O fascinante multicopter

O fascinante multicopter

Mensagempor CMonteiro » 17 jun 2011, 00:05

Este é o meu primeiro post. Estou mesmo a zero.
Simplesmente fascinado por máquinas como o microcopter.
Gostaria por começar a construir, talvez um quadcopter electrico. Mas pelo que tenho lido, o caminho é longo e requer conhecimentos que decerto não tenho.
Penso que as minhas capacidades pessoais me permitiriam construir um frame sofisticado. Imitar mesmo os mais sofisticados que por aí vejo. Experimentar processos construtivos e materiais.
Mas de electrónica, ... nada.
E aqui fica a pergunta 1: já que aquele brinquedo AR drone parrot parece tão facil,
não seria possivel construir qualquer coisa a sério e ir buscar toda a parte electrónica já feita, a um modelo vendido pronto a voar, como o tal ARdrone parrot?
Segunda pergunta:
Com vista à construção do quadcopter, será possivel construir um, apenas com um sistema de pilotagem, e mais tarde instalar o sistema first man view (será este o nome?)?
E mais tarde instalar um suporte de camara de fotografia ou video? Em etapas sucessivas?
Que modelos deveria procurar, com lista de peças, motores etc?
Obrigado a todos
CMonteiro
CMonteiro
Membro com baixo nível de participação

Registado: 12 jun 2011, 00:36

Re: O fascinante multicopter

Mensagempor Mistic » 17 jun 2011, 10:27

Bom Dia

Vamos la ver se o consigo ajudar.

CMonteiro Escreveu:E aqui fica a pergunta 1: já que aquele brinquedo AR drone parrot parece tão facil,
não seria possivel construir qualquer coisa a sério e ir buscar toda a parte electrónica já feita.CMonteiro

Pode sempre construir um frame para o seu quadcoptero e comprar a electronica já feita.... Existem varias opções para isso, se nao tem qualquer conhecimento sobre electronica ate a conselho que arranje a electronica dele ja pronta, uma boa opção é comprar um placa "home made" que usa sensores da wii para o seu projecto, vai encontrar isso facilmente pelo forum é questão de procurar.

um exemplo de uma placa (pcb) feita por mim que usa o arduino mini pro mais sensores da wii:

Imagem

CMonteiro Escreveu:Segunda pergunta:
Com vista à construção do quadcopter, será possivel construir um, apenas com um sistema de pilotagem, e mais tarde instalar o sistema first man view (será este o nome?)?
E mais tarde instalar um suporte de camara de fotografia ou video? Em etapas sucessivas? CMonteiro

Sim consegues construir primeiro o quadcoptero para voar, quando diz sistema de pilotagem penso que fala de voa na 3ª pessoa caso o seja sim isso é possivel e se nao tem qualquer experiência com quadcopteros é por aqui que deve começar e sim depois mais tarde consegue adapta-lo com camaras para usar com First person view mais conhecido com FPV em português traduz-se como video na primeira pessoa...

CMonteiro Escreveu:Que modelos deveria procurar, com lista de peças, motores etc?
Obrigado a todos
CMonteiro

Aqui a coisa ja complica porque existem montes de possibilidades... Primeiro será necessário saber se vai ser usado em FPV ou nao... Porque os motores etc. dependem do peso...

Se tem em vista entrar em FPV os motores deverão ser entre 700 a 1000kv para uma boa estabilidade... acima disso pode ter problemas.

Um aviso... Se por acaso não tem qualquer experiência em aeromodelismo não aconselho começar com um quadcopter tente primeiro procurar um clube indique a sua área de residência para o reencaminharmos e assim poderá aprender a voar na 3ª pessoa um bom modelo de asa alta (trainer) e depois passar para voos mais avançados...

Cumprimentos.
Mistic
Participante frequente

Registado: 02 jun 2011, 14:05

Mensagempor CMonteiro » 18 jun 2011, 00:11

Obrigado pela sua rwesposta pronta.
Vou investigar os kits que há à venda por aí. O Mikrokopter é comercializado em kit e dispõe de peças avulso. Pelo menos em sites americanos. A partir daí vou estudar a lista de componentes e depois pedirei conselho sobre eventuais alternativas ao que eles vendem.
Começarei por comprar os motores e os helices para ter uma melhor ideia de escala ao construir o frame. Por acaso aparece aqui no forum, nesta secção uma estrutura muito curiosa, num post com o título "como chamar a isto". Gostaria de fazer algo no género.
Quanto ao treino, eu sei que é dificil, mas se isto ajuda, já tenho umas horas de flight simulater em helicopteros (a mania já vem de alguns anos atrás). Portanto sei que é dificil.
Quanto à localização, moro em Vila Nova de Gaia. Haverá clubes e contactos por aqui proximo?
Mais uma vez, obrigado pelos seus esclarecimentos
CMonteiro
CMonteiro
Membro com baixo nível de participação

Registado: 12 jun 2011, 00:36

Mensagempor Mistic » 18 jun 2011, 00:38

CMonteiro Escreveu:Obrigado pela sua rwesposta pronta.
Vou investigar os kits que há à venda por aí. O Mikrokopter é comercializado em kit e dispõe de peças avulso. Pelo menos em sites americanos. A partir daí vou estudar a lista de componentes e depois pedirei conselho sobre eventuais alternativas ao que eles vendem.
Começarei por comprar os motores e os helices para ter uma melhor ideia de escala ao construir o frame. Por acaso aparece aqui no forum, nesta secção uma estrutura muito curiosa, num post com o título "como chamar a isto". Gostaria de fazer algo no género.
Quanto ao treino, eu sei que é dificil, mas se isto ajuda, já tenho umas horas de flight simulater em helicopteros (a mania já vem de alguns anos atrás). Portanto sei que é dificil.
Quanto à localização, moro em Vila Nova de Gaia. Haverá clubes e contactos por aqui proximo?
Mais uma vez, obrigado pelos seus esclarecimentos
CMonteiro

Ja existe aqui no forum um topico que fala do que voce pretende... aqui:

viewtopic.php?f=16&t=1688

Pare entrar num clube pode sempre contactar o Clube de aeromodelismo de Campo Valongo...

aqui fica o site:
http://www.cmvc.pt/geral/?q=node/11

È o clube a que vou pertencer a partir de domingo se tudo correr como previsto... Apareça por la...

Cumprimentos
Mistic
Participante frequente

Registado: 02 jun 2011, 14:05

Mensagempor lipus » 29 nov 2011, 01:00

boas CMonteiro,

eu também me estou a iniciar em multicopteros, ainda ando a destruir o meu 450, mas já comecei a adquirir material para o próximo projecto que irei abrir por aqui uma thread para a montagem/construção.

para já ainda só encomendei isto do ebay

ImagemUSB Loader USBasp Programmer + KK multicopter Board + receiver cable

ImagemPower/ESC speed controller Board For KK Board Hexacopter X8copter W/plug cable

ImagemX550 KK MK Multi-Copter folding KIT 4-axis Nylon plate&metal Quadcopter Xcopter

mas já obtive bons conselhos no restante material a adquirir (este também se deveu a conselhos de mais entendidos).

sim, o que fala é FPV (First Person View) e sim é possível e já amplamente utilizado, mas primeiro é preciso gastar algum (muito) tempo a aprender a voar um brinquedo destes.

tem aqui pelo fórum e muito no youtube para ver o que se faz com estes bichinhos e um sistema de fpv, eu para já vou ver se parto o meu poucas vezes ....
lipus
Participante frequente

Registado: 19 jun 2011, 16:45

Voltar para Dúvidas e questões - Helicopteros

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante