Conversão de um Multiplex Cargo num B17

Partilhem aqui os vossos projectos de aviões eléctricos, partilhem as vossas fotos, proponham discussão sobre modelos, usem o espaço que é vosso!!!

Conversão de um Multiplex Cargo num B17

Mensagempor ruben02 » 10 fev 2011, 01:39

Olá a todos !

Tenho andado um pouco afastado destas andanças dos foruns e das construções mas agora tenho tido algum tempo para me dedicar novamente a esta parte do aeromodelismo que tanto prezo.
Alguns posts sobre construção aqui no forum tb serviram de motivação ! Vamos lá ver se surgem ainda mais.
Mas vamos ao que interessa:

Há cerca de 1 ano, vi num site de leilões um Multiplex Cargo e comentei com a minha namorada que era capaz de o comprar pq estava a um preço porreiro.
Quando fui para o comprar, já não estava à venda ! :evil: Fiquei danado claro...
Só que passado uns dias... Tive uma bela surpresa e descobri quem tinha sido a compradora ! :lol: Obrigado amor ! ;)
Neste ultimos dias decidi iniciar a construção e vou passar a postar as várias etapas.

O Multiplex Cargo tem as seguintes características:
Envergadura: 160 cm
Comprimento: 120 cm
Peso: 2000 kg
4 motores
Portas de bombas

Originalmente levava 4 motores de escovas Permax 400 (com ou sem redutora) e bateria de 8 células NiMH 3200mHa.
Eu segui a via brushless e comprei o seguinte (vezes 4 !!!):
Bell Motor - 2408-21 1750KV
ESC 30 Amps
Helice 7x3.5 Tripá
Com uma lipo 3S 5000 mHa obtenho cerca de 10Amps de consumo por motor ou seja um pouco mais de 400 Watts no total.

Usa 5 servos (ou 7 se decidir meter flaps) e vou usar um UBEC para os fazer mexer.

A minha ideia é convertê-lo para um B-17 baseando-me nas várias conversões que se encontram na net, nomeadamente nesta:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=999003

Aqui ficam as imagens do B-17 que espero vir a obter e do original.

Abraço,
Ruben
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
ruben02
Participante regular

Registado: 05 nov 2009, 12:33

Re: Conversão de um Multiplex Cargo num B17

Mensagempor Pype » 10 fev 2011, 02:41

Ora aqui está um excelente projecto. Força nisso! Se ficar como a conversão que fizeram no site fica muito escala e ficas com um avião único e personalizado:
IMG_7024.jpg

Boa Sorte :!: :!: :!:
Ficamos a espera dessas fotos
Aqui tens uma planta em 3 vistas que as vezes pode dar jeito para pormenores:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... _B-17G.png
Abraço
Pype
Forum-Dependente

Registado: 02 nov 2010, 11:43

Mensagempor ruben02 » 10 fev 2011, 11:39

Viva Pype,

Espero bem que consiga um resultado final parecido com esse. Em princípio não vou usar esse esquema.
Vou apontar para o Bit O'Lace.

PS: Obrigado pelo 3 view. Já tinha arranjado um super detalhado.

Abraço,
Ruben
ruben02
Participante regular

Mensagempor ruben02 » 10 fev 2011, 11:57

Viva,

Para transformar o Cargo, mandei vir um kit plástico que cria a cabine característica do B17.
Mandei vir deste site:
http://parkflyerplastics.com
Para quem quer fazer conversões, tem outras coisa muito porreiras...

Inclui além da cabine, a bolha da frente e de baixo (plástico transparente) para colocar as armas e as nacelles dos 4 motores (plástico branco).

Aproveitei e encomendei também um conjunto de 6 pilotos para a tripulação.
Estes pilotos são de plastico branco termoformado e são constituídos por duas partes (frente e trás). Não pesam simplesmente... ;)
É necessário recortar cada piloto, colá-lo e depois pintá-lo. Este foi o meu primeiro trabalho. Usei tinta acrílicas e enamel.
Medem cerca de 5 centimetros de altura.
ruben02
Participante regular

Mensagempor Pype » 10 fev 2011, 13:00

Obrigado por partilhares a pagina, tem lá coisas muito fixes para escalas. Principalmente aqueles motores radiais e de pistões.
O Bit O'Lace já é uma versão mais moderna mas também tem um esquema de pintura muito interessante e menos cabines de deparo de armas que o seu antecessor da Segunda Guerra. Já que falamos em pintura, não esqueças da imagem em baixo, já que é tão característica no nariz desse avião. :lol:
Imagem
Pype
Forum-Dependente

Mensagempor Moraes » 10 fev 2011, 15:38

ruben02 Escreveu:Alguns posts sobre construção aqui no forum tb serviram de motivação ! Vamos lá ver se surgem ainda mais.

Boas Ruben, sabes que eu embora ande aqui no fórum, tenho estado muito distante apenas a observar e manter e não tenho voado nada já a um bom tempo, e de ver estas movimentações também tem me subido a ânsia de voltar a activa, e ver mais este seu tópico me deixou ainda mais com o bichinho "aos saltos", portanto acho que se conclui que: "isso pega", e ´sim acho que devem surgir ainda mais, espero bem que sim!

Obrigado por partilhares, continua, e parabéns.

Ps. Tinhas outra conta, não tinhas? Ou é de outro lado que me lembro de ti? não estou a encontrar outra conta aqui, mas tenho presente qualquer coisa como teres grandes construções? Será que estou com a memória baralhada?
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Mensagempor ruben02 » 10 fev 2011, 16:02

Pype Escreveu:Obrigado por partilhares a pagina, tem lá coisas muito fixes para escalas. Principalmente aqueles motores radiais e de pistões.
O Bit O'Lace já é uma versão mais moderna mas também tem um esquema de pintura muito interessante e menos cabines de deparo de armas que o seu antecessor da Segunda Guerra. Já que falamos em pintura, não esqueças da imagem em baixo, já que é tão característica no nariz desse avião. :lol:
Imagem

É tem coisas muito porreiras. E a preços em conta ! E chegam rapidinho !

O Bit O'Lace é um B-17G que prestou serviço entre 1943-44 durante a 2ª guerra.
É curioso que existem poucas imagens dele mas a mais conhecida (que eu coloquei nº 1ºpost) tem 1 ailleron e lemes de profundidade e deriva em verde. Provavelmente devido por serem peças de substituição. O que lhe dá um ar bastante diferente... :o
http://bates-r-us.org/abitolace/

Obrigado pela nose-art do B-17. Já tenho em imagem todos os simbolos para o Bit O'Lace. Só me falta agora dar-lhes o tratamento devido no Photoshop.

Abraço
ruben02
Participante regular

Mensagempor ruben02 » 10 fev 2011, 16:08

Moraes Escreveu:
ruben02 Escreveu:...
...a activa, e ver mais este seu tópico me deixou ainda mais com o bichinho "aos saltos", portanto acho que se conclui que: "isso pega", e ´sim acho que devem surgir ainda mais, espero bem que sim!
...
Ps. Tinhas outra conta, não tinhas? Ou é de outro lado que me lembro de ti? não estou a encontrar outra conta aqui, mas tenho presente qualquer coisa como teres grandes construções? Será que estou com a memória baralhada?

Olá Moraes,

Às vezes um descanso também faz bem... Só nos faz voltar ainda com mais força ! ;)
Toca a tirar o pó ao comando, aos aviões e às ferramentas !

Quanto à conta, não era daqui. Os posts de construções que fiz, foram no RcmPorto.

Abraço !
ruben02
Participante regular

Mensagempor nunol » 11 fev 2011, 00:19

Aqui está mais um belo projecto que vou seguir, seguramente! ;)
Força com isso!
nunol
Participante regular

Registado: 03 fev 2011, 15:02

Mensagempor Pype » 11 fev 2011, 03:17

Realmente fiz confusão com as datas.
Reparaste no pormenor muito curioso o do ailleron, lemes de profundidade e deriva em verde. Eu andei a pesquisar e descobri coisas curiosas que não sei se já era do seu conhecimento. Quando referiste Bit O'Lace pensei que fosse um modelo de produção de B-17 e na realidade é “A Bit O'Lace” que é o nome de um avião especifico dai as fotos serem sempre as mesmas. E a nose-art era a que constava na pintura deste avião apenas. Peguei nos números que estão inscritos na calda do avião das fotos e andei a descobrir a historia. e aqui esta ele em foto de época do verão de 1944 altura em que entrou ao serviço a 6 de Julho( a deriva era cinzenta):
42-97976.jpg

ruben02 Escreveu:É curioso que existem poucas imagens dele mas a mais conhecida (que eu coloquei nº 1ºpost) tem 1 ailleron e lemes de profundidade e deriva em verde. Provavelmente devido por serem peças de substituição. O que lhe dá um ar bastante diferente...

Eram mesmo peças de substituição,a foto comprova os danos.
42-97976_g.jpg

e nao eram pintadas de verde mas sim o matal a vista sem qualquer tipo de pintura.
A 9 de Novembro de 1945 foi ventido para sucata e desmantedo.
Fica a coriosidade
Abraço
Pype
Forum-Dependente

Próximo

Voltar para Modelos eléctricos e Parkfliers

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante