Astra Cup 2010

Astra Cup 2010

Mensagempor Rui Silva » 19 fev 2010, 02:51

Caros planadoristas,

A LIPA organiza no dia 6 de Março e no seu Campo de Voo o 1º de 3 encontros dedicados em exclusivo ao voo de competição com o motoplanador eléctrico "Astra".

Esta iniciativa surgiu do interesse de vários sócios na aquisição deste modelo e daí para um troféu em que o único factor deverá ser a performance do piloto.

Iremos também admitir a utilização do altímetro limitador (com corte aos 200m) em alternativa à limitação de potência a 150W, em qualquer dos casos o limite do tempo motor é de 30 segundos.

Continuamos com as bifanas do costume pelo meio, para quem quiser regadas a tintol que o tempo está frio...

Esperando pela v/ participação,

Rui Silva
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Rui Silva
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Re: Astra Cup 2010

Mensagempor Nelsongas » 20 fev 2010, 00:20

Caro Rui Silva

Em primeiro lugar queria congratulá-lo por estar a organizar uma prova, em que é permitido a estrada de altímetros. Julgo que é um bom passo para se iniciar a organização das provas dos 200m que tanta polémica teve o ano passado.

Da leitura do regulamento, fiquei com algumas dúvidas, para além da dúvida base- "porque é que na LIPA, só os ASTRAS podem usar altimetro?"- já aqui colocada por alguém. Fiquei com mais duas questões que gostaria que me esclarecesse a mim e a todos, pois podem existir dúvidas:

1-Porquê 150w-30s ou 200m-30s?

O Rui ou alguém fez algum teste e concluíram esses parâmetros?
Com 150w e 30s os modelos ficam a 200m?
Como sabe, os "fundamentalistas" dos 200w em Inglaterra do famoso Bartletts Leaque, fizeram (e julgo que sem grande rigor) outra conversão que foi 200w/kg em 22 segundos ou então os 200m em 30 segundo.
Julgo que era importante esclarecer este ponto para os possíveis interessados em participar perceberem os fundamentos técnicos que sustentem esta decisão ou então perceber o que dá mais vantagem, para atingir maior altitude no lançamento.


2- Ponto 3b) e 3c) do regulamento.

Os modelos que concorram em modalidade 200m, ou sejam levem altímetro, também se aplica o ponto 3b e 3c?
Se sim, qual a razão, visto o carregamento das baterias não ter influência directa na altitude máxima de lançamento com altímetro.

Agradeço desde já a sua atenção.

Cumprimentos

Nelsongas
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Re: Astra Cup 2010

Mensagempor Rui Silva » 20 fev 2010, 07:42

Caro Nelson,

1- No final da "temporada" de 2009 a Direcção da LIPA fez uma consulta aos sócios que tinham participado nos encontros de 2008 e 2009 de motoplanadores eléctricos acerca do que pretendiam para 2010, se manter as regras "200W/kg" ou mudar para as "200m", a maioria dos sócios foi a favor de manter as regras "200W/kg" e como tal a Direcção inscreveu no Calendário Desportivo Nacional três Encontros que apenas vão usar as regras referidas, sem alteração do Regulamento 200W/kg usado em 2009.
A "Astra Cup 2010" não foi inscrita (deliberadamente) no CDN e foi aceite pela Direcção que permitir a utilização do altímetro limitador neste troféu de clube seria uma maneira de os sócios que não se deslocam às provas de "200m" e que como tal não tem experiência directa da utilização do limitador de melhor poderem julgar das vantagens e desvantagens desta opção, até por que esta foi a principal das dúvidas posta por alguns dos sócios que votaram.
2- Os critérios "limitadores" são os racionais, 200m e 30s porque pretendemos experimentar ou demonstrar estas regras e 150W porque o peso nominal do modelo (segundo dados do fabricante) varia entre os 650 e 750 grama, tomando este último valor teremos pelo ratio 200W/kg os tais 150W de potência máxima.
Qual o ganho de altura com os 150W? Não sei, o meu Astra ainda não está pronto para poder verificar com o altímetro, de qualquer modo e como a motorização é livre creio que haverá variação significativa no ganho de altura com os tais 150W, já temos brushless in e outrunner, com e sem reductora, pack 2 e 3s. Se se verificar que os 150W "em média" resultam num ganho de altura significativamente superior ou inferior aos 200m iremos ajustar o limite de potência de acordo nos 2 encontros seguintes.
Quanto aos critérios da Bartletts League não lhe posso responder, não tenho qualquer informação além daquela que é anunciada nos fora eSoaring e FlyQuiet.
3- Os pontos referidos acerca da carga da bateria aplicam-se também a quem utilizar o altímetro limitador, imagine a dificuldade da organização andar a controlar quem podia carregar baterias antes da manga 2 estar completa conforme utilizasse ou não 150W ou 200m. É apenas um aspecto organizativo e não técnico mas também qual é a dificuldade do modelo em opção "200m" ter as baterias carregadas para fazer as duas primeiras mangas?

Por último, esta "Astra Cup 2010" é um evento para todos se divertirem com a comparação directa dos "kits de unhas" dos concorrentes, sem os vilipendiados "modelos milionários" ou "barcos voadores" e muita bifana, tintol e cervejola à mistura. Quem tiver um Astra que apareça que será bem vindo.

Bons voos,

Rui Silva
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Re: Astra Cup 2010

Mensagempor Rui Silva » 27 fev 2010, 05:00

Caros motoplanadoristas,

Devido à meteo prevista e ao estado do Campo de Voo da LIPA decidimos adiar o 1º Encontro da Astra Cup 2010 para 14 de Março (domingo). Em anexo estão a Ficha de Inscrição e Regulamento corrigidos quanto às datas.

Bons voos,

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Alteração potência máxima na Astra Cup 2010

Mensagempor Rui Silva » 09 mar 2010, 15:31

Caros motoplanadoristas,

O meu Astra ficou pronto na semana passada e pude fazer alguns testes com o altímetro-limitador (apenas na função de registro), na passada quinta com um hélice 10x6 e com 141,1W e hoje com um hélice 12x6,5 a "puxar" 176,6W. Acontece que com os 141,1W o modelo ao fim dos 30 segundos regulamentares pouco acima ficava dos 142m e o que se pretende é após 30s quer seja por limitação de potência máxima quer seja utilizando o altímetro-limitador (a minha escolha em prova) os Astras fiquem aproximadamente a 200m de altura.

Como podem ver pelo registro do altímetro agora (com os 176,6W) o modelo chega aos aproximadamente aos 200m em 30 segundos, gostaria de fazer testes com outros Astra equipados com outros motores e baterias 3s (o meu está equipado com um inrunner com redutora e bateria 2s) mas o tempo escasseia e urge modificar o regulamento particular desta prova de clube de modo a respeitar o objectivo de igualdade no ganho de altura, assim fica alterado o limite máximo de potência para 180W no 1º Encontro Astra Cup 2010.

Aguardando as v/ inscrições,

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Re: Astra Cup 2010

Mensagempor Rui Silva » 14 mar 2010, 20:52

Caros motoplanadoristas,

Devido à falta de concorrentes (apenas haviam 3) fica adiado sine die o 1º Encontro "Astra Cup" 2010.

Com os treinos na sexta e no sábado partiu-se material e hoje que a meteo até permitia a prova faltavam os Astras...!

Bons voos,

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Re: Astra Cup 2010

Mensagempor Rui Silva » 27 mar 2010, 21:59

Caros motoplanadoristas,

Fica adiado o 1º Encontro "Astra Cup" 2010 para a data do 2º Encontro (15 de Maio), assim faremos 2 X 5 mangas e dois Encontros num só dia.

Bons voos,

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Re: Astra Cup 2010

Mensagempor Rui Silva » 28 abr 2010, 12:45

Caros motoplanadoristas,

Devido a obrigações do Calendário Desportivo Nacional fica marcado o Encontro "Astra Cup" 2010 para sábado 8 de Maio, note-se que iremos tentar realizar 2 X 5 mangas (com pontuações independentes) de modo a realizar 2 encontros nesta data, dado que o 1º Encontro já foi adiado por duas vezes.

Aguardando as v/ inscrições,

P'la Direcção da LIPA,

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Re: Astra Cup 2010

Mensagempor Rui Silva » 09 mai 2010, 19:35

Caros motoplanadoristas,

Podem ver uma breve reportagem sobre o 1º Encontro "Astra Cup" em:

http://sites.google.com/site/f5jportuga ... -8-de-maio

Bons voos,

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