Que combustível usar?

Re: Que combustível usar?

Mensagempor Oliveira » 15 set 2009, 11:52

Isso dos corantes e conservantes não me diz nada, só faz mal à barriga. :lol:

Fora a brincadeira, já vi em qualquer lado que o Nitro não é corrosivo, pois foram efectuados testes que provam isso mesmo (deixaram peças metalicas banhadas em nitro durante muito tempo e as mesmas não apresentaram qualquer sinal de corrosão). (não me lembro onde vi isto)
É abrir o motor quando novo e verificar se os rolamentos e cambota apresentam algum sinal de corrosão, pois provavelmente um motor que mais tarde apresente corrosão já a tinha em novo. (já me aconteceu ter um rolamento novo com corrosão)

De resto estou como o King (é para vender mais) 8-)

Abraço
Oliveira
Oliveira
Membro do Staff

Registado: 21 dez 2008, 14:37

Mensagempor heliop » 15 set 2009, 23:47

Ora no sentido geral, também concordo com a tese que podemos ir buscar as características complementares ao óleo... Se for sintético e para motores de explosão. O óleo de rícino não tem estes componentes extra.

No entanto, há alguns equívocos:

- Anti-corrosão: Uma coisa é o nitro à temperatura ambiente, outra é em ciclos de picos 140ºc a 90ºc em arrefecimento... Um bom óleo vai efectivamente tratar do assunto, mesmo sem uso prolongado, queimando o resto do combustível no último vôo antes de ir para a prateleira 8-)

- Anti-espuma: Um helicóptero é uma máquina de vibrações. As esponjas no depósito principal ou, uso de depósito auxiliar eliminam a espuma até à saída do depósito. Contudo, esta propriedade serve para evitar a "injecção" do combustível com espuma, com importante impacto na qualidade da mistura com o ar, logo, na combustão.

- Outros: corantes, anti-fumo, etc. MARKETING :D

E agora, uma provocação: Não seria um espectáculo termos um combustível fabricado em Portugal adequado às características do nosso clima e sem taxa de importação / custos de transporte que tanto nos penalizam?!
heliop
Participante regular

Registado: 31 dez 2008, 00:34

Mensagempor Oliveira » 16 set 2009, 13:24

Antigamente só se usava Rícino e no entanto ainda há motores desses a trabalhar, por isso, acho que se perde muito dinheiro e tempo a pensar em coisas que na realidade não vemos ou não temos necessidade.
Lógico que o sintético, essas cenas da anti-espuma e etc., em certas circunstâncias é o melhor, mas penso que será mais nas competições, onde se quer o melhor resultado possível, fora desta aérea é o que eu penso a cima.

Quanto haver um combustível Nacional: Hummm… não sei não, só de pensar que o Português quer ficar rico de uma assentada só… :|
Provavelmente fazia-o barato e vendia caro. :lol:
Depois, ainda tinha de concorrer com os que estão no mercado onde a malta já deposita alguma confiança e meter na cabeça de um Português que o Nacional é que é bom… :lol: :lol: :lol:

Mas sim, era bom termos um produto Nacional. 8-)
Oliveira
Membro do Staff

Mensagempor heliop » 19 set 2009, 00:16

Há motores que funcionam a bio-diesel e outros não... O segredo do bom combustível é ser possível utilizá-lo em qualquer motor, em qualquer clima, garantindo um bom desempenho e durabilidade do motor. E isto não se consegue com uma fórmula simples de %'s e 3 componentes básicos.

Em Portugal, uma solução simples funciona pelo clima ameno. Em países de climas extremos, tal não acontecerá sem grandes dores de cabeça nas afinações.

No caso dos helicópteros em que os motores rodam sempre em esforço constante, com média elevada, o combustível é um componente a cuidar com muita atenção. A bem do desempenho e durabilidade.

Quanto à produção nacional de combustíveis, se fosse feito pela GALP, o presságio do oliveira era garantido :lol:
heliop
Participante regular

Registado: 31 dez 2008, 00:34

Mensagempor Oliveira » 19 set 2009, 21:32

Pois! :twisted:
Principalmente se for a Galp! :mrgreen:
Oliveira
Membro do Staff

Anterior

Voltar para Helicopteros à combustão - Dúvidas - Iniciação