LIGAR FULLSAFE

LIGAR FULLSAFE

Mensagempor JERD » 07 jan 2010, 16:11

amigos

por estes dias irei receber o fullsaafe

no entanto parti do principio que poderei contar acom a vossa ajuda para o ligar ;) :P
ora :
tenho um rx de 7 canais (futaba ) tendo dois canais livres

tenho um hitec de 6 canais entando em acção
um para motor
um para deriva e pan (ligados em y )
um para profundidade
um para airelon esq.
e
um para airelon dir.

perg:
com ligarei o fullsafe ? :?: :?:

como só tenho o amigo Moraes mais perto (e em vila franca de xira niguem mais que eu saiba ) mesmo assim não pretendia estar a incomoda-lo

muito agradecido
JERD
Participante regular

Registado: 31 out 2009, 00:59

Re: LIGAR FULLSAFE

Mensagempor ztxnew » 07 jan 2010, 17:46

Olá!
Penso que não quer dizer "fullsafe", mas sim "failsafe". A primeira quer dizer em "tuga", "completamente seguro" enquanto que a segunda quer dizer "segurança para o caso de falha".
Se estou certo no que assumi ser o aquilo a que se refere no paragrafo anterior, não terá que ligar "nada a lado nenhum". O "failsafe" é uma programação do receptor que em caso de falha de recepção (por falta de sinal de rádio), coloca os servos e também o variador em posições pré definidas.
Na prática, deverá haver no receptor um botão ou algo com que programar o "failsafe" (caso o receptor tenha esta funcionalidade - nem todos tem). Deveremos então colocar as superfícies moveis assim como a potência do motor nas posições que pretendemos que assumam em caso de falha, e dar indicação ao receptor que essa é a posição de "failsafe". Normalmente nos planadores assume-se o modelo estabilizado e dasse-lhe um pouco de deriva para um dos lados. Em caso de perda de sinal, o modelo fica a rodar em círculos, evitando assim que desapareça no horizonte caso não consiguemos recuperar o sinal até que caia. Num avião eu diria que se mantem um pouco de motor com uma também pequena incidência de deriva.

Mas o "failsafe" pode ser um "pau-de-dois-bicos". Se imaginar-mos que temos o modelo com uma das afinações anteriores e perdemos o sinal de rádio em voo invertido, ou a meio de um looping, já para não falar de um oito cubano, ou numa "verilada".....lá se vai.... Dai que quase ninguém usa o fail-safe em voo normal. Apenas ouço falar nisso para FPV, já que se corre muito mais o risco de perder o sinal por excesso de distancia.

Isto é o que sei sobre o tema, e sou de Vila Franca. Faria se não fosse :lol:
Abraço
ztxnew
Membro do Staff

Registado: 25 dez 2008, 19:12

Mensagempor JERD » 07 jan 2010, 19:03

amigo ztxnew

em relação á primeira obs. escrevi mal é isso a que se refere

quanto ao ligar afinal vai requerer mais saber do que pensava
ele sera usado num esystar e em fpv
obg. pela expl.
mais uma a juntar as ja dadas no helli hobyhing II em sua casa

obg

jerd
JERD
Participante regular

Registado: 31 out 2009, 00:59

Mensagempor Moraes » 07 jan 2010, 22:52

É de certeza um failsafe externo, pois nem o rádio do JERD, nem os receptores citados têm esta funcionalidade.

Não é difícil de programar, mas tem que ver o manual, e que se for chinoca do ebay provavelmente não deve trazer, se for da HK, talvez.

No caso de não haver, é por experiência e erro que se chegará lá, não deve mesmo ser difícil.

Agora pergunto: Para que queres failsafe, JERD?

É que o Failsafe em FPV é um grande inimigo, como andamos com interferências dos vários circuitos À bordo do avião, e andamos longe com sinal fraco, tem mais tendencia para o modelo entrar em failsafe, e normalmente é morte do artista.

Só é usado, e aí é interessante o ter, se for para ligar a um ardupilot. para quando o modelo entrar em failsafe ele ligar o ardupilot e o modelo voltar para casa sozinho. Só neste caso é que é interessante.

Abcs
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Re: LIGAR - FailSAFE

Mensagempor JERD » 08 jan 2010, 12:49

amigo Moraes

em primeiro

ja estas bom de saúde ?

o failsafe é da
http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... _Fail-Safe

sou como a galinha ........grão a grão ............. :D