A asa Armin e o Peace Drone em português.

A asa Armin e o Peace Drone em português.

Mensagempor nunol » 22 jan 2012, 23:15

Saudações construtoras!! ;)

Caros companheiros de fórum, vou dar início a uma série de vídeos sobre técnicas de construção com placas de espuma de poliuretano forradas com papel dos dois lados (comercializadas em Portugal com o nome Kapa-line). São facilmente encontradas em papelarias e muito utilizadas para fazer maquetas de edifícios, passepartouts e cartazes publicitários entre muitas outras coisas.
Esta construção é muito fácil, rápida e robusta, permitindo fazer asas com perfil e fuselagens num abrir e fechar de olhos. Arriscaria dizer que qualquer aeromodelista será capaz de construir um modelo utilizando estes materiais e estas técnicas.

Neste contexto, os meus vídeos são baseados nos vídeos e no trabalho de um utilizador do youtube que dá pelo nome de ExperimentalAirlines, com quem troquei algumas mensagens obtendo autorização para reproduzir o seu projeto na língua de Camões e publicar nos fóruns lusófonos onde escrevo com alguma regularidade.

Apesar destas técnicas não serem inventadas por mim, tomei a liberdade de nalguns casos as adaptar às minhas necessidades e às dificuldades que vou encontrando no processo de construção.

Vou começar por construir uma "asa Armin". Tem este nome pois foi uma homenagem que o Ed da ExperimentalAirlines fez ao seu filho Armin.

Não me vou alongar mais com a escrita pois o vídeo deixa tudo muito mais explícito, ou pelo menos assim espero.

Até breve,
Nuno Lopes
nunol
Participante regular

Registado: 03 fev 2011, 15:02

Re: A asa Armin e o Peace Drone em português.

Mensagempor PsicoPete » 23 jan 2012, 00:18

Ei, ei e deixas-nos assim com "água na boca" e sem mais nada?! Isso é cruel! :D
PsicoPete
Participante regular

Registado: 23 mai 2011, 01:10

Mensagempor nunol » 23 jan 2012, 00:52

Não é de propósito!
Não consigo é fazer tudo de uma vez só.
Vou atualizar em breve.
Mantenham-se ligados...

Nuno Lopes
nunol
Participante regular

Mensagempor nunol » 23 jan 2012, 20:15

Boas...

Para vos manter atualizados no meu projeto, deixo-vos aqui o segundo vídeo sobre construção da asa Armin do Peace Drone português.

Espero que gostem!

nunol
Participante regular

Mensagempor PsicoPete » 23 jan 2012, 23:21

Bestial!
Uma pergunta: Há alguma razão para usares cola quente em vez de algo mais "controlável" como cola de contacto? É que para além da rapidez de secagem acho que a cola de contacto por exemplo me daria mais segurança que não ia descolar-se tudo em voo!
Para quando o próximo episódio???
PsicoPete
Participante regular

Registado: 23 mai 2011, 01:10

Mensagempor Moraes » 24 jan 2012, 00:48

E seria menos pesado com cola de contacto do que com cola quente.

Aliás, tou a evitar dizer este pensamento porque a iniciativa é muito interessante. Mas não consegui até agora perceber o porque do Kline.

É que já a anos, quando não havia deprom para venda a publico, o Kline era um material a evitar devido ao peso exagerado, hoje em dia, com o deprom facilmente acessível, não percebo porque ir pagar mais caro (acho que o kline é bem mais caro ainda pra mais) pelo kline, quando se pode usar a mesma tecnica com o deprom, mais leve e mais barato e ainda daria menos trabalho por não precisar desforrar...

Aparte disto, impec o método e registo. Só mesmo o nunol para ter a boa vontade de se fazer de actor principal da telenovela :-) eheheheheh

Abraço amigo, obrigado pela partilha!

JM
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Mensagempor nunol » 24 jan 2012, 20:42

PsicoPete Escreveu:Bestial!
Uma pergunta: Há alguma razão para usares cola quente em vez de algo mais "controlável" como cola de contacto? É que para além da rapidez de secagem acho que a cola de contacto por exemplo me daria mais segurança que não ia descolar-se tudo em voo!
Para quando o próximo episódio???

Bem, de uma forma geral dou-me bem com a "incontrolável" cola quente. A cola de contacto a utilizar neste caso concreto teria que ser amiga do poliestireno, tipo "UHU-Por".
Por experiências anteriores com cola "UHU Por" tenho a dizer que passados uns tempos com a exposição aos raios UV a cola amarelece, fica quebradiça e acaba por se esfarelar. Com a cola quente uma coisa assim só acontece se deixarmos o modelo no carro à torreira do sol, com uns 50º no interior. Aí sim há a real possibilidade de de descolar tudo em pleno voo. Já colei chapas de depron de topo com cola quente e puxei por elas para ver onde e quando se dava a rutura e nunca partiu pelo sítio da colagem.
O próximo episódio da peacedronovela está para breve.

Moraes Escreveu:E seria menos pesado com cola de contacto do que com cola quente.

Aliás, tou a evitar dizer este pensamento porque a iniciativa é muito interessante. Mas não consegui até agora perceber o porque do Kline.

É que já a anos, quando não havia deprom para venda a publico, o Kline era um material a evitar devido ao peso exagerado, hoje em dia, com o deprom facilmente acessível, não percebo porque ir pagar mais caro (acho que o kline é bem mais caro ainda pra mais) pelo kline, quando se pode usar a mesma tecnica com o deprom, mais leve e mais barato e ainda daria menos trabalho por não precisar desforrar...

Aparte disto, impec o método e registo. Só mesmo o nunol para ter a boa vontade de se fazer de actor principal da telenovela :-) eheheheheh

Abraço amigo, obrigado pela partilha!

JM

Grande Morais!!! Long time, no see... ;)

Pois, escolhi "este tipo" de kapa-line porque no início comprei foam-X e a asa que experimentei fazer saiu muuuuito pesada.
O foam-x é poliuretano por dentro e o kapa-line é poliestireno muito idêntico ao depron, ou assim pensava eu. Andei a ver com mais atenção no site da marca e verifiquei que o kapa-line é também poliuretano. :o :shock:
O foam-x tem uma camada de papel muito grossa, mas perecida com cartão duro, e o kapa-line regra geral também.
Escervi no início "este tipo" de kapa-line porque o que eu estou a utilizar não é kapa-line genuíno, eu acho.
O que eu uso tem duas camadas de papel castanho muito mais finas, tipo papel de cenário, e até é um pouco lustroso.
Ser forrado dos dois lados facilita em muito a aderência da fita-cola, dá alguma resistência estrutural extra e ajuda a fazer as curvaturas do bordo de ataque e da fuselagem.
Aquilo que eu queria mesmo era o material usado no projeto original "readi board", que se vende nos States a 1USD a placa de 20"x30". E isto dá-me vontade de rir quando numa loja me pedem 4€ por uma chapa de depron com 40cmX100cm.
Foi mais uma vez uma questão de opção pessoal e de disponibilidade de materiais no nosso mercado português.

Agora vou editar mais um vídeo da construção!

Até breve.
Nuno Lopes
nunol
Participante regular

Mensagempor nunol » 25 jan 2012, 20:21

Saudações filmadas e editadas! ;)

Amigos, aqui vos deixo o Episódio III da Peacedronovela. :lol:

Como podem verificar este tipo de construção é mesmo muito simples e fácil.
Melhor ainda, é barato. 8-)

Neste vídeo mostro como se "liberta" o aileron e como fazer uma dobradiça com alguma resistência.
Inicio também a montagem dos servos nas respetivas camas ou "slots" e dou algumas dicas quanto à sua colocação e quanto à sua posição relativamente um ao outro.

Até breve!
Nuno Lopes
nunol
Participante regular

Mensagempor nunol » 28 jan 2012, 14:52

Saudações medidas ao mm!! ;)

Para quem estiver interessado em construir um, aqui vos deixo as medidas necessárias para fazer o Peace Drone.

Especificações do FPV Peace Drone

Medidas estruturais:
envergadura (principal) - 60"= 152,4cm
envergadura (canard) - 30"= 76,2cm
corda (principal) - 7"= 17,8cm
corda (canard) - 6"= 1,2cm
CG (medido do bordo de ataque do canard ) - 14"= 35,5cm
bordo de ataque (canard) a brodo de ataque (asa) - 21"= 53,3cm
área dos estabilizadores verticais (total) - 110"*2 = 7dm*2
comprimento da fuselagem (base) - 30"= 76,2cm
comprimento total (normal) - 45"= 114,3cm
medida interna da fuselagem - 3"= 7,6cm
medida externa da fuselagem - 3,5"= 8,9cm

peso em vazio - 1100g
AUW, 1x2200mAh, FPV, CCD-1350g
AUW, 1x2200mAh, GoPro, FPV-1500g

Capacidade de Carga (com o acrescento de missão de 15" )
volume interno total - 405"*3 = 6,6 L
volume de carga - 135"*3 = 2,2 L
Carga útil - 17 Oz = 480 gr

Motorização e eletrónica:
testado com outrunner 1100kV, 250 watts, 70g
hélice 10x4.5 SF
ESC de 40A
1 a 4 baterias LiPo 3S1P de 2200mAh em paralelo
UBEC de 5A para regulação da corrente para todos os componentes

Perfil alar:
Intradorso direito com camber ao estilo Aquila, com algumas semelhanças dimensionais ao NACA 8416

Nota:
Estas medidas são as do projeto original e foram fornecidas pelo seu designer ExperimentalAirlines.
Eu fiz a asa principal com 1,40m de envergadura e a partir daí fiz todo o resto proporcional.

Até breve
Nuno Lopes
nunol
Participante regular

Mensagempor nunol » 28 jan 2012, 23:41

Saudações novélicas!! ;) :lol:

Meus caros,
Aqui fica mais um episódio (fresquinho) da Peacedronovela.

Cumprimentos
Nuno Lopes
nunol
Participante regular

Próximo

Voltar para Técnicas e dicas de construção - Discussão

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante