Locais de voo sem seguro?

Locais de voo sem seguro?

Mensagempor Chispas » 15 nov 2011, 23:01

Boas.

Estou preocupado.
Acabei de ler um documento da FPAm intitulado "Porquê ser federado" e diz isto no seu Cap. VII:
"A licença desportiva ... só permitirá activação dos seguros se o sinistro se verificar em locais de voo homologados pela FPAm".
http://www.fpam.pt/Informacoes/Circular ... 202011.pdf
Ou seja... no Indoor do Aeromania, na encosta de São Julião, no campo da Assafora e em tantos outros locais o seguro da FPAm não é válido pois não foram homologado pela mesma e não constam do Mapa de Locais de Voo:
http://www.fpam.pt/Nacional/LocaisVoo/P ... isVoo.html

Ou estou enganado?

P.S. Eu até tenho outro seguro mas terei de ter mais, de acordo com o campo onde for voar?
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Re: Locais de voo sem seguro?

Mensagempor João Faria » 16 nov 2011, 10:32

Há uns anos havia por aí um cómico brasileiro, o Chico Anísio, que contava uma anedota em que um automóvel tinha aparecido lá na cidade trazendo sinal de progresso à mesma.
Ora acontece que o presidente da Câmara pensou que se tinham automoveis teriam de ter sinais de transito! Então colocou um sinal que conseguiu encontrar. Como era um sentido proibido e a cidade só tinha uma rua . o carro foi e nunca mais voltou.

Vamos lá a ver se com tantos sentidos proibidos para modelos e aeromodelistas , qualquer dia vão e nunca mais voltam.
Editado pela última vez por João Faria em 16 nov 2011, 12:34, num total de 2 vezes.
João Faria
Participante regular

Registado: 25 dez 2008, 21:16

Mensagempor stardemos » 16 nov 2011, 11:53

ou vão e não voltam, ou "que se lixe o seguro"... se não cobre na mesma, qual é a logica de ser obrigatorio? supondo que mesmo tendo seguro, vou voar em Sao Juliao, na companhia do Chispas, e como sou um piloto ultra esperiente, adiciono uns apendices aerodinamicos no para brisas do carro do chispas! só o seguro (todos temos apesar de ser cada vez mais curto) "Minha Carteira" é que cobre, estou a pagar 2 vezes..... sendo assim, que se lixe o seguro!.... por outro lado... ate fico sem palavras!
stardemos
Participante frequente

Registado: 14 nov 2010, 19:33

Mensagempor Moraes » 16 nov 2011, 12:49

O que o pessoal custa muito a compreender, é que não é, nunca foi e nem nunca poderia de ser obrigatório as pessoas normais, aeromodelistas de laser, de fim de semana, se "registarem" como atletas federados à força, sob o pretexto de ter um seguro, mas na verdade só para fazer número e sustentar um organismo gerido por gente antiga de mente tacanha, onde só funciona o tacho e que "joga" contra o aeromodelista, sempre a dificultar e criar problemas para nós, invés de criar condições.

Felizmente já há seguros não relacionados com a federação.

Eu deixei de sustentar este organismo que tanto mal fez e continua a fazer para o aeromodelismo, felizmente já a alguns anos que não sou federado, e sinto-me contente, deixei de fazer parte da estatística dos que sabem que estão a ser comidos e que vão nisto...

Boa sorte para os que ainda são, não censuro os que competem, porque ai até há um pretexto para ser federado, mas os que praticam por mero lazer.... deviam se envergonhar de pagarem para "alguém" lhes impor exames, restrições de locais de vôo, promover encerramento de pistas....

Eu não, já me limpei disto a anos, foi o melhor que eu fiz!!!

E continuo a ser uma pessoa que dentro das possibilidades ajuda a promover o aeromodelismo (exemplo o nosso fórum), continuo a ser presidente da assembleia de um dos maiores e mais tradicionais clubes de Portugal , o aeromania, continuo a ter seguro, aliás na mesma companhia da federação, mas com mais coberturas e válido sem restrições seja em São Julião, em Palmela, num pavilhão qualquer, continuo a voar em bases aéreas. Continuo aeromodelista em grande. E infelizmente, só me afastei de algumas provas que eu até curtia, mas infelizmente afastei por mera mente pequena de quem as promove, porque podiam se libertar dos condicionalismos de estar sob o jugo deste organismozinho vil, mas preferem perder pessoas, a impedir que as pessoas participem, porque não pagam para ser comidas pelo tal organismo, sob o pretexto de ter um cartãozinho com uma cor ou desenho diferente, porque de resto, não há mais nada...

Não sei porque mas só me faz lembrar um trecho de uma música dos anos 80 na minha terra (principalmente a parte do "Quem te governa não presta" , e do "Chega de passar a mão na cabeça de quem te sacaneia"):

Declare Guerra
Barão Vermelho

Vivendo em tempo fechado
Correndo atrás de abrigo
Exposto a tanto ataque
Você ta perdido

Nem parece o mesmo
Tá ficando pirado
Onde você encosta dá curto
Você passa, o mundo desaba

E pra te danar
Nada mais dá certo
E pra piorar
Os falsos amigos chegam
E pra te arrasar
Quem te governa não presta

Declare guerra aos que fingem te amar
A vida anda ruim na aldeia
Chega de passar a mão na cabeça
De quem te sacaneia

Vivendo em tempo fechado
Correndo atrás de abrigo
Exposto a tanto ataque
Você ta perdido

E pra se ajudar
Você faz promessas
E pra piorar
Até o papa te esquece
E pra te arrasar
Nem o inferno te aceita

Abcs
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Re: INDOOR APSIA 2011 27 de Novembro

Mensagempor CARLOSDURAES » 16 nov 2011, 17:50

Post Editado e movido pela administração, afim de separar e mover a discussão deste assunto e consequentes mensagens (que eu próprio "incendiei") para local indicado.

Com Licença Durães, tive que usar o seu post para fazer esta edição e introdução do porque de estar agora neste tópico.

Abaixo a mensagem original do Duraes, e consequentes respostas.

Abraço,

Moraes

Olá!
Vamos a ver se a gente se entende, assim:
Até á pouco tempo o Pavilhão de Pirescoxe parecia estar também homologado, já não está?
Em tempo até teve a presença do Presidente da FPAm!
O encontro anual da APSIA dia 27/11 não está autorizado pela FPAm?
Se acontecer alguma "coisa" como vai ser?
Como é possivel que continue a "bagunça"?
Sem esclarecimentos da organização, sugiro que o pessoal que apareça para participar, só alinhe para o almoço!
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
PS: Precisavam de matar também o Encontro anual? e o que acontece com os treinos mensais? a Camara e a Escola tem conhecimento que o seguro da FPAm não funcionará?
Bons voos em segurança
C.Durães
CARLOSDURAES
Participante frequente

Registado: 26 dez 2008, 12:02

Mensagempor stardemos » 16 nov 2011, 18:21

sinceramente não me parece que "aviões" de 40g a voar a 0.3km/h ( em queda) consigam causar danos, no entanto compreendo e respeito as regras.

em relação a federações.... penso que funcionem apenas para "lixar" aqueles que à mesma pagam cotas ou tentam ajudar, isto é apenas a minha esperiência com a FPB (Federação Portuguesa de Basketbol)
stardemos
Participante frequente

Registado: 14 nov 2010, 19:33

Mensagempor Chispas » 16 nov 2011, 19:29

Boas.

Pessoal, vamos manter este tópico sobre o Indoor da APSIA e deixamos a conversa sobre o seguro e a FPAm para outro mais apropriado.
Quanto ao seguro no dia do encontro, este deverá funcionar já que faz parte do Calendário da FPAm.

Abraço
Chispas
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor Moraes » 16 nov 2011, 19:34

Uuuuuiiii que giro...

Olha do que o Durães se lembrou, é verdade!!!!

Agora é que vamos ver mais uma demonstração de hipocrisia....

Não sei se lembram, mas a algum tempo fiquei lixadíssimo por ter sido impedido de participar numa prova de F3F, mesmo sendo possuidor de seguro. Os argumentos existem, mas para mim nunca foram válidos uma vez que se permitiram e permitem em qualquer prova, as pessoas participarem com rádios ilegais e portanto sem cobertura de seguro, não vejo porque não pudessem também fazer uma excepção e me deixar participar, afinal, não era nenhum campeonato mundial, era o mesmo grupo de carolas do dia a dia a fazer uma provita sem importância, na encosta do costume...

Mas pronto, não quero desenterrar esta questão, fui impedido, afastei.me da modalidade e não só, e pronto, mentalizei: "que metam as provas em bom local, junto com o cartãozinho da federação."

E agora???

Acabei de confirmar na lista que o Chispas publicou noutro tópico, não há homologação para o pavilhão de pirescoxe. Não há seguro válido para quem possui licença desportiva.

E agora???

Vão impedir a participação de todos os federados que não tenham seguro alternativo, assim como vão impedir ao Stardemos? (por exemplo), ou vai rolar aquele jeitinho que já estamos acostumados?

Se calhar é melhor mexer os cordelinhos e pedir para colocarem discretamente e rapidamente o pavilhão na lista... ai o problema deixa de existir (bem, na verdade não deixa de existir, mas fica escondido debaixo do tapete, junto com o resto da porcaria, é como as coisas por cá no charco costumam ser tratadas, uns são filhos da mãe, outros filhos de outrem).

Lamento muito dar esta minha opinião tão "aspera", sobretudo quando estamos a falar de um evento organizado por gente de tanto valor como o Almeida e Costa, que espero que não me leve a mal, pois não está em causa o valor e esforço dele e a própria boa vontade que é o espírito do encontro. Mas infelizmente está cá um excelente exemplo da hipocrisia que vivemos, e que até este tipo de gente tão boa, de uma forma ou de outra permite que se mantenha, ao aceitar e fazer cumprir (mais ou menos) as ridículas regras de exclusão inventadas por quem não tem que fazer para evitar cair no buraco que criou e esta a afundar cada vez mais.

É pena poucos terem a coragem que tem o Carlos Bartolomeu por exemplo, que não alinha em exclusões e jogadinhas palacianas desta federação. Se mais outros tivessem coragem, não era preciso estas "bocas" em local público, nem se expunham a situações "chatas" perante os próprios amigos. Aliás, na medida que houvesse muita gente a ter coragem de mandar os senhores federosos ir plantar batatas, muitas destas situaçõezitas da trica que dividem a nossa modalidade, deixavam de existir.

Abcs
Moraes
Fundador

Mensagempor Chispas » 16 nov 2011, 19:46

Boas.

Acerca da FPAm e do seguro, o que me vai na alma com esta afirmação de que só os locais homologados estão cobertos pelo seguro da dita não o partilho pois pode haver menores a ler isto.
Não era assim até há pouco tempo pois bastava que um campo de voo cumprisse com o Regulamento dos Locais de Voo para que em caso de acidente o técnico da FPAm e o perito de seguros se deslocassem ao local para procederem conforme.
Ainda por cima há campos homologados que não o deviam ser pois não me parece que cumpram na íntegra o exposto na dita regulamentação e por via disso alguns campos perderam a homologação:
http://www.fpam.pt/Nacional/LocaisVoo/r ... aisVoo.pdf

Se há regulamentos porque é que só parte deles são para cumprir?
Neste país temos este costume, ameaçamos com coimas elevadas determinadas quebras das regras e outras assobiamos para o lado, para bom entendedor...

Acerca de seguro alternativo e que cubra acidentes com o aeromodelismo estando eu a usar de bom-senso e cumprindo com o razoável das Normas de Segurança, estou descansado. Tenho seguro alternativo e para o ano vou reforçá-lo já que a maioria dos locais de voo onde me desloco não são homologados, caso de São Julião onde muitos vamos voar e que serviu muito bem quando outros locais não estavam acessíveis.

É uma pena mas este país era assim no século XIX e continua no XXI, só mudou a posição do I.
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor Moraes » 16 nov 2011, 20:03

Sorry Chispas, devia já estar a escrever este testamento quando postaste a mensagem anterior.

De qualquer maneira, não vou me auto-censurar, fica o meu desabafo perante a pouca vergonha instalada.

Concordo que não há necessidade de alimentarmos este tema no tópico do encontro de indoor da apsia, é chato, "polui" o tópico e por isto vou me dar eu próprio ao trabalho de mover as mensagens para o tópico onde se está a discutir a questão da "desegurização" das pistas.

Mas no final do dia, a tua própria mensagem dá a entender a resposta que eu procurava:

Como é que vão dar a volta para justificar o injustificável?

à moda da federação!!!

As regras dizem que não há seguro em locais não homologados, mas como este evento está no calendário oficial, já não se aplicam regras...

Quero ver se acontece realmente alguma coisa... era giro ver descumprirem com a regra que eles próprios inventaram.... Aliás, já está visto, as regras são só quando convém...

Estas cenas é que metem mesmo nojo, como é possível as pessoas alinharem neste tipo de jogadas???

Abcs
Moraes
Fundador

Próximo

Voltar para Locais de vôo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante