La Muela F3F

La Muela F3F

Mensagempor jcosta » 03 mar 2009, 09:58

Para quem não sabe, na Semana Santa, como todos os anos, há o Internacional de La Muela de F3F.

Só para dar inveja, 50 dos melhores pilotos de F3F do mundo, encostas de 300 m de altura em todas as direcções de vento, com um rendimento absolutamente fantástico, uma zona de aterragem tão grande que aterram lá avionetas, um bar no cimo da encosta para tomar café, sopa quentinha e "bocatas" com carne acabadinha de grelhar no carvão, além de umas cervejolas para descontrair...

Nos intervalos voam-se escalas de 6 metros e acrobáticos de 4 metros com mais de 11 Kg de peso.

Já estão de água na boca???

Eu vou lá estar!!!
jcosta
Participante frequente

Registado: 25 dez 2008, 15:35

Re: La Muela F3F

Mensagempor jcosta » 12 abr 2009, 09:10

E LA Muela 2009 foi, típicamente, La Muela:

Chuva, neve, granizo, frio (muito frio), vento (muito vento).

Rever todos os amigos e até fazer amigos novos, como o "pai" do Martinet, o gigante Jean Claude Tourniaire. E estava toda a gente menos, é claro, os "tugas", DOH!

Não se podia atirar uma pedra sem acertar num "fricky", como os Espanhois chamam ao Freestyler, mas o planador mais interessante presente foi sem dúvida o Martinet. Sempre com pinturas espectaculares e uma performance em voo impressionante. O Pierre Rondel mostrou-me o Extreme em voo, é interessante mas ou ele não o tinha afinado ou então não é tão bom como foi propagandeado. Mau mesmo é o Predator. A construção é péssima, só anda com mais de um Kg de lastro, dobra as asas em voo, e acho que o Alexis Marechal já está arrependido de se ter posto a fazer negócios com os chineses.
Quem ficou a ganhar foi o Remi Girard da CCM que ficou com a produção do Martinet e tem uma lista de espera de 7 meses...

Vi dois Radical com problemas graves de construção, isto num planador que custa quase 2000 euros!!!

Impressionante foi ver o Iñaki bater o record de La Muela, com 32.09s, mesmo à minha frente, o Gerardo Plaza ainda me lançou para voar na térmica do Iñaki mas ao fim de 2 percursos já se sentia o ar frio. Ainda assim, com um corte, deu 48 segundos...

Quanto a mim, a encosta Oeste revelou-se complicada, mas fui progressivamente adaptando-me à mesma e acabei por bater o Espen em duas mangas a voar o RaceM...
jcosta
Participante frequente

Mensagempor Nelsongas » 12 abr 2009, 13:37

Boa JCosta

Para os interessados aqui ficam as fotos:

http://www.flickr.com/photos/27129453@N ... 4816/show/
Nelsongas
Participante frequente

Registado: 25 dez 2008, 13:06

Mensagempor jcosta » 12 abr 2009, 17:37

Como momento "DOH!" da minha prova, quando cortei a baliza na manga em que o Iñaki fez o record, ouvi uma voz com sotaque norueguês atrás de mim a dizer "João, you must not cut the bases"...

Mas ainda gozei com o Espen porque na manga a seguir estava a fazer um voo fabuloso e foi ele a cortar a baliza.

Ah, e tive uma penalização de plano de segurança, este ano em La Muela para se ser "alguém" era preciso ter "um plano". A organização esqueceu-se que a encosta é em forma de "U" e que a posição correcta do planador quando passa em frente ao piloto ultrapassa o plano das balizas.
jcosta
Participante frequente

Mensagempor jmestre » 12 abr 2009, 21:23

Já vi as fotos e parece que esteve muito mau tempo.
A folha com os tempos mostra que houve mangas lentas, não é? Sabes em que lugar ficou o Acacia das fotos e quem o estava a voar?
jmestre
Participante regular

Registado: 08 fev 2009, 12:36

Mensagempor jcosta » 13 abr 2009, 09:19

O tempo esteve péssimo na 6ª Feira, só se voaram duas mangas e mal. O Acacia é do Iñaki Trojaola, que ficou em 39º, mas neste momento eu não confio na classificação. A dos 10 primeiros deve estar certa, no resto há erros de certeza. Pessoalmente espero pela folha de cálculo para re-fazer as contas com outro software.

Onde viste a folha com os tempos?
Editado pela última vez por jcosta em 13 abr 2009, 10:54, num total de 1 vez.
jcosta
Participante frequente

Mensagempor _King_Pin_ » 13 abr 2009, 10:26

Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
_King_Pin_
Membro do Staff

Registado: 23 dez 2008, 19:46

Mensagempor jcosta » 13 abr 2009, 10:51

Ah. essa folha é da primeira "mini-manga". Foi horrível... Ou entrava térmica ou então arrastávamos-nos pelo percurso, que foi o que me aconteceu...

Depois na outra encosta as coisas melhoraram, e nas últimas 4 mangas estive sempre acima do 30º, por isso digo que há buraco com a classificação, eu estava em 35 na 5ª manga.
jcosta
Participante frequente

Mensagempor jcosta » 16 abr 2009, 16:22

Verificando os dados da organização, há um lapso muito interessante nos meus resultados. Atribuiram-me 10 segundos a mais numa manga. Mas como ficava à frente do filho de alguém com muito peso na organização, não convinha nada... Na realidade fiquei em 37º. De qualquer forma fiquei contente com as posições por manga:

1ª (com group scoring) - 43º

2ª - 36º
3ª - 29º
4ª - 29º (e não 41º)
5ª - 28º
6ª - 25º

Ou seja, andei sempre pelo meio da tabela...
Vamos lá a ver na Sta. Iria Race... Onde os resultados são correctos.
jcosta
Participante frequente

Mensagempor jcosta » 04 jul 2010, 17:25

Engraçado, na Sta. Iria Race 2010 estava à frente de algumas "celebridades" cá do burgo e perto de apanhar outras e acrescentaram-me os mesmos 10 segundos a mais na 5ª manga.
Isto quando ouvi o tempo que fiz, o tempo que ouvi foi o que apareceu no "placard", e o organizador da prova também ouviu o meu tempo. E quando me quiseram provar que estava enganado mostraram-me a folha da 1ª manga em que de facto fiz esse tempo, tendo aliás ficado a meio da tabela porque a manga foi muito lenta...

Estou a ver que no F3F uns são filhos da mãe e outros filhos da p... Tanto em Espanha com por cá...

Mas pelo menos por cá houve vergonha, "esqueceram-se" de me avisar que iam todos almoçar para um determinado restaurante... E só se lembraram quando já estavam a almoçar...

Eu felizmente almocei bem acompanhado por amigos...

Como disse aos Espanhóis, pueden ir a tomar por c...
jcosta
Participante frequente

Próximo

Voltar para Provas ou encontros de planadores

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes