Passo das pás assimétrico

Passo das pás assimétrico

Mensagempor Vasco Dias » 08 abr 2011, 22:05

Olá a todos,

Sou novato e estou com um problema:
Tenho um Copter X 450 e tive um pequeno toque com as pás no chão do qual resultou um ligeiro empeno do eixo principal e dois servos laterais do ciclico estragados.
Mandei vir o material, montei tudo, nivelei o prato e quando medi o angulo das pás verifiquei que uma delas tem uma diferença de 5º da outra. Com o stick do throtle todo em baixo tenho -2º numa pá e -7º na outra. (normal mode) ; e -7º e -12º (em 3D mode).
O que é que pode estar errado?. Os links estão do mesmo tamanho e não vejo nenhum torto ou empenado. Não consigo ver nada de anormal. No entanto esta diferença tem de vir de algum lado uma vez que não mexi nos links. Os servos estão a 90º com o stick no meio em 3D mode.
Não tenho muita experiencia mas já havia antes afinado o Heli e estava perfeitinho.
Não queria mexer nos links de passo das pás pois estão como sempre estiveram e como vem no manual cerca de 21mm cada um.

Obrigado desde já pela atenção e desculpem alguma denominação incorrecta de algum componente.

Cumprimentos e bons voos.

Vasco Dias
Vasco Dias
Membro com baixo nível de participação

Registado: 23 set 2010, 21:05

Re: Passo das pás assimétrico

Mensagempor Vasco Dias » 10 abr 2011, 22:51

Já tenho este problema resolvido.

Já agora duas perguntas, pois tenho lido opiniões divergentes a respeito:

Aquando do acerto do passo das pás em que posição devo ter o potenciometro do passo?
E o trim esquerdo? A meio ou em baixo?

Obrigado desde já pela atenção.

Cumprimentos

Vasco Dias
Vasco Dias

Mensagempor Moraes » 11 abr 2011, 01:16

Boas,

O passo deve ser afinado em diversas posições de stick . Com um medidor de angulo de pás, deve ver o que recomenda o fabricante e seguir, tipo: Com stick todo em baixo, xº de Ângulo negativo, com stick a x% y graus, e por ai fora até full stick e full inclinação recomendada.

Já o trim, acho que deve esta a meio, para teres um pequeno recurso de afinação se for preciso, mas de qualquer maneira tem que se programar a curva de motor para que o motor não fique a rodar com este pouco de trim (eu normalmente até programo mas é o variador...)

Abcs

Edit: Tinha no texto a dizer 30º de angulo?!?! não sei como escrevi isto mas não foi de forma consciente... Os graus são aqueles que o fabricante indicar.
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Mensagempor Vasco Dias » 11 abr 2011, 16:10

Eu estava a referir-me ao pitch knob e não ao stick do throtle/pitch. É que uns dizem para afinar o pitch com o botão nas 12h outros nas 10h outtros a meio, logo, fiquei um pouco confuso. Mas desde já obrigado pela atenção.

Abraço

Vasco Dias
Vasco Dias

Mensagempor bruno504 » 18 abr 2012, 16:13

Boas...
Um empreno no veio?!, com maço ou martelo e uma boa bancada de metal fica mais direito que de origem (para que sabe). :lol:
Tenho tb um copterx BA, e gostaria de perguntar onde compras as peças para isto?! é que a mandar vir da china demora-me bastante (ehirobo)! da Nitrotek é rápidissimo mas não tem todas as peças! da copterx-france tem tudo mas são careiros!
bruno504

Registado: 24 fev 2012, 12:39

Voltar para Dúvidas e questões - Helicopteros

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante