PARA MEDITAR!!

PARA MEDITAR!!

Mensagempor Taliban » 20 jul 2009, 00:41

Realizou-se no passado fim de semana em Alverca, o 1ºTroféu CAAR - F3A 2009. A crónica do evento da autoria do escriba mor do F3A já está presente no rcportugal.com e o Patrick já fez o favor, de aqui deixar o link de acesso para o dito cujo. Bem haja o Fernando Heleno Heleno, por continuar a dar a sua visão, sobre o que vai acontecendo no F3A em Portugal, porque de outra forma nada se saberia.
Da leitura da crónica sobressaem alguns motivos de reflexão:
1 - Na Classe Nacional não existiram competidores.
2 - A Classe de Iniciados não chega a conseguir congregar um número de participantes que ultrapasse os dedos de uma mão, algumas vezes com vários dedos amputados.
3 - No evento em causa e segundo o descrito pelo escriba, a organização apesar de todos os seus esforços, não conseguiu arranjar um 5º Juíz, impedindo a utilização do TBL (programa de normalização das pontuações).

- Tratando-se do F3A, classe do aeromodelismo que desde sempre congregou um apoio desmesurado e incomensurável da parte dos orgãos sociais da FPAm,(se quisermos fazer uma comparação, com o que se passa com as outras categorias e classes de competição), temos que concordar que o panorama é desolador e pressuporia por si só, uma avaliação francamente negativa daquele organismo.

- É espantoso como um número incontinente de Acções de Formação de Juízes de F3A já realizadas dando o número astronómico de 63 juízes de F3A qualificados, não permitiu disponibilizar 5 juízes necessários para o evento, o que diz tudo, sobre os critérios que se têm utilizado para a efectivação de Cursos de Juízes de F3A e fazem calar, verborreias sobre esta matéria proferidas pelo presidente da FPAm.

- O que foi premeditado há alguns anos, sobre o que iria acontecer ao F3A está a concretizar-se . A diferença é que nessa altura chegaram a efectivar-se competições com 19 participantes nos Iniciados e uma dezena na Nacional. O "lobbie" instalado na classe, exibindo um proteccionismo descarado a determinados elefantes brancos que por lá continuam a proliferar e um manifesto segregacionismo a quem aparecia de novo, mataram a galinha dos ovos de ouro.

- É verdade que o F3A tem maior número de pilotos na Classe FAI de todas as outras vertentes do aeromodelismo, mas onde está a matriz da formação, que poderia gerar os praticantes de alto nível do futuro, que a existirem, pressuporia um sinal inequívoco, que um projecto de desenvolvimento bem arquitectado e melhor executado, estaria a dar os seus frutos, justificando o apoio e a prioridade assumida pela FPAm.

- O Mundial de F3A está aí à porta, para ser realizado em Portugal, mas o Rei Vai Nu. À semelhança do que acontecia no nosso País durante o Estado Novo, em que ostentávamos a Amália, o Eusébio e o Carlos Lopes, para ocultar a nossa pobreza franciscana, temos desta feita, para mostrar aos Países que nos visitam, o Bruno Heleno, o António Costa e o Rui Ferreira, como a montra rica do nosso F3A, que não é mais do que um fidalgo falido.
O resto é a tristeza que já referimos, apesar de nas competições nacionais estarem presentes de forma sistemática a direcção da FPAm com o presidente incluido, Conselho Técnico e de Arbitragem, elementos da Assembleia Geral, Comissários Técnicos, sem faltar a carrinha e toda a parafernália do equipamento disponível da FPAm. Se nem com a ajuda de todos os santos, o F3A Nacional é referência, qual não será a situação das restantes categorias e classes de competição, que são ignoradas por todos aqueles, que só têm olhos e disponibilidade para o F3A?

- Mais uma vez um grande evento mundial de F3A vai passar por Portugal- Pombal de forma despercebida e mais grave do que isso, sem que do mesmo o F3A Nacional ganhe algo, o que o Europeu de Alcochete já tinha mostrado.
Por uma única razão. NÃO EXISTE!
Avatar do Utilizador
Taliban
Participante ocasional
 
Mensagens: 34
Registado: 25 dez 2008, 16:16

Re: PARA MEDITAR!!

Mensagempor CARLOSDURAES » 20 jul 2009, 07:30

Olá!
Lembro-me de um célebre Campeonato Internacional de F1 (Europeu ou Mundial) que teve lugar faz anos em Beja e que foi o Canto do Cisne da modalidade que pura e simplesmente MORREU por cá. Não me parece augurar nada de bom o que está para acontecer em Pombal para o futuro panorama nacional, além de uma conta calada de investimento sem significativa contrapartida ou retorno.
Mas as Sardinhas Voadoras 2009 reniram mais de 40 pilotos...e no Encontro de Santa Margarida outros tantos, apesar de ter vislumbrado o Presidente da FPAm por lá, é verdade que cada um tocou o que sabia e cada um para seu lado, mas não há meio de disciplinar a COISA. O pessoal não se atreve..., mas não deveria haver uma qualquer acção que leve o pessoal a organizar-se? Ninguem aprende com estas lições? só se são por ser "á borla"...
Perguntas que deverão ter alguma respostas após esta MEDITAÇÂO.
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
Bons voos em segurança
C.Durães
Avatar do Utilizador
CARLOSDURAES
Participante frequente
 
Mensagens: 254
Registado: 26 dez 2008, 12:02
Localização: LISBOA

Re: PARA MEDITAR!!

Mensagempor heliop » 22 jul 2009, 21:12

NGAS - Nobody Gives A Shit
Avatar do Utilizador
heliop
Participante regular
 
Mensagens: 179
Registado: 31 dez 2008, 00:34
Localização: Algés

Re: PARA MEDITAR!!

Mensagempor CARLOSDURAES » 23 jul 2009, 07:24

Olá!
Não podes traduzir para "aeromodelês"?
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
Bons voos em segurança
C.Durães
Avatar do Utilizador
CARLOSDURAES
Participante frequente
 
Mensagens: 254
Registado: 26 dez 2008, 12:02
Localização: LISBOA

Re: PARA MEDITAR!!

Mensagempor heliop » 23 jul 2009, 21:20

Claro!

Ninguém se importa mais com isto... Basta ver o nº de encontros x provas. Basta ver o nº de participantes em cada tipo de evento. Basta ver a composição do calendário oficial da FPAm entre provas e encontros. Imaginem se os clubes deixam de inscrever os encontros no calendário da FPAm...

O resto vem atrás. A competição faz falta quando é real e efectiva. Olhe-se para a liga profissional de futebol português: Quem ganha o quê (para além das cestas de fruta e caxuxos em ouro) com este futebol?...

Não sei se é suficientemente "aeromodelês", mas, espelha o que sinto sobre o que se passa. E, escrever estas linhas são a réstia do interesse que sobra sobra o assunto. Sinto falta da competição, até para melhorar o meu vôo, mas, sem respostas sérias das entidades oficiais (sim, que a competição em F3C era rebocada por 1/2 dúzia de carolas + o prazer e boa convivência dos pilotos), abdico.
Avatar do Utilizador
heliop
Participante regular
 
Mensagens: 179
Registado: 31 dez 2008, 00:34
Localização: Algés

Re: PARA MEDITAR!!

Mensagempor CARLOSDURAES » 24 jul 2009, 07:29

Olá!
Tenho ideia de ter, este ano mais uma vez, feito uma análise do calendário oficial e que se ficou praticamente por uma versão identica á do ano transacto em termos estatisticos ou seja mais de 66% de eventos que não contam para os OFICIAIS.
Não tenho ideia de momento da estatistica por modalidades, teria de repetir a análise, mas nesta altura do campeonato ainda importa? o pessoal quer é voar... e de preferencia "tudo ao molho e fé em Deus".
Para quando integrar nos eventos deste tipo um intervalo para uma "demonstração de uma modalidade de competição" apresentada por um qualquer "principe"?
Quando organizei alguns encontros "indoor" houve intervalos destes.
A ideia não é minha, mas tenho-a ouvido nas tertulias.
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
Bons voos em segurança
C.Durães
Avatar do Utilizador
CARLOSDURAES
Participante frequente
 
Mensagens: 254
Registado: 26 dez 2008, 12:02
Localização: LISBOA


Voltar para Associativismo, responsabilidade, Legalidade

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron