Warning: Use of undefined constant STARGATE - assumed 'STARGATE' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/landin1/public_html/includes/functions_content.php on line 1369
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/session.php on line 1042: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/session.php on line 1042: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4821: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4823: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4824: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4825: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
RcmPortugal.com • Ver Tópico - Alteração dos Estatutos da FPAm?

Alteração dos Estatutos da FPAm?

Alteração dos Estatutos da FPAm?

Mensagempor Taliban » 03 jul 2009, 11:45

Para quem se interessa por assuntos desta natureza, informo-vos que amanhã dia 4 de Julho pela 15.00h, vai realizar-se no
Colégio Militar, uma Assembleia Geral Ordinária da FPAm cujo único ponto da ordem de trabalhos é o seguinte:
Adaptação dos Estatutos ao Regime Júridico das Federações

Como a FPAm por iniciativa própria, nunca foi capaz de rever os seus anquilosados estatutos, desta feita, foi intimada a fazê-lo. É óbvio que a presença e consequente participação naquela Assembleia Geral, vai ser completamente olvidada como tem sido a regra, consequência directa da forma autocrática, como este Presidente sempre se relacionou com os Clubes, isto é, não contando com a sua maioria, limitando-se a mimar aqueles que o perpetuam.

O interessante de tudo isto é que ao ler na diagonal, as possíveis alterações a introduzir nos Estatutos da FPAm, pareceu-me que poderá entrar uma lufada de democraticidade naquela casa, tornando-a menos blindada á vontade do colectivo e fragilizando o poder dos actuais centuriões. Parece-me ser desta vez, que o presidente Mugabe vai ter mesmo de abandonar o Palácio, ainda que o deixe em escombros. Os "delfins" que avancem e tomem conta da coisa.

- Para terem uma ideia do que está em jogo com vista a possíveis alterações, envio-vos em ficheiro anexo, o que se projecta alterar, que nalguns pontos representa uma viragem significativa e poderá no futuro, tornar este organismo menos autocrático, permitindo aos seus associados serem mais interventivos, estimulando uma supervisão efectiva, impedindo o "modus vivendi" existente na FPAm há dezenas de anos.
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
Taliban
Participante ocasional

Registado: 25 dez 2008, 16:16

Re: Alteração dos Estatutos da FPAm?

Mensagempor CARLOSDURAES » 03 jul 2009, 15:17

amanhã dia 4 de Julho pela 15.00h, vai realizar-se no
Colégio Militar, uma Assembleia Geral Ordinária da FPAm cujo único ponto da ordem de trabalhos é o seguinte:

...e os associados da FPAm foram notificados desta Assembleia Geral Ordinária?
Não será Extraordinária?
No "site" da FPAm não se vislumbra qualquer notificação!
Devem ser efeitos das competições Intermundiais em que os seus elementos teem ou vão estar envolvidos.
As minhas desculpas se estou enganado!
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
Bons voos em segurança
C.Durães
CARLOSDURAES
Participante frequente

Registado: 26 dez 2008, 12:02

Mensagempor Taliban » 03 jul 2009, 16:00

Quando me refiro à Asembleia Geral Ordinária é reportando-me ao título da convocatória que foi dirigida aos Clubes, ainda que se trate como é óbvio de uma Assembleia Geral Extraordinária como o atento Carlos Durães não deixou passar em claro e o teor da convocatória alude corectamente. O admnistrativo errou e o Sr. Presidente da Assembleia Geral assinou de cruz, sem dar pelo engano. O humilde Clube a que estou ligado pela LDN, fez-me o encómio de me reencaminhar a dita convocatória, informando-me do acontecimento. Se os outros Clubes têm a preocupação de fazer o mesmo relativamente aos seus associados, já é uma outra história.
Um dos objectivos porque reporto esta informação,é exactamente para que,os aeromodelistas que aportam a esta paragem, fiquem devidamente informados, do que é está a acontecer e nalguns casos, possam até serem os representantes dos seus Clubes naquele acontecimento, se estiverem para aí virados e forem mandatados para tal.
Taliban
Participante ocasional

Mensagempor Carlos Bastos » 03 jul 2009, 21:51

:D :D :D Caros Taliban e Durães,
Também já li em diagonal o regulamento que parece ir ser aprovado e, se assim for, acaba-se a ditadura. O presidente, há 24 anos, vai presidir para casa e vamos ter novos corpos directivos para a FPAM (agora em maíusculas).
Claro que vai ser feita toda a força para lá colocar um delfim, com o já foi dito, mas está nas mãos dos Aeromodelistas, através dos respectivos Clubes, arranjar uma Direcção que dignifique e promova o Aeromodelismo, em todas as suas vertentes.
Finalmente acaba a atribuição de muitos votos aos 3 clubes de voo circular que, até agora, eram o garante da eleição do ainda actual presidente e sua comitiva. Um Clube, um voto, e as coisas irão certamente mudar.
Obrigado pela informação que, como de costume, nas ditaduras peçonhentas, não vem pelos canais apropriados.
Aguardemos 8-) 8-) 8-)
C. Bastos
Carlos Bastos
Participante regular

Registado: 19 jan 2009, 10:32

Mensagempor Oliveira » 04 jul 2009, 00:12

Deu-me a sensação ao ler estes novos estatutos, também na diagonal, de que ainda podemos ter o mesmo presidente por mais um mandato, ou seja mais 4 anos para além do restante do actual.

Artº. 42º
Mandato

1 — O mandato dos titulares dos órgãos da federação ou de associações territoriais de clubes filiada é de quatro anos, em regra coincidentes com o ciclo olímpico.
2 — Ninguém pode exercer mais do que três mandatos seguidos num mesmo órgão da federação, salvo se, na data da entrada em vigor do presente decreto--lei, tiverem cumprido ou estiverem a cumprir, pelo menos, o terceiro mandato consecutivo, circunstância em que podem ser eleitos para mais um mandato consecutivo.

Quanto ao resto: Só veio repor alguma justiça!
Oliveira
Membro do Staff

Registado: 21 dez 2008, 14:37

Mensagempor Carlos Bastos » 05 jul 2009, 09:43

:cry: :cry: :cry: Ontem, dia 4 de Julho, estive presente na Assembleia Extraordinária da federação Portuguesa de Aeromodelismo nas instalações do Colégio Militar, em Lisboa. A minha presença, “extra numerária” deveu-se à simpática e útil informação que me foi transmitida por alguns Aeromodelistas que se mostram preocupados pelo evoluir do binómio Aeromodelismo-fpam.
A fpam, presente através de três e depois quatro elementos do seu “núcleo duro”, começou por apresentar outro documento :shock: com alterações aos Estatutos, diferente do documento original que consubstanciou a convocatória para esta Assembleia. Penso que, só por esta “surpresa”, a Assembleia podia, em termos jurídicos, ser impugnada.
Estiveram presentes os CAL, LIPA, CRO, CAAR, CALIZ e PCR. Os 4 primeiros clubes têm elementos nos órgãos da fpam e portanto estiveram sempre alinhados (e calados). O PCR apresentou bastantes contestações, totalmente pertinentes, mas nas votações perdeu sempre devido à força dos votos dos clubes da cor.
Procurando resumir o documento que foi votado em maioria ou unanimemente temos:
Afinal já não é um clube um voto. Passa a ser um delegado, um voto e cada clube tem direito a levar à Assembleia até 3 delegados, seguindo o esquema de bonificações por escola, provas nacionais e internacionais, praticantes concorrentes, etc. que continua a existir. Os Clubes não podem apresentar mais do que 49 delegados, estando neste número incluídos os delegados das associações regionais que não existem no nosso aeromodelismo. Como há 86 clubes, vezes 3 delegados, dá 258 delegados possíveis e assim os 48 são escolhidos de entre aqueles por um processo desconhecido….Claro que este aspecto não tem sentido prático pois, como sabemos, às Assembleias da fpam vão tantos clubes como os dedos duma mão e portanto nunca se chegará aos 49.
O pior vem na cláusula dos 21 delegados a escolher entre os campeões nacionais, os juízes e os técnicos. Estes três grupos estão altamente conotados com a fpam. Os campeões são quase todos de voo circular. E os outros foram e serão escolhidos pela fpam. Assim vamos passar a ter uma Assembleia composta por uma maioria de delegados afectos ao actual presidente.
Por fim, a história do limite de 3 mandatos está mal interpretada. Só começa a vigorar em 2012 e assim o actual presidente pode fazer mais um mandato para além dos 6 que já fez!
É o resumo possível. Se alguém me ajudar, informaticamente, posso colocar aqui o documento depois de o “scannar”. São 6 páginas.
Se a blindagem já existia agora é uma super blindagem que anula, teórica e praticamente, qualquer acesso à Federação de Clubes não alinhados.
Grande balde de água fria! E era eu contra uma Liga de Clubes de Aeromodelismo :roll: ….
C. Bastos
Carlos Bastos
Participante regular

Registado: 19 jan 2009, 10:32

Mensagempor Oliveira » 05 jul 2009, 21:37

Bem me parecia que era areia a mais para a camioneta! :ugeek:

Carlos

Para meter os files é simples!
1º Clicar em responder
2º Ligeiramente abaixo do quadro onde escrevemos e do lado esquerdo tem uma opção onde diz: Enviar anexo
3º Clicar em procurar para abrir uma janela e clicar duas vezes no file que queremos meter (automaticamente o nome do file fica onde diz: Nome do ficheiro)
4º e último, clicar onde diz: Adicionar o Ficheiro

Pronto, depois é só fazer enviar como se estivesse a colocar um post.

Ps. Caso não consiga envie isso para o meu mail que eu próprio meto aqui.

Abraço
Oliveira
Oliveira
Membro do Staff

Mensagempor Oliveira » 07 jul 2009, 01:10

Pronto.
Aqui tá em anexo o file que o Carlos Bastos queria meter.
Oliveira
Membro do Staff

Mensagempor Oliveira » 07 jul 2009, 01:25

Desta forma fica à vista.
É só clicar em cima, depois passar o rato e clicar no quadrado com a setinha para ficar grande.
Oliveira
Membro do Staff

Mensagempor Taliban » 08 jul 2009, 15:27

A Assembleia Geral Extraordinária da FPAm realizada a 4 de Julho e superiormente relatada pelo Carlos Bastos, foi um verdadeiro (in)sucesso. Estiveram presentes 6 Clubes, sendo que 4 deles pertencem ao “lobbie” instalado. Não restam quaisquer dúvidas que os Clubes Nacionais estão com esta FPAm e que a colheita do Presidente está na proporção directa, do que tem semeado.
Face à complexidade de que se reveste cumprir com os requisitos dos Estatutos do futuro, pode-se afirmar sem quaisquer dúvidas, que está aberta a época dos “Golpes Palacianos” naquela casa. Não faltarão convites pessoais e o tecer das velhas manigâncias para que tudo fique na mesma ou ainda pior, ainda que transmitindo a falsa ideia, que se procederam a profundas alterações. Agora sim é de ficar sentado na 1ª fila da plateia, para ver até onde vai a torpe imaginação e o descaramento. Dá-me a sensação, que devem chover convites a vizinhos, compadres e amigalhaços dos elementos que compõem a actual Direcção da FPAm, para conseguirem cumprir, com o exigido.
Pela leitura enviesada do documento que serviu de discussão à Assembleia realizada, terão de ser realizadas 4 votações independentes, para poderem ser escolhidos os 49 delegados provenientes dos Clubes, os 11 delegados representantes dos praticantes, os 5 delegados dos técnicos e por fim, os 5 delegados dos juízes, no número total de 70 delegados que irão compor, a Assembleia Geral da FPAm do futuro.
A escolha dos 49 representantes dos Clubes vai ter um grau de dificuldade acrescido. Ainda que exista a possibilidade de alguns Clubes poderem eleger até 3 delegados cada, o número de presenças sistemáticas dos Clubes Nacionais nas Assembleias Gerais, irão hipotecar a escolha daquele número de delegados. A não ser que o Presidente prometa algum subsídio especial ou alguma almoçarada medieval, que sirva de motor de arranque aos crónicos ausentes.
A escolha dos delegados representantes dos praticantes (11) obrigará na certa, a terem de ser escolhidos Campeões Nacionais de Iniciados. Estranhamente e ao contrário da escolha de outros delegados, não está especificado o período temporal que implica a escolha dos praticantes que foram Campeões Nacionais. Estará subentendido, que as escolhas só poderão recair nos Campeões Nacionais da época anterior à escolha dos delegados a vigorar?
No que respeita aos Técnicos (5) a FPAm vai ter de apresentar igualmente uma lista seriada de forma decrescente, dos técnicos com grau de formação mais elevada e com reconhecimento há mais tempo, que estejam em condições de elegibilidade pelos seus pares, em número de 5 delegados.
No que diz respeito aos Juízes, os 5 delegados a escolher pelos seus pares, implica que a FPAm elabore uma lista seriada dos mesmos, dando neste caso ênfase aqueles que foram alvo de formação ou reciclagem hà menos de 3 anos. Sem ser este aspecto, não se referem outros, que valorizem mais um juiz relativamente a outro. Terá sido esquecimento? Um juiz internacional formado há mais de três anos, não terá prioridade sobre um outro, formado recentemente e com mister só a nível Nacional?
Vamos ver, como é que uma FPAm divorciada da maioria dos seus sócios, vai resolver este imbróglio. O mágico daquela casa tem sempre cartas na manga e como jogador profissional de tarimba perene, vai ganhar a cartada. Aposto no jogo dele.
Taliban
Participante ocasional

Voltar para Associativismo, responsabilidade, Legalidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante