Warning: Use of undefined constant STARGATE - assumed 'STARGATE' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/landin1/public_html/includes/functions_content.php on line 1369
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/session.php on line 1042: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/session.php on line 1042: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4821: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4823: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4824: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4825: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions_content.php:1369)
RcmPortugal.com • Ver Tópico - XFLR5

XFLR5

XFLR5

Mensagempor Carlos Bastos » 26 jan 2009, 10:54

:D :roll: :D :lol: Ando a fazer uma análises com o XFLR5 mas mas não consigo chegar à estabilidade lateral-direccional, apesar do programa calcular (aparentemente) parâmetros relativos a esta estabilidade. Alguém me dá uma ajuda? :roll:
C. Bastos
Carlos Bastos
Participante regular

Registado: 19 jan 2009, 10:32

Re: XFLR5

Mensagempor Gil » 26 jan 2009, 12:43

Olá,
Não lhe posso tirar a duvida mas aqui no link tem acesso a um forum sobre o programa que talvez possa ser util: http://xflr5.sourceforge.net/xflr5.htm.
Para já é ainda muita areia para o meu camião :oops: . mas aparenta ser uma exelente ferramenta.
Já agora lanço o desafio, pode fazer um resumo das capacidades deste software e quais as suas aplicações mais directas e importantes, a ver se a malta fica curiosa?

Obrigado,
Abraço
Gil
Membro do Staff

Registado: 21 dez 2008, 15:03

Mensagempor _King_Pin_ » 26 jan 2009, 13:01

Nunca utilizei o XFLR5 para tal nem o manual do programa se refere a nada relacionado a estabilidade.
Para dimensionamentos relacionados com estabilidade, utilizaria folhas de cálculo (excel).
Salvo erro arranjei neste site:

O qual é o site do clube de aeromodelismo, ao qual pertence, o Prof. Mark Drela. E daí se bem me lembro existem múltiplos links para outras boas fontes de informação/conhecimento.

De qualquer forma, dado não estar a ver encontrar nesse sitio as folhas de cálculo mais recentes, anexei um .rar com as mesmas.
São de alguma forma repetidas umas das outras apenas com diferença no tipo de cauda utilizada (V ou cruz) ou em terem como objectivo a conversão de um tipo de cauda para outro, etc.
As mesmas são da autoria do senhor Curtis Suter.
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
_King_Pin_
Membro do Staff

Registado: 23 dez 2008, 19:46

Mensagempor Chispas » 26 jan 2009, 13:24

Boas.

Eu queria ajudar :D mas... só tenho usado o Profili para os meus indoor e não me entendi bem com o XFLR5 :oops:
Não me pareceu trabalhar com os perfis que eu queria usar e como o tempo nem é muito desisti :oops:
Vou dar outra volta no bicho a ver se o percebo melhor desta vez :D
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Mensagempor Carlos Bastos » 26 jan 2009, 13:42

:roll: :lol: :roll: Recebi um fax dum orgão técnico federativo a perguntar se o XFLR5 devia ser acompanhado por esparguete ou feijão branco :!: :geek: :roll:
Bom, depende do Número de Reynolds. Se a viscosidade dinâmica for elevada e o fluído anisotrópico eu aconselho puré de batata :!: :!: :!:
Claro que agradeço ao King-Pin a informação que "postou" e vou já digerí-la.
Complementarmente informo que o XFLR5 é "free download" e existem muitos "sites" e foruns com o tema. Para quem quiser um bom tutorial indico o artigo de Francesco Meschia "Model Analysis with XFLR5" publicado no Nº 2 Vol. 25 de Fevereiro de 2008 de revista "Radio Controlled Soaring Digest".
Também sugiro "A Tutorial For XFLR5 - V1" de Martin Willner.
Desculpem a quantidade de anglicismos, o que não é comum na minha pessoa (motores de caixa rotativa..não é?, King Pin?) mas acontece que a minha cadela vai-se candidatar à Direcção da federação e anda a estudar inglês para ir às reuniões internacionais e fazer boa figura! E, claro, puxa por mim!
E que tal se este tópico constituisse um bom e efectivo lugar para as nossas melhorias na aerodinâmica e nas condições de voo dos nossos modelos?
Fica a pergunta que, acima de tudo, dado o pouco conteúdo técnico dos foruns existentes, passa a pedido.
Colaborem! A minha cadela também ajuda! :lol: :lol: :mrgreen:
C. Bastos
Carlos Bastos
Participante regular

Mensagempor Chispas » 26 jan 2009, 15:35

Chispas
Membro do Staff

Mensagempor Gil » 26 jan 2009, 15:50

Obrigado Chispas.
Estava a começar a ficar :shock: por tentar "fazer o que posso, mesmo que limitado" para depois ver que afinal a questão era de culinaria. :oops:, bolas .
:ugeek: i´am cool.
Gil
Membro do Staff

Registado: 21 dez 2008, 15:03

Mensagempor Carlos Bastos » 27 jan 2009, 14:02

:D :lol: :D Caro Gil,
Só agora é que li o seu “post”. Vou procurar, dentro de alguns dias, debitar aqui alguma coisa do pouco que sei da aplicação e utilidade do XFLR5.
Caro Chispas,
A mesma resposta. Também uso o Profili2, e tirei de lá os desenhos das nervuras para o CAL Air Cargo. O profili2 baseia-se, nos cálculos, no XFOIL que é a base do XFLR5.
Caro King-Pin,
Já dei umas voltas pelos programas que “postou”. E dei especial atenção, por me interessar muito o tema, ao “Convert Cruciform to V Tail” de “Curtis Suter”.
Há cerca de meio século admirei a cauda em V de um “Fouga Magister” a evoluir no Aeroporto de Lisboa. E apliquei caudas em V em planadores de Voo Livre. Dimensionando a semi cauda como hipotenusa do triângulo formado pelo meio estabilizador e pela deriva. Tremenda ignorância! E com esta ignorância estampei, há dois ou três anos, um “trainer” chinês em que substituí a empenagem de cauda por uma em V, calculada pitagóricamente. O modelo ficou óptimo em termos de estabilidade longitudinal mas, um dia, entrou em mergulho espiral (spiral dive) e foi um estampanço monumental, de uns 100m de altitude. Só sobrou a agulha do carburador!
Talvez caiba aqui dizer, para ser bem compreendido, que a empenagem horizontal chama-se estabilizador e costuma ter uma parte móvel a que se dá o nome de leme de profundidade. E a empenagem vertical chama-se deriva e costuma ter uma parte móvel que se chama leme de direcção.
Se construirmos uma empenagem em V, cuja projecção vertical seja igual à área da deriva, ficamos com duas derivas! Sim! Parece estranho mas a verdade é que a deriva só trabalha (produz força de sustentação lateral) quando o escoamento do ar é inclinado em relação ao eixo XX, o eixo longitudinal da fuselagem. A isto chama-se voar guinado ou, como diz a minha Cuca em “sideslip”. Deste modo, são efectivamente duas as derivas que estão a trabalhar ainda que uma delas ande, parcialmente, na esteira de turbulência provocada pela fuselagem.
Se aumentamos desmesuradamente a área da deriva de um modelo ele fica desiquilibrado em termos de estabilidade lateral, considerando que não se mexeu no diedro da asa, e facilmente entra num mergulho em espiral. Parece esquisito mas é mesmo assim.
Pois o que eu gostei muito no programa do “Curtis Suter”. É que ele determina uma cauda em V em que a projecção vertical de cada semi asa é ligeiramente superior a metade da área da deriva original. O que parece muito correcto. Já a projecção horizontal é também muito ligeiramente superior à àrea do estabilizador original. Porquê? Gostava de saber e ter acesso à teoria que está por detrás daquele cálculo.
Já agora, vou fazer a apologia da cauda em V. Já repararam que 90 e tal porcento dos bons modelos de F3B, F, J, usam cauda em V. Tem a grande vantagem de “subir” o estabilizador e desviá-lo do escoamento turbulento provocado pela asa, conhecido por “downwash”. Quieta, Cuca!. Claro que uma montagem do estabilizador em T é mais eficaz, sob o ponto de vista aerodinâmico, mas exige uma deriva robusta que transfira os esforços do estabilizador para a fuselagem. E a solução óptima, em termos de engenharia aeronáutica e aeromodelista, é a cauda em V que até reduz a superfície molhada da empenagem atenuando assim uma componente das resistências parasitas. Atenção que um modelo com cauda em V não serve para acrobacia, em especial voo invertido.
É este aspecto da estabilidade, a lateral-direccional que eu gostava de abordar com o XFLR5.
Talvez daqui a uns tempos. Bons voos, sem “spiral dive”. Larga a perna da cadeira, Cuca! :mrgreen:
CB
Carlos Bastos
Participante regular

Mensagempor Chispas » 27 jan 2009, 14:20

Boas, Carlos Bastos.

Tudo muito correcto e bem explicado :D
Mas... depois chegamos à encosta em dia de prova de F3F e vemos que o que está na berra é a cauda em , que a cauda em V já era e que a cauda em T nem lembranças deixou :mrgreen:
Será uma vantagem ou uma moda para ir vendendo modelos novos com a última descoberta? :ugeek: :mrgreen:

Bosn voos.
Chispas
P.S. Tá visto que tenho que arranjar um bicho de estimação.
Será que um gato com o seu ar meditativo serve? :P
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor Moraes » 27 jan 2009, 14:26

Bem, aprendi mais com este teu post do que em alguns anos de aeromodelismo. E digo uma coisa, mesmo eu sendo daquele tipo de aeromodelista mais prático e menos calculista, não própriamente um aeromodelista ARF, mas longe de ser um técnico como o King por exemplo, não me ocupa lugar perceber mais umas coisinhas, gostei muito de ler este bocado sobre as caudas em V.

Obrigado Carlos, e por favor, continue a nos ajudar, pois tens sumo para isso, a tornar este espaço mais rico em conteúdos técnicos, a malta agradece.

Abraços,

JM
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Próximo

Voltar para Ferramentas e acessórios, software - Discussão

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante