Que combustível usar?

Que combustível usar?

Mensagempor heliop » 08 set 2009, 00:41

Boas,

Criei este tópico para discussão das particularidades de um combustível para helicóptero. Aproveitarei para enunciar os componentes básicos de um combustível e sua utilidade.

Para tornar mais interessante e até, eventualmente, contrariar algum senso comum, gostava que dissessem o seguinte sobre o combustível que usam:

- Marca
- O que mais gostam (no próprio combustível ou desempenho da máquina com o mesmo)
- O que menos gostam (no próprio combustível ou desempenho da máquina com o mesmo)
- Preço € / L
- Onde compram

Eu farei o mesmo... A seguir ;)
heliop
Participante regular

Registado: 31 dez 2008, 00:34

Re: Que combustível usar?

Mensagempor Moraes » 08 set 2009, 23:07

Oi Hélio,

Boa ideia, sempre é interessante deixar umas dicas, ouvir as opiniões e validar se aquilo que acreditamos é o senso comum ou se até podemos estar enganados... fica sempre a informação para a malta que inicia.

Portanto a minha opinião é de que os helis à combustão são bichos que puxam muito pelo motorzeco glow, pelo que necessitam, mais do que nos motor dos aviões onde o esforço é muito menor, de um bom combustível.

Para mim o que indica um bom combustível para heli?

Um combustível que eu possa me fiar, que tenha um bom lubrificante (preferencialmente sintético porque o rícino deixa muita goma) e que tenha um teor de nitrometano suficiente para fazer uma boa oxigenação da mistura e consequente redução da temperatura de funcionamento do motor.

Enquanto que nos aviões, eu que até "sou forreta", uso uns combustíveis "menos famosos" (mas não uso porcarias, combustíveis da treta tipo o Roga que queimou vários motores na Siderurgia, estes eu não uso) mas dizia, enquanto que nos aviões eu sou capaz de usar uns combustíveis menos "elaborados", nos helis eu só uso combustíveis de confiança.

No meu caso, como vôo muito pouco e não estou para ter o trabalho de fazer, eu compro combustíveis prontos mas no quesito confiança, acho que o combustível feito por nós é sem dúvida o melhor que pode haver (e se conseguirmos comprar nitro e óleo do bom a bom preço, o critério preço também se torna favorável). Mas eu não os faço e compro pronto.

Eu uso Cool Power (que também uso para os meus melhores aviões (os 4 tempos e os de competições) ou Wildcat. Para os helis que eu tenho uso 15% nitro e costumo comprar (com pouquíssima regularidade porque tenho voado pouco) no Vilela, na Aerokit e com um amigo próximo que fazia comércio de material de aeromodelismo mas deixou-se disso mas ainda me arranja algumas coisitas)

O que mais gosto, é de me sentir confiante que estou a tratar bem os meus motores (e é subjectivo), é sobretudo ter pouco trabalho a afinar os motores, não os ver a aquecer demasiado e responder sempre bem ao contrário de quando usei outros combustíveis 5% de avião...

O que menos gosto, é do preço e do receio de a qualidade um dia já não ser a mesma e eu descobrir pela pior via...

Preço não cito porque já estou desactualizado, a última vez que comprei foi a muito tempo.

São os meus dois cêntimos sobre o tema.

Abraços
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Mensagempor Oliveira » 09 set 2009, 12:10

O que eu posso dizer sobre o combustivel é o seguinte:
Em qualquer motor devemos usar sempre bons lubrificantes, pois a durabilidade e performance do mesmo está principalmente nesse factor (lubrificação). De resto, o nitro e etc. são secundários e dependendo do que queremos tirar do motor.
Eu nos aviões uso dois combustiveis, um é o GX5 da Model Technics (5%), para os motores dois tempos tipo 46 usados nos trainers, o outro é o Irvine 5% (oleo clots), também da mesma marca. Este último é usado nos 4T e nos helis, juntando-lhe cerca de 2% de oleo Racing M da Shell serve para os 4T e 2T.
Até hoje nunca tive problema com estes dois combustiveis, muito embora tenha usado mais a formula Irvine por me garantir uma melhor performance, para além de deixar o relanti mais certo.
(Só para que conste) o meu primeiro 46 2T ainda voa num trainer da secção.

O preço do GX5 são 25€ (5 litros).
O Ervine são 30, ou 35€ (não tenho certeza) (5 litros).

Abraço
Oliveira
Oliveira
Membro do Staff

Registado: 21 dez 2008, 14:37

Mensagempor heliop » 11 set 2009, 01:44

Olibas e Moraes,

Obrigado pelo feedback.

Back to basics e juntando alguns pontos já referidos atrás:

Para que a explosão/ combustão se dê, precisamos de energia + combustível + comburente ("ar"). Num motor com partes móveis, é necessário óleo para lubrificação e protecção das peças. E, já agora, aditivos para melhorarem o desempenho (anti-espuma, lavadores, nitrometano, etc).

Análise dos componentes do combustível e seu efeito:
Combustível: Metanol (alcóol não proveniente do petróleo)

Óleo: Além da lubrificação, contribui para a absorção (poder capacitivo térmico) e dissipação do calor. Quanto maior a viscosidade, melhor os 2 efeitos referidos. Um balanço correcto entre a viscosidade e % de óleo e fundamental. Contribui para a protecção à corrosão de partes metálicas e ajuda a selar o êmbolo no cilindro (logo, contribui para melhorar a compressão).

Aditivos
Nitrometano: O ar admitido no motor não é suficiente para se ligar a todas as moléculas do combustível. Logo, perde-se poder de combustão = potência. O nitrometano tem a capacidade de se ligar melhor que o ar com as moléculas do combustível, aumentando o nível de potência de forma proporcional à sua %. Esta característica contribui para uma maior "imunidade" ao impacto das alterações climatéricas sobre a combustão e afinação dos motores. Quanto maior a percentagem, melhor, menos fico dependente do factor externo, o ar (temperatura, humidade).

Restantes: Melhorar o desempenho do combustível (difusão das partículas, limpeza/ lavagem, espuma, etc)

A qualidade e % dos componentes são críticas para a obtenção do combustível ideal.

Nos helicópteros, como muito bem dito, os motores são sujeitos a maiores e mais intensos esforços. Logo, o combustível tem de responder a solicitações superiores (capacidade de resposta em potência e especialmente, em binário, arrefecimento por via do modelo não ter o auxílio da ventilação pela deslocação do mesmo (ao contrário dos aviões).

No meu caso, tentei escolher um bom combustível, adequado ao meu tipo de vôo de eleição (F3C), estável e fácil e adquirir. E, utilizo sempre o mesmo para os meus helicópteros a combustão (90 e 50).

Uso WildCat Helimix 15% que se pode encontrar em alguns sítios em Portugal (Por ex: Aerokit (http://www.aerokit.net/store); através do conhecido José Tojeira).

1gal (3,78L) custa €27,50.

Este fim-de-semana, vou testar o Optifuel 20% nitro com 20% óleo. Pretendo avaliar a resposta dos meus 2 helicópteros a nitro (Trex700N 90 e ElyQ Vision Ultimate 50) e medição de temperatura para o mesmo estilo de vôo. Farei um tópico à parte para partilhar os resultados.

Este Optifuel, foi recentemente, introduzido em Portugal pelo Celestino Clemente / JetCat Portugal (http://jetcatportugal.com/site/Combustivel.html).

O 5L de Optifuel 20% nitro com 20% óleo custa €35. Dá quase o mesmo preço que o WildCat Helimix 15%, mas, com +5% de nitro.
heliop
Participante regular

Mensagempor ztxnew » 11 set 2009, 22:10

Há uma outra propriedade do Nitrometano.
Como foi dito (escrito), o nitro aumenta a potência já que ao dar-se a explosão, são em maior numero as moleculas de combustível que encontram meio combustor que lhes permita uma explosão "mais completa". Esta explosão "mais completa" vai gerar um maior volume de gás e assim a pressão sobre o embolo (pistão) é também maior.
Mas isto traria um grande problema á durabilidade dos motores não fosse uma outra fantástica propriedade do nitro. É que este aditivo também diminui a temperatura de explosão, e só assim se conseguem pressões maiores sem aumentar exponencialmente as temperaturas.
Assim, e como muito bem foi dito, o nitro melhora a combustão (explosão), aumentando a potência á custa do aumento de volume dos gases, e permite que estes não aqueçam de forma a danificar irremediavelmente os motores.

Abraços,
ztxnew
Membro do Staff

Registado: 25 dez 2008, 19:12

Mensagempor Oliveira » 11 set 2009, 22:46

A lembrar também que o nitro adianta o flash point e como tal, quanto maior a % de nitro mais fria deverá ser a vela (uma vela quente de mais nota-se bem quando o motor arranca ao contrário).
Também se deverá aumentar ou diminuir a camara de compressão conforme a % (mais nitro aumentar a camara, menos nitro diminuir).

Abraços
Oliveira
Oliveira
Membro do Staff

Registado: 21 dez 2008, 14:37

Mensagempor heliop » 12 set 2009, 00:51

Ora aqui estão mais umas coisas que aprendi.

Aproveito para acrescentar um ponto importante: Não é obrigatório usar nitro. Inclusivé, alguns motores sem segmento "gostam" mais de rodar sem o dito. A ROSSI (não confundir com NovaRossi) é o exemplo de uma marca de motores que roda sem nitro.

Agora, quem quiser escolher o seu combustível pode fazê-lo com maior propriedade e, sabendo a influência de cada componente.
heliop
Participante regular

Mensagempor heliop » 15 set 2009, 00:02

Uma questão de algibeira... Sobre fabrico caseiro :D

Os componentes base encontro facilmente: Nitrometano, metanol, óleo sintético ou de rícino. Hum... Então e o resto?

Anti-espuma, anti-corrosão, colorante, etc?
heliop
Participante regular

Mensagempor _King_Pin_ » 15 set 2009, 00:33

Supostamente o que evita a corrosão num motor é o próprio óleo aliado à sua função de lubrificação e no caso destes motores, também serve para arrefecimento. Outros aditivos "anti-corrosão" serão certamente da familia do petróleo/óleo, presumo?
O problema do nitro ser corrosivo é resolvido logo à partida pelas marcas não utilizando ligas mais susceptiveis a tal problema na presença dele, ou pelo simples aviso para não se usar nitro, como fazia a MVVS.

Anti-espuma com os depósitos xpto dos helis faz grande falta ou diferença?

Para mim, aditivos, é o que faz com que se peça por um combustível mais do que ele deveria custar. São excelentes como propaganda para atrair clientes. Melhoram, mas não indispensáveis ao correcto funcionamento de motores.
Isto é a minha opinião.

Ainda voltando ao anti-corrosão, se o óleo after-run for solúvel no combustível, uma pequena percentagem deste servirá como anti-corrosão, ou não fosse esse mesmo o propósito deste óleo. No final de contas isso acabará por tirar desempenho ao motor (menor percentagem de combustível) quando basta coloca-lo como o próprio nome indica, no final da utilização, para prevenir corrosão no interior do motor.
_King_Pin_
Membro do Staff

Registado: 23 dez 2008, 19:46

Mensagempor Paulo » 15 set 2009, 09:41

heliop Escreveu:Uma questão de algibeira... Sobre fabrico caseiro :D

Os componentes base encontro facilmente: Nitrometano, metanol, óleo sintético ou de rícino. Hum... Então e o resto?

Anti-espuma, anti-corrosão, colorante, etc?

-Anti-corrosão- Concordo com o _King_Pin_

-Colorante- No caso de se usar oleo sint., já dá uma boa coloração, no meu caso avermelhada.

-Anti-espuma- Uma spreizada de cockpit-spray para dentro do bidom do combustivel e digam adeus ás bolhinhas, arcaico mas funciona.
Paulo
Membro do Staff

Registado: 26 dez 2008, 19:47

Próximo

Voltar para Helicopteros à combustão - Dúvidas - Iniciação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante