Contraplacado

Contraplacado

Mensagempor toamaro » 16 ago 2011, 16:27

Boas,

Por acaso alguém tem conhecimento e me sabe informar se o contraplacado que se vende no aki, acho que é de 3.6mm serve para fazer uma fuselagem para um trainer?

Obrigado

Cumpts

Bons voos
toamaro
Participante regular

Registado: 07 mar 2010, 14:54

Re: Contraplacado

Mensagempor Chispas » 16 ago 2011, 22:12

Boas.

Esse tipo de contraplacado costuma ser muito pesado, tem utilidade mas só para algumas peças que sofram grandes esforços.
O ideal para a fuselagem seria usar Liteply ou contraplacado de balsa, é bem mais leve e robusto quanto baste. Até podes fazê-lo tu e empregrar a mesma técnica para fazer placas mais duras com contraplacado fino, 1 a 1,5mm, a ensanduichar esse.
Eis mais informação:
http://www.airfieldmodels.com/informati ... lywood.htm
E onde comprar:
http://www.pombalmodel.com/v2/index.php ... ory_id=193
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Mensagempor João Faria » 16 ago 2011, 22:43

Se de alguma coisa serve a informação aproveite-a!

Um grande aeromodelista desta praça em termos de construções e reconstruções só utiliza desse (aki) contraplacado.
João Faria
Participante regular

Registado: 25 dez 2008, 21:16

Mensagempor toamaro » 17 ago 2011, 01:33

Boas,

Em tempos utilizei contraplacado liteply que adquiria na Jim modelismo ( julio Isidro) , o que agora não tenho conseguido encontrar.
Também já vi modelos com contraplacado do "Aki" e já li algumas pessoas que o fizeram, a minha duvida é mesmo o peso, não sei se abrindo buracos á volta do modelo para baixar o peso não o deixará pouco estruturado.
Por outro lado, pensei em fazer em depron ou balsa, utilizando esse mesmo contraplacado para fazer cavernas mais fortes.
Mas também não sei que espessuras utilizar desses materiais e se o modelo virá a ficar em condições de voar.

Todas as opiniões são bem vindas, a partir da discussão e da troca de ideias surge o conhecimento!

Obrigado pelas dicas

Bons voos
Abcs
toamaro
Participante regular

Mensagempor Gil » 17 ago 2011, 10:41

Bom dia,
Já construi aviões com esse contraplacado e até cx de fruta e todos voaram, porem os construídos com a técnica que o chispas indica voaram muito melhor!
Existem tecnicas para aligeirar o modelo essa dos furos por exemplo!
Qual é o trainer? envergadura? electrico ou glow?
Gil
Membro do Staff

Registado: 21 dez 2008, 15:03

Mensagempor toamaro » 17 ago 2011, 10:57

Bom dia Gil,

O modelo que vou construir é o aerostar, com 1.60 de envergadura para colocar um motor JBA .52 ( é o que tenho).lol

Há 3 semanas estava a dar instrução ao meu cunhado e distraí-me, quando me passou o comando o modelo ía a entrar pelo chão, não se aproveitou nada.

Agora arranjei um cabo para duplo comando e preciso construir um trainer.

Consegue-se mandar vir um de Espanha por 53€, mas eu gosto de construir, apesar de me ir ficar mais caro prefiro cortar e colar peças.

O problema é que n tenho conseguido encontrar material, nem as caixas da fruta já quase se encontram :lol:
toamaro
Participante regular

Mensagempor toamaro » 17 ago 2011, 16:38

Tentei o light e a resposta é que não existe stock.

Entretanto passei de manhã pelo Maxmat em Alverca e encontrei um contraplacado de 4mm quase branco que estruturalmente me parece menos pesado que o habitual, pelo menos em relação ao escuro da mesma medida parece mais leve.

Vou cortar um lado da fuselagem retirar material e verificar com quanto peso fica no final...

Mesmo que se estrague, o investimento é menor.. 6€ a placa que dá para fazer 2 aviões ..
Editado pela última vez por toamaro em 17 ago 2011, 20:15, num total de 1 vez.
toamaro
Participante regular

Mensagempor Gil » 17 ago 2011, 19:56

com essa envergadura não deves ter problemas!
Mas para construir eu ia para um modelo mais fixolas e comprava o trainer! :mrgreen:
Gil
Membro do Staff

Registado: 21 dez 2008, 15:03

Mensagempor toamaro » 17 ago 2011, 20:14

Já construi alguns em tempos, ultimamente só tenho construido parkflyers em depron.

O mais dificil que fiz foi o "FARMAN MONITOR", no final ofereci-o a um colega da Força Aérea.

Vou fazer este que é fácil para apanhar o jeito de novo. :mrgreen:

Depois logo se vê se avanço para outro mais complicado, até porque gosto de construir modelos grandes.

O que sempre quiz contruir foi o cessna Skymaster, mas nunca comecei.

Acho que o avião que me enche as medidas para construção actual é o P51.
toamaro
Participante regular

Mensagempor Chispas » 17 ago 2011, 21:39

Boas.
toamaro Escreveu: ... Entretanto passei de manhã pelo Maxmat em Alverca e encontrei um contraplacado de 4mm quase branco que estruturalmente me parece menos pesado que o habitual, pelo menos em relação ao escuro da mesma medida parece mais leve.
... Vou cortar um lado da fuselagem retirar material e verificar com quanto peso fica no final...
... Mesmo que se estrague, o investimento é menor.. 6€ a placa que dá para fazer 2 aviões ..

Pelo preço parece valer a pena, só falta saber o peso mas se os lados da fuselagem ficarem pelas 200g já vale a pena o gasto.
Quanto a zonas de maior esforço, firewall e suporte do trem p. ex., é usar esse reforçado com contraplacado de 1 a 1,5mm, e ainda dá para fazer furos para tirar peso, duvido que uma placa dessas ceda.
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Próximo

Voltar para Técnicas e dicas de construção - Discussão

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes