Caixa quente/forno

Caixa quente/forno

Mensagempor _King_Pin_ » 14 fev 2009, 23:09

Minha nova aquisição... leia-se construção! :D
Como agora vou andar com tendência a usar epoxy's de baixa viscosidade e elevado tempo de trabalho ("pot life" e não "work time"), estas têm o lado mau de demorarem séculos a secar convenientemente, ficando assim, com a mesa de trabalho ocupada durante horas e horas...
Adicionalmente, resinas de baixa viscosidade normalmente necessitam de pós-cura a 60graus para obterem as propriedades mecânicas máximas.

Portanto lá parti para a construção!
Material:
5 placas roofmate 1250x600x30 (mm)
1 tábua pinho 1200x50x?? (mm) para garantir que tenho o chão direito, dado o chão do meu sótão ser ainda betão em bruto da placa...
rolo de Folha de aluminio
3 lâmpadas 100W e acessórios para estas

O papel do alumínio é reflectir a radiação (luz) das lâmpadas de modo a não ser o roofmate a absorver esta. Como a caixa está fechada, irá absorver a dita radiação o que estiver lá por dentro! (ou nós mal abrimos a porta :lol: é um autentico solário! :mrgreen: )

As fotos acham que falam por si.
IMG_0001 (Medium).JPG

IMG_0002.JPG

IMG_0004 (Medium).JPG

IMG_0006 (Medium).JPG

Huumm, quentinho!
IMG_0007 (Medium).JPG

E aí estão as primeiras peças! Estavam há 20horas a curar e pelo rolo que utilizei para laminar, ainda não estavam suficientemente curado para sair do vácuo.
IMG_0009 (Medium).JPG

Desliguei há pouco uma das lâmpadas dado que não tenho termostato nem ventoinha e fechei melhor a porta. O rolo de laminar que estava próximo das lâmpadas já não está pegajoso, portanto, parece que está a ter efeito. :D

Próximo passo é instalar uma ventoinha para evitar que as lâmpadas aqueçam demasiado algum local da espuma e a derretam e de seguida colocar um termostato... a ver se encontro algo barato que este mês já está a ficar pesado! :oops: Sugestões?

Essas peças se saírem bem amanhã meto fotos, eu mesmo na espectativa de ver o que sai
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
_King_Pin_
Membro do Staff

Registado: 23 dez 2008, 19:46

Re: Caixa quente/forno

Mensagempor Paulo » 14 fev 2009, 23:44

Épa plo que sei as epoxis cosidas a temperatura são substancialmente mai rapidas a curar.
Dou-te um ex: araldite de 24H das bisnagas pequenas, se levar um aquecimento na casa dos 60º junto a um aquecedor lava pouco mais de 4 horas a ficar boa para levar lixa, com a SP 106 é a mesma coisa o tempo de cura desce para 1/2 ou mesmo 1/3 tens é de incrementar na temp. só com lampadas não te safas.
Tenta arranjar maneira de adaptar um vent. com aquecimento, 500W é suficiente para o volume que tens e vais ver que dá mais resultado.
Outra hip. seria lampadas de IR, são baratas, e essas sim já dão estaleca. ;)
Paulo
Membro do Staff

Registado: 26 dez 2008, 19:47

Mensagempor Chispas » 14 fev 2009, 23:46

A "necessidade é a mãe do engenho" 8-)
Ou é ao contrário? :mrgreen:
O engenho inventou a necessidade? 8-) :D
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Mensagempor _King_Pin_ » 15 fev 2009, 00:51

Paulo, não preciso de mais para aquecer!
Só com duas das lâmpadas acesas (200W no total) quando tirei o Unilog de lá de dentro (belo improviso de termometro ein? :mrgreen: ) ele estava a registar 44.4º na parede oposta ás lâmpadas e ainda estava a subir a temperatura!
Lâmpadas incandescentes têm uma eficiência péssima como se sabe (5~10%) e estes 5~10% ainda andam para ali a serem reflectidos e parcialmente absorvidos pelo que eu puser na caixa! :D Vou começar a fazer uns assados lá dentro :lol:
_King_Pin_
Membro do Staff

Mensagempor _King_Pin_ » 15 fev 2009, 01:25

Pronto, correu bem! Só uns pequenos pormenores que eu já estava á espera de ocorrerem. Tenho de cortar os perfis e deixar uma margem de espuma cortada a direito de 1 ou 2 cm do lado do bordo de fuga. Para o mylar não empenar no lado do bordo de fuga. Como já tinha estes perfis cortados há quase um ano, ainda não têm esse pormenor... Quando for a trabalhar nas asas vou ter de meter o mylar só com poucos milimetros de folga para não ocorrer isto também.
IMG_0011 (Medium).JPG

Bordo de ataque parece estar ok! Finalmente! Kevlar colado com 3M 77 e passado a ferro para fundir a cola e esta voltar a colar com mais força. Assim não descola quando vou a meter epoxy! O Mark Drela é mesmo um porreiro tanto na aerodinâmica como na construção! :D

Pesos:
Deriva 6~7gr
Profundidade 8~9gr
(balança não mede meias gramas)
as duas juntas 15gr
Portanto, oficialmente 6.5 e 8.5gr antes de cortar os excessos.

Os planos dizem 4.5 para a deriva e 5gr para a profundidade. Estou dentro dos objectivos que tracei. Para chegar aos pesos do Drela tenho de fazer tudo com o triplo da preocupação com o peso e não me interessa isso para já. :P

Bem... devia ter metido isto num tópico novo... :oops: Logo trato do assunto.
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
_King_Pin_
Membro do Staff

Mensagempor _King_Pin_ » 16 fev 2009, 00:14

Mais um dia a trabalhar. Desta feita, duas peças levaram com o calor 5 horas. E estavam prontas! Um tubo de lastro e fibra de vidro e uns reforços numa canopy. Assim rende! :D :D
Pena que o fim de semana acabou... Lx :cry:
_King_Pin_
Membro do Staff

Mensagempor Gil » 16 fev 2009, 10:55

Bom dia,
Ó King, esse acabamento está um miminho, explica ai o precesso passo a passo pq ainda não entendi como metes o milar para fazer os bordos, nem como retiras o excesso com o papel :oops:

Abraço
Gil
Membro do Staff

Registado: 21 dez 2008, 15:03

Mensagempor _King_Pin_ » 16 fev 2009, 12:19

Ok, quando laminar as asas do SuperGee tiro fotos do processo todo que fica bem mais fácil de explicar. Desta vez não tirei porque não sabia mesmo como se comportava esta epoxy e por serem as primeiras peças com kevlar... queria que saíssem bem. ;)
Mas dado que a epoxy é óptima de trabalhar, dá para ir tirando as fotos sem estar sempre a correr.
À partida devo laminar este fim de semana que vem, desde que chegue o novo carregamento de mylar :lol:

De qualquer modo, um dos truques para começar a fazer este negócio bem é comprando o DVD do Phil Barnes "Vacuum Bagging Made Easy". E depois é passar a vida a ler os longos tópicos do SuperGee no RCGroups.

E já agora, depois de trimar e retirar excessos de epoxy, a profundidade desceu para as 6gr e a deriva manteve-se nas 6gr! :lol: :lol:
_King_Pin_
Membro do Staff

Voltar para Ferramentas e acessórios, software - Discussão

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante