Locais de voo sem seguro?

Re: Locais de voo sem seguro?

Mensagempor Moraes » 29 nov 2011, 14:27

Eu digo contornar a lei??? Onde é que eu disse isto?

Eu o que acho é que a malta tende a confundir com os seguros auto, aliás estás a fazer exactamente esta comparação...

Mas não sei se o seguro de responsabilidade civil contratado para o aeromodelismo tem clausulas deste género, e se tem, não devia ter, porque um modelos pode cair onde bem lhe apetecer, e não vejo qualquer lógica de se tiveres por exemplo o azar de o modelo cair no teu próprio carro, teres que ficar a arder.... Aliás, se és tu que pagas, até devias poder usufruir de algum benefício pelo que pagas... Mas mais uma vez, estamos a entrar na conversa do ponto de vista e do pagar para lhe apalparem o cu.

E é tão ridículo, que se fosse caso de "contornar a lei" como dizes, bastava o modelo já não ser teu, ou em última instância não estar pilotado por ti. Quem é que prova? os modelos felizmente ainda não pagam IUC nem têm livrete (melhor nem dizer em voz alta, senão ainda têm ideias de como arranjar mais um tacho)

Não faz sentido pá.

E agora me pergunto, isto de afirmarem que um gajo fica agarrado é porque relacionam a coisa com um seguro automóvel que não cobre danos próprios? (o que é bem diferente da questão em causa) Ou há de facto alguém que tenha lido alguma clausula que indique que no caso de o modelo criar danos em algo da propriedade do segurado (que também é diferente de danos próprios), o seguro já não vale?

Imagine um hipotético caso em que sais com o teu carro que tem um seguro contra terceiros, por ironia do destino, tens um acidente lá do outro lado da cidade, e vai bater justamente no carro da tua mulher (que também tem seguro)

Tás a me dizer que não tinhas direito a cobertura do sinistro??? Tás errado, podes não ter a reparação do teu carro porque o seguro não cobre danos próprios, mas o seguro do carro "culpado" vai pagar os danos do outro.

É que vocês confundem a questão dos danos próprios com outra. Mesmo que o seguro do aeromodelismo fosse tão mal como o dos carros, podias não ter o modelo pago, mas o arranjo no carro sempre tinhas que o ter...

E ainda é pior, É que está mal contado! Eu já ouvi histórias de que o segurinho da federação pagou até danos próprios, nomeadamente modelos sinistrados...

Claro que as coisas assim é para os amigos, com arranjinhos, porque se fosse para um zé qualquer, era uma nega porque o local não era homologado, ou outra desculpa qualquer...

Eu o que sinto é que por causa desta mentalidade de "venham-me ao sítio que eu não reclamo muito", é que este País está no buraco em que está, e a se afundar cada vez mais. É muita permissividade, vão nas cantigas todas, e mesmo quando não acreditam, sabem que estão a ser comidos à cara podre, não fazem nada, deixam andar, a lamentar que está mal, está mal, ai a crise, ai a crise...

Atenção, não me levem a mal, é um desabafo, é um facto, mas não tem intenção de ofender ninguém.

Abcs
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Mensagempor lplacido » 29 nov 2011, 17:37

ehehh.... ficas inflamado com este assunto da Fpam :lol:
pois é realmente sabemos que de pouco serve o seguro, se pagarmos nós,
mas fazer um seguro sem fazer muita força, para dizer que o aeromodelismo é a principal causa do mesmo e com isso não esteja excluído , não me parece boa ideia, porque ou é ou não é ! na incerteza pagas tu !

o que posso dizer é que sempre que eu acho justo, algum seguro ter de pagar os danos que estão cobertos, e depois de ler o contrato deles e se nada o impedir têm de o pagar, não há como fugir já o fiz ! :mrgreen:
mas dá trabalho ....mas compensa ! :lol:
abç

o resto que tu transpiras é sem dúvida verdade e que queres que te diga mais ..... como diz a tua amiga deputada
tá no ADN Pá !
lplacido
Membro do Staff

Registado: 25 dez 2008, 21:37

Mensagempor Oliveira » 29 nov 2011, 19:21

Cada um sabe de si ó Moraes, mas posso te dizer por exemplo, que um Aeromodelista que conheço tinha acabado de se federar e cortou os dedos de uma mão e quem achas que pagou os curativos e medicamentos?
Esse Aeromodelista me disse: "ainda bem que me federei a tempo, pois só em medicamentos foi uma fortuna e por 35€ ano...!"
O que eu sei, é que também pago 35€ anuais para ser federado e juntamente com essa federação me são atribuidos dois tipos de seguro, um de acidente pessoais e outro de responsabilidade civil e quando precisar logo se verá, pois até à data nada tenho a dizer a não ser bem.
Oliveira
Membro do Staff

Registado: 21 dez 2008, 14:37

Mensagempor Moraes » 30 nov 2011, 10:44

Olibas, o teu amigo devia ter pensado, ou dito: "ainda bem que fiz um seguro a tempo"...

Mas que raios tem que ver uma pessoa ser federada e ter um seguro??? O seguro é uma coisa extra, uma opção que a federação oferece aos federados à pala de pagamento... E neste caso, o facto de andarem a usar o seguro como argumento para obrigar a simples aeromodelistas "domingueiros" a serem atletas federados, e usarem ao longo destes anos todos, este número de "falsos atletas" para conseguirem as verbas governamentais é só mais um exemplo do que que pra ali anda a ser feito.

Eu por exemplo não sou federado a anos, mas o meu clube também oferece aos associados um seguro de responsabilidade civil e mais o seguro de acidentes pessoais, na mesma seguradora que a federação, custa é mais barato. Ahhh e também não tem esta treta de só servir em pistas homologadas. Quer se dizer, é o mesmo, mas sem as contingências inventadas pela federação para oprimir os que não fazem parte da panelinha.

E o facto de só dizeres bem Olibas, nem vou comentar muito, em respeito a excelente pessoa que tu és.

Mas há MUUUUITO de mal para dizer, aqui está-se a discutir a pouca vergonha que eles promovem com a venda do seguro, se isto não te chega podia-se levantar mais sujeira debaixo do tapete, sujeira relacionada com a competição e a selecção de competidores, com a organização de eventos, até com os clubes e os encontros, e o que fizeram ao F3C, já se esqueceu??? Será que só tens bem para falar ou estás com amnésia????

Se calhar se um gajo falar disto já se torna chato, não é? é preferível fazer de conta que é tudo muito fixe, nós é que somos uns otários de ler os comunicados deles e considerarmos que o que é escrito vale. Esquecemos que se calhar é melhor mandar um email a perguntar se o que escreveram em comunicado é verdade ou se foi um delírio e continua tudo igual, e depois de darem o dito pelo não dito (quer-se dizer, nem é bem assim, não vi nenhum desmentido da federação em relação ao que está na circular de que se debate neste tópico) vimos para o fórum dizer que não há nada de mal para dizer.

Bem, deixa-me calar, é melhor. Desculpe-me lá Oliveira, mas por muito amigo que sejas, Mesmo sendo a excelente pessoa que és, mesmo a dares excelente contributo que dás para a modalidade. O facto de te deixares enganar e ires nesta conversa é algo que apenas respeita a ti, eu me recuso a "comer" esta conversa da tanga do dito pelo não dito.

Correndo o risco de ser mal interpretado, fico mais uma vez triste de como até nos meios mais isolados do poderio deles (por exemplo aqui num fórum de aeromodelistas, que nada tem com a federação) estes senhores conseguem criar mal estar... é que fazem as merdas todas de maneira a criar grandes atritos, e depois andam aqui pessoas de bem, eventualmente a se chatear, a debater a merd* mal feita pelos senhores que estão a mamar nas tetas dos aeromodelistas.

Abraço
Moraes
Fundador

Mensagempor Moraes » 30 nov 2011, 11:45

Lplácido,

Inflamo-me, é verdade, custa-me ver as coisas como elas são feitas.

Se calhar tens razão, ao contratar um seguro particular, um gajo até podia não se chatear muito com incluir o aeromodelismo desde que não houvesse exclusões, mas depois, se calhar se chateava quando houvesse um azar e eles se cortassem. Claro que haveria sempre recurso a fazer valer as coisas, mas podia dar chatisses.

eu não sei se não valia mais a pena descomplicar, e em virtude de serem raros os sinistros, um dia em que houvesse um e na eventualidade de haver alguma fuga por parte da seguradora, agir em conformidade. Realmente não sei se não valia mais a pena agir assim, do que complicar agora logo "à cabeça" a exigir que incluam o aeromodelismo. Mas mesmo que for para fazer as coisas "como deve ser", também é possível, tem é que encontrar um mediador que esteja disposto a levar o assunto adiante. Nem é assim tão complicado, no meu clube um mediador resolveu a questão com relativa simplicidade.

Em relação ao resto, é isto amigo. Infelizmente esta no ADN, é um ADN de cordeiro manso, com palas ao lado dos olhos para não ver tudo o que está a volta. Revolta-me solenemente.

E digo mais, revolta-me tanto, que vou me abster de mais comentários.

Eu tenho a minha situação resolvida já a tempos. Não preciso me chatear com este assunto, tenho pena de quem anda alarmado com as porcarias que vão surgindo, mas não posso mudar isto. As pessoas só se sentem ultrajadas mas não fazem nada para mudar isto, e pior, alimentam o monstro...

Eu como disse tenho muita pena, revolto-me, mas acabou, nem vou comentar mais porque já estou a começar a dizer verdades incómodas, isto está a quase a roçar o ponto de aborrecer, e não quero isto :P

Abraço
Moraes
Fundador

Mensagempor CARLOSDURAES » 30 nov 2011, 13:07

Olá!
No final desta controvérsia fica por saber efectivamente o seguinte:
A companhia de seguros alternativa da FPAm aceita cobrir riscos em locais diferentes da da FPAm? (sejam homologados ou não)
Penso que deveria ser uma pergunta a fazer ás apólices das companhias alternativas á da FPAm para confirmar a globalização dos locais e depois não aparecer a desculpa que "se a FPAm NÂO COBRE é porque o local não é o indicado".
Mais penso que, este é um ponto por demais importante e que urgirá esclarecer ou não?
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
Bons voos em segurança
C.Durães
CARLOSDURAES
Participante frequente

Registado: 26 dez 2008, 12:02

Mensagempor Oliveira » 30 nov 2011, 13:09

Moraes, o teu problema é com as pessoas que por lá se encontram, a federação é outra coisa.
Isso sobre o guito que vão buscar à nossa "pala" serve também para gorvernar melhor e sem grandes custos para os clubes e atletas, pois como sabes para tudo é preciso guito e tem de vir de algum lado. Por exemplo a FEPRA (federação dos carrinhos), leva aos clubes 500€ de inscrição e 250€ anuais de quota, ora a FPAm leva 170€ de inscrição e 85€ anuais, fora outras cenas assim.
Mas pronto, aqui é dificil explicar, falado era melhor (para mim é claro)

Edit:
O amigo que cortou os dedos voa na Base Aerea, e entrava como acompanhante.
Oliveira
Membro do Staff

Mensagempor Moraes » 30 nov 2011, 20:28

Boas,

Tinha dito que nem quero comentar, e sinto-me contente com esta decisão. Mas só uma achegazita para não ficar esta afirmação no ar sem eu refuta-la (pois quem cala consente).

Amigo Olibas, eu não tenho problema nenhuma com quem está lá, nem conheço as pessoas todas e as que conheço, conheço muito pouco. Mal de mim estar com esta argumentação derivado a algum problema pessoal, não é o caso.

O meu problema é a falta de seriedade daquele organismo, é a gestão danosa que fazem para a nossa modalidade, é a incompetência e má fé que vejo em quase tudo que é relacionado com as decisões e atitudes deste organismo.

Abração e fico-me por aqui em relação a este assunto.
Moraes
Fundador

Mensagempor Oliveira » 01 dez 2011, 00:26

Ok, respeito a tua opinião, mas deixa que te diga o seguinte: Luta, não deixes de lutar por aquilo em que acreditas! :ugeek:
(eu tento fazer o mesmo) :|
Oliveira
Membro do Staff

Mensagempor Moraes » 04 dez 2011, 20:30

Boas Olibas,

Li isto, é simpático da tua parte amigo. Obrigado.

Mas amigo, eu tenho mais que fazer ;)

A vida está já difícil demais e há muito por que lutar "noutros campeonatos", e em se falando disto do seguro e da in-federação muito menos vontade eu tenho de mexer mais uma palha sequer, sobretudo porque a minha situação está 100% resolvida, e a malta que não tem a sua situação resolvida também não parece estar nunca muito preocupada em resolver as coisas efectivamente. Levam com as situações criadas pelo opressor, reclamam, reclamam, mas continuam a passar ficha para a federação, continuam a pagar para serem comidos e a dar importância a quem não merece...

Bem, eu ando cansado destes assuntos como pode compreender, nem me apetecia estar mais a me envolver em nada disto.

Mas

independente deste estado de espírito individual, este fim de semana ocasionalmente visitei amigos antigos na pista do Seixal, e conversa para lá, conversa para cá, resultou de eu contactar com o meu presidente da direcção, e eu vou, como presidente da assembleia do Aeromania, com o apoio da direcção do nosso clube, dar mais uma vez um empurrãozinho no assunto.

Vou criar um tópico a explicar melhor, mas vou promover a adesão de pessoal aeromodelista que queira, ao seguro negociado por nós com a Liberty. É uma apólice feita propositadamente para aeromodelismo, dois seguros, um de acidentes pessoais e outro de responsabilidade civil, ambos na liberty, sem restrição à locais de vôo, sem nenhuma treta de locais homologados por quem não tem competência para homologar nada. e com um custo anual total, de 25€...

Vai ser preciso criar protocolo com os clubes das pessoas que queiram aderir, mas resolvemos as coisas de direcção para direcção desde que exista interesse. Não tem custos extra para os clubes e o valor total para o associado é mesmo 25€ sem obriga-lo a se inscrever no nosso clube. O protocolo obrigatório entres os clubes consiste em acreditação do piloto e eventual abertura de locais de vôo entre clube, bem como o reconhecimento do cartão de aeromodelista.

E pronto, quem quiser que entre em contacto connosco.

Vou criar um tópico para esta situação. e deixar o oftopic aqui.

Abcs
Moraes
Fundador

AnteriorPróximo

Voltar para Locais de vôo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante