Autorrotação

Autorrotação

Mensagempor hassane » 30 nov 2010, 23:35

A autorrotação é uma manobra que um dia todo helimodelista vai precisar e quando sua hora chegar, é melhor você estar preparado.

Apos ter dominado com segurança o vôo para frente, é hora de começar a ensaiar as primeiras auto rotações.

Além de ter a finalidade de salvar seu helicóptero, ela ainda é uma linda manobra para ter em sua gama.

Para facilitar o aprendizado, imagine que o chão está 15 metros acima e faça seu helicóptero pousar nesse chão virtual. Quando ele estiver parado como se estivesse pousado, desligue o throttle hold e suba para mais uma aproximação.

Vá se aproximando do solo a medida que for ganhando confiança e finalmente pouse.
Com o passar do tempo, faça uma marca no chão e tente pousar nela, mais pouse.

Muitas dessas dicas foram dadas pelo Mestre Helio Pereira que me ajuda muito no aprendizado tanto mecanicamente como na pratica.


Bons Voos
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Re: Autorrotação

Mensagempor Moraes » 01 dez 2010, 00:03

Obrigado por partilhares!
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Re: Autorrotação

Mensagempor hassane » 01 dez 2010, 00:36

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Re: Autorrotação

Mensagempor heliop » 01 dez 2010, 01:35

Existem modelos (poucos... cada vez menos) que não permitem fazer auto-rotação, pois, o sistema de transmissão do motor ao rotor principal não "se desliga" quando o motor é desligado ou colocado ao ralenti (combustão). Nestes casos, não têm one-way bearing ou rolamento anti-retorno.

Há também diferença nos modelos que permitem controlar ou não a cauda quando se executa a auto-rotação.

Nos modelos a combustão, a prática inicial da auto-rotação (ao abortar no plano imaginário de acima do solo sugerido pelo Hassane) pode consumir um pouco o material da embraiagem. Logo, deve ser observada após cada vôo para evitar ficar sem tracção em pleno vôo...

DICAS:
1- Antes de praticar em real, o simulador ajuda a poupar uns trocos 8-)
2- Aprender a teoria da auto-rotação e as diversas fases durante o vôo, para melhor controlo da manobra (e principalmente, não desperdiçar energia do rotor principal por má coordenação do passo e cíclico)
3- Apertar bem as pás para evitar um tail-boom strike = pás ao pararem ou modelo aterrar de forma mais brusca, as pás não se atrasarem face ao rotor e baterem no tail-boom

MITO: Não é uma manobra para só "experts" do 3D. É essencial e está ao alcance de todos.
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