagempor Oliveira » 16 jan 2010, 23:37

Eu não sei o preço das turbinas, mas tem me chegado ao ouvido que até estão bem mais baratas que esse preço. (mas sou leigo na matéria)
Mas se queremos realismo... :mrgreen: 8-)

O meu sonho é puder andar até ser velhinho na modalidade, agora com este ou aquele modelo é me indiferente. 8-)
Oliveira
Membro do Staff

Registado: 21 dez 2008, 14:37

Mensagempor RJSC » 17 jan 2010, 00:29

Eu não li nem ouvi em lado nenhum 160 Amperes. Quanto aos 12S, isso sim.
No youtube tem lá apenas 12S, 3.7 kW, o que dá 80 e tal Amp.

_king_pin_, tu que andas aqui a insistir na ineficiência, na wikipedia encontrei um texto que seugere o contrário. :?
A ducted fan is a propulsion arrangement whereby a fan, which is a type of propeller, is mounted within a cylindrical shroud or duct. The duct reduces losses in thrust from the tip vortices of the fan, and varying the cross-section of the duct allows the designer to advantageously affect the velocity and pressure of the airflow according to Bernoulli's Principle.

http://en.wikipedia.org/wiki/Ducted_fan

Parece que é até por isso que o jactos comerciais usam motores turbofan (uma ducted fan actuada por uma turbina) e não apenas a turbina simplesmente: para aumentar a eficiência.
RJSC
Participante frequente

Registado: 21 mar 2009, 02:21

Mensagempor _King_Pin_ » 17 jan 2010, 01:22

O facto de o tubo reduzir as perdas nas pontas, não quer dizer que as fans sejam mais eficientes no aeromodelismo. Os jactos comerciais, à velocidade que voam entram na zona em que um hélice normal se borra todo para trabalhar como deve ser... alem disso, o diâmetro dessas fans é bem grande... não se pode comparar uma escala com a outra.

A eficiência de uma fan XPTO, cara como o raio que a parta... resumindo, "state of the art" no aeromodelismo tem uma eficiência de apenas 66-67%.
http://www.schuebeler-jets.com/index.php?option=com_content&task=view&id=102&Itemid=44

Um hélice bem dimensionado ao modelo a que está aplicado, tem eficiências bem superiores.

Visto de outra forma, essa fan, desenhada para desenvolver 10Kg de impulso, tem apenas pás com 5' de diâmetro!!!! Como se pode pedir que pás com 5polegadas desenvolvam 10Kg de impulso e ainda sejam eficientes? Aliás, para gerar 10Kg de impulso precisa de 7kW!! É uma questão de escala.

Toda a gente que usa fans de alto desempenho e que escreve no RCGroups tem completa noção da sua eficiência... tanto que têm aquelas regras de dimensionamento de X Watts/Pound com uns nºs acima das regras usuais para um modelo normal.
Eu próprio, cheguei a começar a desenhar o Beriev em CAD, a procurar fans, preços, variadores, potências para gerar impulso X para diferentes escalas, etc... Quando juntei tudo, até me arrepiei na quantidade de potencia e baterias necessárias para meter um bicho desses de 2m de envergadura a voar bem e com capacidade de levar uns litros de água! :shock: :shock: Ainda por cima, por precisar de bastante potencia, precisa de mais baterias, o que por sua vez puxa por ainda mais potência!! Ia depois ver o necessário para um Canadair fazer o mesmo e basicamente era metade de potencia/baterias.

Daí esse projecto estar completamente parado e colocado a um canto enquanto eu não rechear a carteira... e daí eu ter muito bem noção da eficiência de uma fan no aeromodelismo ;)
_King_Pin_
Membro do Staff

Mensagempor StarRider » 17 jan 2010, 20:10

RJSC Escreveu:Eu não li nem ouvi em lado nenhum 160 Amperes. Quanto aos 12S, isso sim.
No youtube tem lá apenas 12S, 3.7 kW, o que dá 80 e tal Amp.

_king_pin_, tu que andas aqui a insistir na ineficiência, na wikipedia encontrei um texto que seugere o contrário. :?
A ducted fan is a propulsion arrangement whereby a fan, which is a type of propeller, is mounted within a cylindrical shroud or duct. The duct reduces losses in thrust from the tip vortices of the fan, and varying the cross-section of the duct allows the designer to advantageously affect the velocity and pressure of the airflow according to Bernoulli's Principle.

http://en.wikipedia.org/wiki/Ducted_fan

Parece que é até por isso que o jactos comerciais usam motores turbofan (uma ducted fan actuada por uma turbina) e não apenas a turbina simplesmente: para aumentar a eficiência.

Boas,

Um turbofan não é propriamente uma “ducted fan actuada por uma turbina”, mas sim uma turbina coadjuvada pelo
efeito ducted fan, que é algo substancialmente diferente.

Num turbofan o impulso está sempre a cargo da turbina a gás e da expansão dos gases gerados na câmara de combustão
da mesma. Um turbofan usa um conjunto de alhetas extra na admissão de ar (chamada de "ventoinha") para canalizar
algum O2 que passa fora do primeiro conjunto compressor (de baixa pressão), mas esse mesmo O2 é depois em parte
adicionado à combustão e aos gases de escape.

Para todos os efeitos um turbofan é um motor a reacção (uma evolução do turbojacto), que usa o efeito "ducted fan"
para aumentar o fluxo de ar do compressor de alta pressão e dos gases de exaustão, embora com menor velocidade
(menor temperatura), mas a "ventoinha" é sempre uma extensão do compressor de baixa pressão (de entrada).

Na realidade um turbofan tem maior rendimento em aeronaves que usem basicamente velocidades de cruzeiro constantes
sobretudo em altitude, onde os níveis de O2 são menores. Mas em outras condições pode acontecer exactamente o contrário.

Atenção que a Wikipédia pode ser um "pau de dois bicos", nem toda a informação ai existente é 100% fiável.

Mas estamos a comparar rendimentos entre motores turbofan a reacção versus motores a reacção tradicionais.
Uma coisa é usar o efeito ducted fan num sistema a reacção, outra coisa totalmente diferente, em termos de rendimento, é
usar uma ducted fan num sistema em que o impulso resulta da rotação de uma ÚNICA ventoinha gerada por um motor eléctrico.

No caso do EDF Stumax SM110-52 com motor 1915-1Y, o fabricante aponta para valores entre os 4kW e os 4,2 kW com LIPOS
12S, datasheet aqui: http://www.stumaxaircraft.com/asset/SM110-52%20flyer.pdf

Nesse PDF podemos ver que este EDF puxa 6Kg aos 3500W (com um custo superior a 700 USD), não me parece que seja muito
eficiente quando comparado com um BL normal... que puxam entre os 9/11Kg com a mesma potência por menos de 100 USD.

Mas é claro que estamos a comparar alhos com bugalhos, quem usa um EDF com este custo não olha a estes factores, e
provavelmente nem está a pensar em comparações de eficiência... eu pessoalmente não me importava de ter um... mas por
outro lado por 700 USD se calhar, por mais uns euros, antes queria uma turbina a gás ;)

Abraços
Paulo A.
StarRider
Participante regular

Registado: 18 jan 2009, 17:42

Mensagempor RedRod » 19 jan 2010, 17:49

As turbinas em geral são mais eficientes mas apenas para grandes rotações tipo 20K para cima o que as invalida para RC já que a essas rotações os materiais começam a ceder.
outro problema é que é preciso 12s ou coisa do género para essas rotações o que força a utilizar baterias com muito poucos mAh o que é difícil encontrar só mesmo fazendo, os esc's também não estão preparados para isso

por isso é que não se vêm muitos aviões RC com turbina porque não existe muito material disponível para as fazer eficientes.
RedRod
Participante regular

Registado: 04 jun 2009, 16:55

Mensagempor _King_Pin_ » 19 jan 2010, 18:58

Discordo do que dizes,
Não conheço nenhuma fan que trabalhe a menos de 20k rpm a não ser em motor parcial, obvio.
12S para rotações desse género então, discordo profundamente, usa-se alta tensão para se ir buscar a potência sem aumentar ainda mais a corrente. +3kW com baixas tensões daria correntes absurdamente elevadas... até as sei de cor, 3.6kW com 4S 4200mAh tenho 260A no meu Alex F5B! Onde está o variador para trabalhar com isso a continuo em aeromodelismo? Não existe, seria absurdo.
O motor para funcionar com Stumax, por exemplo, tem apenas 700kv, um Neu 1915-1Y. Eu tenho um Neu 1511/1D que tem 5300kv... com 4S trabalha em carga na zona das +60k rpm.
Variadores para 12S, cada vez existem mais. Desde para 30A até para 160A ou mais (acho que a YGE tem para mais).

Os EDF de 70mm normalmente usam umas banais baterias 3 ou 4S de 2200~3300mAh. EDF de 90mm usam 5, 6S, pronto, 8S, conforme os gostos e o kv do motor que se escolha. O que interessa é a potencia que vai lá para dentro.

As EDF's mais eficientes, mais silenciosas e com mais impulso, são curiosamente, menos rotativas e com mais pás.
_King_Pin_
Membro do Staff

Mensagempor jonhiebigodes » 19 jan 2010, 20:53

Bolas para um post que teve parado quase um ano, tá bom tá mexido
jonhiebigodes
Participante regular

Registado: 29 dez 2008, 12:26

Mensagempor Moraes » 19 jan 2010, 22:40

Pois é, gosto de aprender coisas nesta partilha porreira de conhecimentos, este é o tipo de desenvolvimento de tópicos que fico com um orgulho enorme no nosso cantinho.
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

AnteriorPróximo

Voltar para Modelos com Turbina e Ducted Fan

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante