Divulgação do Hobby - Ideia para os Clubes

Divulgação do Hobby - Ideia para os Clubes

Mensagempor RJSC » 20 jan 2010, 03:45

Venho aqui expor aos Clubes uma ideia que poderá ajudar a atrair novos praticantes, permitindo-lhes experimentar o hobby a um custo simbólico, em condições adequadas, numa pista e com alguém mais experiente.

Pretende-se assim proporcionar aquelas pessoas que passam pela pista e dizem que até acham engraçado e que gostavam de experimentar, perguntam quanto custa o material para se iniciarem e quando ouvem falar em 300€ no mínimo e pensam que podem vir a partir tudo, desistem.

O Trainer a seguir apresentado na foto (Nouvo da VMAR) que tem 1.3m de envergadura e uma construção resistente, comprado em versão ARF e equipado com o seguinte material vindo da HobbyKing: Motor Brushless, 4 Servos, Bateria (que permite 30 minutos de voo a meio gás), Variador e 2 Hélices (1 supelente); se pode conseguir por algo como 160€, ficando apenas a sobrar um receptor do sistema de eleição adequado à realidade local.
Imagem

Tendo em conta que, depois de acrescentado o receptor do sistema de eleição o custo subirá para algo entre 190€ (35 MHz) a 220€ (2.4 GHz Futaba), penso ser comportável a aquisição de um Trainer destes pelo Clube, assim como talvez um segundo rádio e um cabo Trainer.

Isto serviria para que, o Clube pudesse "alugar" o Trainer a quem quisesse experimentar a modalidade, por um valor que cobrisse o eventual risco de partir o modelo.
A ideia era esta "taxa" ser calculada mais ou menos como um seguro: as receitas iriam para um fundo que permitisse comprar de um novo modelo em caso de partir (podendo incluir um desconto nas cotas do sócio que reparar o modelo ou a reparação ser em regime voluntário) e quando atingisse o valor do modelo, o restante seria a reverter para o clube, com especial intenção para a aquisição de outro Trainer.

A pessoa que aluga o Trainer, deveria voar num segundo rádio, com cabo Trainer, com um piloto voluntário minimamente experiente no rádio principal, o que permitiria reduzir o risco de partir o modelo ao mínimo possível.

No fundo, nem é algo de muito original, uma vez que é prática usual nos Clubes de Aviação Real haver pelo menos uma avioneta de asa alta para alugar, evitando assim que os sócios/pilotos tenham que ter dinheiro suficiente para comprar uma aeronave.

Desejo ouvir opiniões, assim como sugestões sobre o cálculo da taxa para cobrir o risco de partir o modelo.

Se obtiver por aqui uma aceitação razoável, talvez ganhe coragem de apresentar este projecto na próxima assembleia do meu clube, oferecendo-me como piloto supervisor voluntário. Estou qualificado para descolar e aterrar um Trainer ("penso eu de que"), e tenho já 2 rádios disponíveis para a actividade e o respectivo cabo Trainer (evitando assim ao clube a despesa de mais um rádio e um cabo trainer), que tenho usado exactamente para ensinar a minha namorada a voar, precisamente com um trainer destes.
O único entrave, quanto a mim, será o de que o Clube não dispõe de uma casa de arrumos na pista para guardar o Trainer e não é "politicamente correcto" que um dos sócios leve o Trainer que é propriedade do clube para sua casa.

P.S.: Peço desculpa por postar isto neste fórum e no "fórum da concorrência" mas quero abranger o máximo de pessoas possível.
RJSC
Participante frequente

Registado: 21 mar 2009, 02:21

Re: Divulgação do Hobby - Ideia para os Clubes

Mensagempor Moraes » 20 jan 2010, 04:18

Amigo,

Aceitação a ideia deve ter, embora com o passar dos tempos as coisas estejam cada vez a mudar mais rápido, as pessoas querem tudo feito, querem ir no hipermercado e comprar uma porcaria que diz ser um avião com rádio, bateria, carregador e tudo, e se meter a voar na porta de casa, estampar o brinquedo contra a parede dos vizinhos, coisas assim...

Digo isto porque sou de um tempo em que se dava muito mais "cabo treino" para o pessoal, com trainers a sério. O meu clube, desde que me lembro teve uma escola de aeromodelismo, com trainers próprios, rádios, helicopteros e tudo mais.

Portanto não é nada do outro mundo o que imaginaste, é boa ideia e já é até feito por alguns clubes, mas infelizmente, já me está a parecer coisa do passado, parece que talvez a dificuldade esteja em conseguir fazer. Ninguém quer fazer mais nada, e até acho que deverá ser difícil arranjar interessados para serem alunos...

Mas pronto, é boa ideia sim senhor, força com isso!

Abcs

Ps. Em relação a postares onde quer que queira, não tens que justificar nada amigo. É na boa e se participas aqui é porque te sentes bem, não tem mesmo que justificar nada, á sério. Não nos pomos nesta perspectiva de concorrência, não acho que tenhamos concorrência, nós somos um fórum dos aeromodelistas e para os aeromodelistas, tricas de situações passadas, são passado detrás das costas.
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Mensagempor Chispas » 20 jan 2010, 10:13

Boas.
RJSC Escreveu:... O único entrave, quanto a mim, será o de que o Clube não dispõe de uma casa de arrumos na pista para guardar o Trainer e não é "politicamente correcto" que um dos sócios leve o Trainer que é propriedade do clube para sua casa...
Acabas-te por tocar num dos pontos essenciais, nem todos os clubes têm local para guardar os modelos e respectivo material de apoio além de ter de haver uma pessoa ou pessoas responsáveis pelo material e sua manutenção.
Conheço clubes que têm modelos para essa mesma função mas existe sempre o problema do depósito do material e sua segurança. Depois pode acontecer que "amigos do alheio" levem tudo e além da despesa inicial tem o clube de voltar a adquirir o material.

Não estando os clubes muito vocacionados para ir às escolas angariar novos aeromodelistas não me parece que a despesa, tempo e esforço dispendidos sejam compensados com a adesão de novos membros. Estes têm aparecido nos clubes já com material, por vezes inadequado, mas é essa a via que tem funcionado. Não vejo outra a não ser que os clubes se comecem a associar às escolas e alguns exemplos de sucesso por cá fazem-me pensar ser essa a forma mais capaz de angariar novos praticantes.

Desculpa a resposta ser tão pessimista mas a observação do que se tem passado nos últimos anos leva-me a esta conclusão.
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Mensagempor Oliveira » 20 jan 2010, 11:11

Nós temos aqui um trainer para esse efeito e até temos onde o guardar, mas nunca foi usado, o pessoal que aqui vem, vem já com modelo para voar, ou vem pedir conselhos de como iniciar.
Depois é preciso alguém dedicado a isso (como no teu caso), mas posso te dizer que não há muita malta dedicada ao ensino e com tempo para o fazer. Eu aqui precisava de mais alguns, pois estão sempre aparecer iniciados (até tenho quem ajude, mas não tem tempo disponível de forma a não parar o ensino).
Ter um modelo dedicado ao aluguer para voar de vez em quando e com aqueles que até nem são apaixonados pela modalidade, nada vai nos vai trazer de novo, até porque quem gosta mesmo mais tarde ou mais cedo entra para o clube e compra o seu próprio material. (os outros dão uma voltinha e não voltam mais)

Os clubes ter rádio e cabo trainer, isto penso que quase todos têm (ou deveriam ter), pois quem chega de novo vai precisar de muita ajuda e tempo de quem por gosto o faz.

Não minha opinião o que faz crescer um clube é a divulgação e sua continuidade. O apoio dos sócios é vital (mas hoje em dia todos sabemos como é).
Não vale a pena querer muito e depois parar, mais vale ir devagarinho mas sempre em frente.

Quanto a fazeres isso no teu clube, vai em frente, depois logo se vê se valeu a pena!
Mas posso te dizer que os clubes normalmente usam material oferecido pelos sócios.
Oliveira
Membro do Staff

Registado: 21 dez 2008, 14:37

Mensagempor RJSC » 20 jan 2010, 12:51

Eu não tenho muito tempo, teria que ser marcado, ou quando estivesse pela pista.
Quanto ao material oferecido pelos sócios, eu pelo menos cheguei a levar uma tabela de frequências e outros também (foram sendo sucessivamente vandalizadas) mas não tenho mais poder financeiro para oferecer nada. Quando muito, posso disponibilizar os meus 2 rádios.

Depois ocorreu-me outro problema: No meu clube, haviam pessoas a dar instrução (do tipo passa o rádio de mão em mão) que não eram técnicos de aeromodelismo da FPAM, e uma vez, fizeram uma qualquer ameaça, que se iam queixar se alguém que não fosse técnico estivesse a dar instrução, ou que o seguro não seria válido...
Quando eu aprendi, quase todas as vezes que me meteram o avião no ar e aterraram, foi alguém que não era técnico da FPAM.
É com estas coisinhas que vão matando a boa vontade de quem se disponibiliza para ensinar.

Depois na minha pista há outro problema.
A maioria dos pilotos mais velhos, voa em Modo 1, e escusado será dizer que não recomendo iniciar-se em Modo 1 a ninguém (ou 3 ou 4), pois o Modo 2 é o mais similar aos controlos de uma aeronave real (a profundidade e ailerons estão na mesma manche).
A juntar ao facto de por cá agora (e na maior parte do mundo) se venderem os rádio em modo 2.
No entanto os "velhos do restelo" do Modo 1, lá conseguiram convencer um rapazinho que começou a aprender com eles a mudar o modo do rádio para 1 e fazer-lhe uma lavagem cerebral de modo a que ele agora diz: "Modo 1 é que é à Homem! Foi o primeiro!" :?
Claro que se houvesse cabo trainer, podiam-se cruzar modos...
RJSC
Participante frequente

Registado: 21 mar 2009, 02:21

Mensagempor Oliveira » 20 jan 2010, 13:29

Isso de um aeromodelista que não seja técnico não poder dar instrução, é mentira!
Qualquer modelista com a licença desportiva nacional pode dar instrução!
O técnico apenas é a pessoa reconhecida pela FPAm para assinar a papelada (modelo 8) e só ele o pode fazer. Qualquer pessoa pode ensinar, depois basta fazer um teste com o técnico para verficar aptidão.
Convém é ser o clube a designar instrutores para a aprendizagem ser de forma quarente e uniforme.
Lógico que com duplo camando é sempre preferivel, mas se não houver...

O modo é sempre o 2, que é o que está implantado em Portugal.
Oliveira
Membro do Staff

Registado: 21 dez 2008, 14:37

Voltar para Associativismo, responsabilidade, Legalidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante