Olibas e
Moraes,
Obrigado pelo feedback.
Back to basics e juntando alguns pontos já referidos atrás:
Para que a explosão/ combustão se dê, precisamos de energia + combustível + comburente ("ar"). Num motor com partes móveis, é necessário óleo para lubrificação e protecção das peças. E, já agora, aditivos para melhorarem o desempenho (anti-espuma, lavadores, nitrometano, etc).
Análise dos componentes do combustível e seu efeito:
Combustível: Metanol (alcóol não proveniente do petróleo)
Óleo: Além da lubrificação, contribui para a absorção (poder capacitivo térmico) e dissipação do calor. Quanto maior a viscosidade, melhor os 2 efeitos referidos. Um balanço correcto entre a viscosidade e % de óleo e fundamental. Contribui para a protecção à corrosão de partes metálicas e ajuda a selar o êmbolo no cilindro (logo, contribui para melhorar a compressão).
Aditivos
Nitrometano: O ar admitido no motor não é suficiente para se ligar a todas as moléculas do combustível. Logo, perde-se poder de combustão = potência. O nitrometano tem a capacidade de se ligar melhor que o ar com as moléculas do combustível, aumentando o nível de potência de forma proporcional à sua %. Esta característica contribui para uma maior "imunidade" ao impacto das alterações climatéricas sobre a combustão e afinação dos motores. Quanto maior a percentagem, melhor, menos fico dependente do factor externo, o ar (temperatura, humidade).
Restantes: Melhorar o desempenho do combustível (difusão das partículas, limpeza/ lavagem, espuma, etc)
A qualidade e % dos componentes são críticas para a obtenção do combustível ideal.
Nos helicópteros, como muito bem dito, os motores são sujeitos a maiores e mais intensos esforços. Logo, o combustível tem de responder a solicitações superiores (capacidade de resposta em potência e especialmente, em binário, arrefecimento por via do modelo não ter o auxílio da ventilação pela deslocação do mesmo (ao contrário dos aviões).
No meu caso, tentei escolher um bom combustível, adequado ao meu tipo de vôo de eleição (F3C), estável e fácil e adquirir. E, utilizo sempre o mesmo para os meus helicópteros a combustão (90 e 50).
Uso WildCat Helimix 15% que se pode encontrar em alguns sítios em Portugal (Por ex: Aerokit (
http://www.aerokit.net/store); através do conhecido José Tojeira).
1gal (3,78L) custa €27,50.
Este fim-de-semana, vou testar o Optifuel 20% nitro com 20% óleo. Pretendo avaliar a resposta dos meus 2 helicópteros a nitro (Trex700N 90 e ElyQ Vision Ultimate 50) e medição de temperatura para o mesmo estilo de vôo. Farei um tópico à parte para partilhar os resultados.
Este Optifuel, foi recentemente, introduzido em Portugal pelo Celestino Clemente / JetCat Portugal (
http://jetcatportugal.com/site/Combustivel.html).
O 5L de Optifuel 20% nitro com 20% óleo custa €35. Dá quase o mesmo preço que o WildCat Helimix 15%, mas, com +5% de nitro.