Aos FPV'ers em 35 MHz

Aos FPV'ers em 35 MHz

Mensagempor RJSC » 08 jan 2010, 15:11

Bem, já vi que aqui o pessoal de FPV anda todo com o velhinho sistema de 35 MHz, e nada de sistema de Long-Range em UHF ou similares.

Mas para mim, nas grandes distâncias do FPV é que os 35 MHz têm mais risco. Passo a explicar:

A uns 11 Km em linha recta da pista do meu clube (Asas de Mira) há uma outra pista da LIGAR (Liga dos Amigos do Ar).
Então, quanto mais o modelo se afasta do meu local de voo, mais provável é que sofra um interferência de um rádio na mesma frequência que esteja na outra pista (e isto para não falar no "aeromodelismo itinerante" que vai aparecendo em locais que à partida não esperamos).

Assim que o modelo fizer 6Km vai ficar mais perto do outro rádio, mas muito antes de ficar mais perto do outro vai sofrer grandes interferências.

Acho estranho com é que vocês ainda não tiveram nenhum problema com 35 MHz. É que perto de nós, o nosso sinal é mais forte do que o de quem está longe, mas assim que nos começamos a afastar, a probabilidade de apanhar interferência de alguém de longe é muito maior.
RJSC
Participante frequente

Registado: 21 mar 2009, 02:21

Re: Aos FPV'ers em 35 MHz

Mensagempor Moraes » 08 jan 2010, 23:36

É verdade e certo, por isso temos que ter muita atenção onde voamos, E nada impede de levarmos com o "itinerante", mas também qualquer aeromodelista "normal" está sujeito.

Claro que quem voa longe corre maior risco. Eu já tenho um LRS Easylink em UHF, embora ainda não esteja em uso o tenho, mas mesmo assim, nunca passei de um KM...

Abcs
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Mensagempor RJSC » 09 jan 2010, 01:00

Também é certo que costumas ir para o tal "Vale de Barris" que parece ser longe de tudo e de todos, e assim tens sempre boas hipóteses de voar sem interferência
RJSC
Participante frequente

Mensagempor StarRider » 10 jan 2010, 23:57

.
StarRider
Participante regular

Registado: 18 jan 2009, 17:42

Mensagempor RJSC » 11 jan 2010, 01:34

StarRider Escreveu:.

???
RJSC
Participante frequente

Mensagempor RJSC » 11 jan 2010, 01:50

Eu estive e ver o EasyLink, e afinal, parece que não oferece grandes vantagens sobre usar 35 MHz, uma vez que é um sistema cego, tal como os 35 MHz.

Ou seja, não faz identificação do sinal do emissor, nem salta de canais. Logo, se houver alguém com qualquer coisa na mesma banda, é perda de controlo igualzinha aos 35 MHz.

Notem que os 433 MHz são uma banda que ao contrário dos 35 MHz não é exclusiva para aeromodelismo, qualquer um a pode usar para o fim que quiser, pelo que podemos sofrer de interferência de outras coisas mais variadas que outros aeromodelistas.

As vantagens do easylink serão que o tamanho duma antena de onda completa é comportável num modelo normal e no emissor, e que outros aeromodelistas não usam os 433 MHz, mas temos que ter em atenção que uma grande maioria dos comandos de abertura de portões eléctricos, microfones sem fios, alguns walkie-talkies, etc usam a banda de 433 MHz.
RJSC
Participante frequente

Mensagempor vitor » 12 jan 2010, 14:07

B oas a todos
Essa pareçe a mais a marga ams a real e não so e banda amador mesmo sem inteção pode dar açidente ,bem pareceme que o amigo morais já está com a fuselagem direita gostaria de fazer um teste com o sistema de uhf dele visto que tenho um na mesma frequençia e já o exprimentei ligaloa uma antena de base igual a antena de radio amador e o bicho so com 600mW mete sinal A MAIS DE 50KM claro estamos a falar de antenas impossiveis de usar em fpv pelo menos em rx .
Por isso vejo aqui alguma insegurança e perigo .
CUMPRIMENTOS A TODOS
VITOR
vitor
Membro com baixo nível de participação

Registado: 09 dez 2009, 20:56

Mensagempor Moraes » 12 jan 2010, 14:32

Pois é Vitor, Eu e o SirAlex tomamos o cuidado de pedir em frequÊncias diferentes, falamos um com o outro. Quando vi que tinhas pedido também e que calhou ser a mesma que eu, até me deu um aperto no coração, e por isso num outro tópico, tinha perguntado onde é a zona de residÊncia / Vôo do Vitor, justamente para perceber se corremos ou não perigo um com outro (mas penso que não respondestes, pois não?)

Eu em relação À fuselagem ainda estou mal, dei uma melhorada, mas anteontem me meti no encontro do fórum a bailar de um lado para o outro desde as 6 da matina até as 20H quase, e ontem nem me consegui levantar da cama... Mas hoje já me sinto um pouquinho melhor.

Em relação a testes, é possível e desejável, temos que combinar qq coisa.

Abcs,

JM
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Mensagempor RJSC » 12 jan 2010, 14:41

Pois, os únicos sistemas seguros são aqueles que, como os sistemas de 2.4 GHz modernos, têm identificação do emissor do sinal e saltam de frequência em caso de interferência.
Para sistemas "cegos" em que só se transmite um sinal PPM sem identificação nenhuma, com é o caso do Easylink e provavelmente muitos outros, mais vale usar os 35 MHz, pois é uma banda reservada exclusivamente ao controlo de aeromodelos.
Já nas bandas ISM (como os 433 MHz e 2.4 GHz entre outras) são utilizadas por qualquer tipo de dispositivos, e portanto, a possibilidade de interferência aumenta.
Se o sistema não for capaz de identificar o emissor do sinal, e trocar de canal em caso de interferência, então é tão seguro ou menos seguro que os 35 MHz.

Lista das bandas ISM: http://en.wikipedia.org/wiki/ISM_band
RJSC
Participante frequente

Mensagempor StarRider » 12 jan 2010, 15:37

RJSC Escreveu:
StarRider Escreveu:.

???

Esquece, tinha escrito umas "coisitas"... mas depois achei que era um pouco offtopic.

Tinha a ver com um método de matching (emparelhamento) possível em algumas freqs, mas esse
e um tema que se calhar fica melhor num tópico separado.

Abraços
Paulo A.
StarRider
Participante regular

Registado: 18 jan 2009, 17:42

Próximo

Voltar para Electrónica, Video, Emissão e Recepção

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante