F5J - Fórmula "200m"-Motoplanadores

Re: Fórmula "200m"-Motoplanadores

Mensagempor Nelsongas » 23 abr 2010, 00:00

Luis Escreveu:a questão não é essa, mas sim quem possui modelos com 1 Kg por exemplo que eram muito usados nos 200 W

:roll: :roll:
Agora não percebi :roll:

_King_Ping_ Escreveu:Pelo documento que vi lá da reunião, estava indicado que essa classe F5N tinha sido aprovada por unanimidade!?

Estou a ver que quando é para “desancar” nos 200m até vens a correr….. Nem dormes…

Quanto à tua questão… É verdade que foi aprovado em Subcomité…. Mas depois não passou. O que ficou decidido foi durante este ano analisar e propor lá para Novembro, uma só classe.

Ou seja:

As pretensões do senhores “electricistas” foram com os “porcos”. Muito graças ao nosso membro da FPAm que lá esteve, como observador e unico defensor dos 200m/FXJ.

Caso contrário, a classe que tínhamos hoje era a F5J inicialmente proposta.

Agora o que acho estranho é estar-se a tentar passar uma classe defendida por muitos (pouco mais de meia dúzia) e com muitas provas já feitas (pouco mais que ZERO).

Mas pronto se calhar sou eu que estou a ver mal.

Assim como vejo mal as famosa e muito frequentadas provas F5B, e já para não falar das F5A e F5F moribundas e acabadas.

Mas pronto se calhar até existe muita gente interessada em classe com limitação de energia… Eu não vejo é onde mas pronto… deve de ser da minha vista…
Nelsongas
Participante frequente

Registado: 25 dez 2008, 13:06

Mensagempor _King_Pin_ » 23 abr 2010, 00:01

limitador de energia compra-se aqui http://www.sm-modellbau.de/shop/
Já tenho o meu à bastante tempo... acho que o tinha montado no Trendy na prova de 200w que participei aí em cima, fora as provas cá em baixo dado que é um logger "normal" com esse extra, ou seja, usava-o como altímetro e para medir a potencia do motor. Só faltava uma actualização de firmware para cortar por altura também e já não precisava de comprar altímetro, era 2 em 1, com o modelo certo era só comutar entre um limite e o outro para escolher a categoria em que participava :lol:
O resto de mais leves e maior, etc, etc. Quanto pesa o seu supra ultra light? que me lembre, em cheio 2Kg!!! Já tem motorização pipi e tudo, quanto muito é meter um hélice mais pequeno mas com mais passo para subir um pouco mais depressa, senão sobra menos tempo para pontos.
Quanto pesam e quanto podem vir a pesar os F3J com fuselagens electrificadas e construção igual ao supra ultra light? Pike, Shadow, etc, etc... Devem ficar acima dos 2Kg, portanto a evolução vai se dar em meter esses barcos todos com 2Kg! Não tem nada que saber, é uma classe para esse modelos. :lol:
E não sei porquê, até me parece uma classe feita mesmo à medida para não entrarem Pulsar em família limitada! Bastava terem metido o peso mínimo mais abaixo. É que foi mesmo em cheio!
_King_Pin_
Membro do Staff

Registado: 23 dez 2008, 19:46

Mensagempor _King_Pin_ » 23 abr 2010, 01:20

Nelsongas Escreveu:
_King_Ping_ Escreveu:Pelo documento que vi lá da reunião, estava indicado que essa classe F5N tinha sido aprovada por unanimidade!?

Estou a ver que quando é para “desancar” nos 200m até vens a correr….. Nem dormes…
Nelsongas Escreveu:Assim como vejo mal as famosa e muito frequentadas provas F5B...

nem desanquei nos 200m!! já disse o que tinha a dizer sobre 200m, não preciso de repetir! É mais que sabido que não acho minimamente interessante isso como classe FAI... apenas excelente como classe local para clubes. Nem sequer estou a defender a proposta que fizeram para F5N! Apenas me estou a rir com ela! :lol: E estou-me a rir particularmente por alguem ter dito ao almoço o que disse, que iam acabar por fazer ou tentar fazer uma classe para electrificar os f3j, aproveitando-se os moldes das asas que existem. Devia ter perguntado também quais eram os números do euromilhões para esta semana! :lol:

Sobre F5B, se sobre a classe, sabes pouco mais que ZERO, então não fales, sff! F5B está bom de saúde e recomenda-se a todo e qualquer um que tenha os tomates e sobretudo a auto-disciplina necessária a ter e voar um. Ou seja, é uma classe bastante exigente e, como tal, nunca será uma classe de massas. Não implica que esteja morta nem que não tenha toda a lógica de existir! Não fosse ela e se calhar ainda voavas modelos com motores de escovas. Tal como o F3B não é classe de massas aqui pelo Burgo... "dá muito trabalho" ao que parece, F5B idem...
Também F3J não se pratica grande coisa por cá pelo que se vê!? Se calhar é daí que por cá existe a lógica dos 200m?? é que tudo o resto dá muito trabalho. Até aquelas regras tãããão esquisitas como os alemães fizeram de associar um peso de bateria ao peso do modelo. são muito complicadas mesmo e sem fundamento nenhum! medievais né? Eu chamo-lhes até simples... particularmente numa prova de carácter internacional em que os 200m tal e qual estão definidos são uma comédia para verificar desde a colocação do altímetro, verificação do mesmo e dos voos feitos com o mesmo (e não estou minimamente a defender o raio dessas regras alemãs nem a dizer que devem ir para FAI ou Dó). Porra, lá desanquei nos 200m... e o pior é que acho que não estou a dizer mentira nenhuma... :roll:
Lá porque um anormal escreveu que a proposta de F5J era para trazer novo sangue para F5B quando uma coisa não tem nada a ver com a outra não venhas para aí atirar postas de pescada... No open do Japão, à semanas, participaram modelos com somente 4000W/Kg (têm ~1.6Kg), tudo a ver com a antiga proposta de F5J e muuuuito mais a ver com a proposta F5N! Mesmo tudo a ver! :roll: (para comparação, o meu Alex tem 2000W/Kg...).

F5F tem o problema actual de precisar de modelos diferentes de F5B tão ou mais caros, com umas belas asas de 2.3m em peça única óptimas para transportar de avião e de acabar por ter a mesma exigência que o F5B. Tinha lógica no tempo em que o simples acto de lançar um F5B era uma roleta entre começar a voar ou espetar-se no chão à conta das 75gr/dm^2 de carga alar. Os F5F eram maiores, e ao terem menos células eram mais leves, e daí mais "user friendly". Com as LiPos a realidade mudou e daí ter de facto bastante lógica não se continuar com F5F. Basta voar F5B's que já são leves q.b. com o limitador configurado para menos energia (1000W.min em vez de 1750W.min). Ou seja, mesmo F5F não termina propriamente por estar moribunda de ninguém se interessar por ela. F5A tinha toda a lógica no tempo em que os eléctricos não tinham capacidade de fazer o mesmo que os combustão... F3A contempla os eléctricos, toda a lógica de acabar F5A... é uma classe redundante...
Ou seja, para mim, são classes a precisar de limpeza meramente por questão da evolução da tecnologia...à 5 anos atrás quem ia adivinhar que se fazia o que se faz hoje em dia nos modelos eléctricos?? à 5 anos... F5B, por exemplo, é mais velhinho... ainda é do tempo das NiCd's... enfiavam 27 delas num modelo e um motor de escovas sem redutora no nariz... :lol: aliás, isso até já foi evolução! Os primeiros modelos acho que eram basicamente o mesmo que os electro 7! :lol: Não admira que fizessem uma tarefa de limbo! :lol:

Mas pronto, ok, esquece lá isto tudo, tudo o que acabei de escrever é mentira. 200m são as melhores regras para FAI (só para falar em regras e nem sequer estar a falar na tarefa), são super fáceis de verificar num Mundial e tudo :lol: Aliás, se há coisa que mais reina no regulamento é a clareza das regras. Nada subjectivas.
E F5B... epá, classe mesmo morta essa... moribunda mesmo... transfusão de sangue, arranjem uma saca de F5J para reanimar estes gajos :lol: :lol:
_King_Pin_
Membro do Staff

Mensagempor Rui Silva » 23 abr 2010, 07:21

Caro King_Pin e demais,

Não faço diagnóstico das classes FAI "eléctricas", não sei se o F5F está moribundo ou em recuperação, etc, pelo que leio creio que o F5B é como diz, tem relativamente poucos practicantes porque é muito exigente em material e na pilotagem. Isso não me interessa, nem discuto.

O que me interessa é uma classe de motoplanadores eléctricos de duração, um F3J com "reboque eléctrico", ora isto não é o mesmo que dizer que quero uma classe para modelos F3J electrificados, é um desperdício de dinheiro e falha de interesse técnico!

Quantos F3J electrificados existem cá pelo país? O Pike Perfect ET do Zé Costa e os meus dois Supra? O meu Supra Light pesa 1900g e vai ser complicado colar 100g no c.g., agora quanto é que custam estes modelos? Entre 900 e 1200 Euros estamos a falar entre 50 a 100% mais do que um Pulsar 3600...

Assim a proposta F5N limita os potenciais concorrentes pela necessidade de comprar material caro e a completo despropósito porque não é necessário ter um modelo com 2 kilos para se fazer a tarefa de voar os 10 minutos, antes pelo contrário (a menos que exista o factor vento, mas para isso existe o lastro).

É como diz e como profetizava a "Madame" Costa (consultas às quartas, máxima discrição, resultados garantidos), é preciso vender mais asas F3J e rentabilizar os moldes, a concorrência comercial dos Pulsares já faz mossa.

Bons voos,

Rui Silva
Rui Silva
Participante regular

Registado: 18 fev 2009, 10:30

Mensagempor Nelsongas » 23 abr 2010, 09:53

_King_Pin_ Escreveu:Não fosse ela e se calhar ainda voavas modelos com motores de escovas…

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Esta é boa….

_King_Pin_ Escreveu: É mais que sabido que não acho minimamente interessante isso como classe FAI... apenas excelente como classe local para clubes.

:mrgreen: :mrgreen: gostava de saber estes critérios… se calhar é melhor nos 200m/FXJ o aeromodelista ter de fazer uma corrida de estafeta…. Assim como F3B…. Ir buscar a bateria a 200m…. Assim já é complicado….. Ai que complicado… E assim já era uma digna classe FAI. :mrgreen: :mrgreen: É só rir…

_King_Pin_ Escreveu: Lá porque um anormal escreveu que a proposta de F5J era para trazer novo sangue para F5B quando uma coisa não tem nada a ver com a outra não venhas para aí atirar postas de pescada...

:lol: :lol: É que tu estás mesmo inspirado :lol: :lol: Então o anormal que escreveu esse texto, foi o mesmo anormal que escreveu essas regras…. Ai estamos os dois de acordo… O “Gajo” é mesmo anormal!!!! :lol: :mrgreen: :lol: :mrgreen: :lol: :mrgreen:

O que diz muito do futuro dessa modalidade… conduzida, e usando a tua expressão, por anormais!!!! :mrgreen: :lol: :mrgreen: :lol:

_King_Pin_:

Tu escreves muito, muito bem…. Muitas balelas e teorias…. Agora o que eu quero é:

NÚMEROS!!!!

Quantos limitadores de energia configurados e a funcionar para essa modalidade existem? (Pelo que sei os Unilogs não estão preparados)

Quantas provas com essas regras já foram realizadas e testadas?

Quantos aeromodelistas interessados existem nessa modalidade?

Estás a ver… são perguntas muito simples que deves de responder… em vez de estares a escrever “lençóis” sem utilidade nenhuma.

Portanto em vez de voltares a escreveres teorias etc, e que o F5B é que é bom porque é necessário “tomates”… Responde às perguntas mais elementares…. Até para tu te esclareceres..

Abraço

Nelsongas
Nelsongas
Participante frequente

Mensagempor _King_Pin_ » 23 abr 2010, 11:58

e quem vos disse que eu acho esta classe F5N nos moldes em que está uma classe estupenda? :lol: :lol: :lol: Pelos vistos ainda tenho de melhorar a minha escrita dado que não é clara o suficiente.
Pessoalmente, também não acho muito correcto uma classe feita para f3j electrificados.

tudo o que sabes dos unilog's fui eu que te disse, senão te tivesse dito se calhar já tinhas gasto dinheiro num para descobrir os pormenores por ti próprio... portanto, escusas de dar numa de "pelo que sei"...

e também me podes responder a mim como vais especificar quantitativamente todos os pormenores da classe 200m.
taxa de subida constante? isso não existe, então tens margem de erro... como controlas?
altímetro tem de ser colocado de forma a que a fuselagem não prejudique a sua leitura, o que é isso? vais andar à procura de todos os buraquinhos para verificar que tens mais saídas que entradas?
não podes fazer zoom... pois, cai na taxa de subida.
a subida não pode exceder 200 e tal metros de altura, se subires directo para uma térmica és desqualificado nessa manga?
perguntas bem simples não são?
isto não são duvidas para uma prova de clube, são duvidas para um mundial. regras de classe fai para mim são para isso mesmo. não são para provas de clubes.
_King_Pin_
Membro do Staff

Mensagempor Nelsongas » 23 abr 2010, 12:21

_King_Pin_ Escreveu:… senão te tivesse dito se calhar já tinhas gasto dinheiro num para descobrir os pormenores por ti próprio…..

Obrigado por me teres evitado gastar 120€ para nada!!! Obrigado!!! :D

Quanto a responderes... Nada... quem diz que os limitadores são “muita” bons és tu!!

Mas provas ZERO!!!!! Não é verdade??? :mrgreen:

Então o que estás a fazer é uma verdadeira perda de tempo!!!! Quando tens estimados à volta de 600 aeromodelistas (estimativa actual) a voar 200m/FXJ e nessa nova fórmula que gostas (com limitador) pouco mais que ZERO!!!!

Desculpa,mas todos os argumentos que possas usar caiem por terra. O números falam mais ALTO!! :mrgreen:

Quanto às questões/problemas que falas… Estamos cá para os analisar. Mas pelo que se percebe (e já falei com algumas pessoas entendidas no assunto) isso não tem influência nenhuma.

Mas se tiveres ideia como as podemos mitigar alguns problemas, todas as contribuições serão bem vindas..

Isso não será um entrave a ser uma classe FAI… Pois há questões que podem ser sempre alteradas/corrigidas ao longo do tempo. É a evolução. Faz parte!!

Até porque as fórmulas F3B, F5B, actualmente não soa iguais às propostas iniciais….

O que interessa é que a ideia base esteja correcta.
Nelsongas
Participante frequente

Mensagempor Luis » 23 abr 2010, 12:36

"Luis Escreveu:
a questão não é essa, mas sim quem possui modelos com 1 Kg por exemplo que eram muito usados nos 200 W"

o que eu quis dizer com isto é que com 3 modelos que tenho, um deles com 1 Kg, os outros com 1,5 Kg, já não posso competir quando forem com um peso mínimo de 2Kg e quem diz eu, diz os Easygliders todos...

estes modelos custaram-me vazios entre 150 e 200 € (e custam ainda) enquanto que um F3J electrificado custa 1.000 Aerios...

que uma pessoa se dedique de corpo e dinheiro a fazer o que gosta, acho muito bem!! mas aqueles que como eu, não têm dinheiro, não podem competir com os anteriores modelos, porque alguém decidiu elitizar os modelos???? se elitizassem primeiro as pessoas, aí é que eu achava bem para começar !!

que cada vez mais tenho a tendencia de fugir à competição, tenho !
Luis
Participante regular

Registado: 10 mar 2010, 23:23

Mensagempor Nelsongas » 23 abr 2010, 12:42

Caro Luis

Mas essa é a ideia dos tais senhores "electricistas", que querem o limite de energia. Não é a ideia da "malta" do planadores.

O que a "malta" dos planadores quer é que todos, repito, TODOS, possam entrar, como tem sido até agora. Principalmente os Easygliders

Eu também acho uma aberração estar a impor um peso mínimo de 2kg...
Nelsongas
Participante frequente

Mensagempor _King_Pin_ » 23 abr 2010, 14:04

a existência de uma classe fai dita que deixem de competir em 200m? dita que passe a ser proibido haver provas e classes nacionais ou a nivel de clube? que raio. até parece que querem exterminar os 200m :lol: A APSIA deixa de organizar provas de 200m com a existência de uma classe FAI?
Ainda para mais, a tal proposta até é F5N agora, até a porcaria do J já largaram e ainda continuam a bater na tecla.
Já agora, muito obrigado por tu também responderes às questões que coloquei. as tuas já tinham sido respondidas à muito tempo... O teu silencio também respondeu sobre a seriedade desse regulamento numa prova realmente... séria... mas deixa lá estar isso, já percebi à bastante tempo que essa parte também não te entra na massa encefálica.
Ou achas que uma classe/prova FAI é o que se fez na nossa última de 200m ou mesmo o que foi feito em qualquer uma até hoje? :lol:

mas pronto... vou-me calar no contra os 200m para classe FAI (presumo que não andem a assumir que eu gostava que desaparece-se tal prova!?!?!?!?!?). Vou considerar agora 200m em classe FAI, regulamente todo limpinho e tudo num mar de rosas. E vou lançando apenas dúvidas minhas sobre a mesma e sobre qual a vossa opinião sobre o futuro. Assim, mantenho mais ontopic e fica isto tudo mais cor de rosa.

Questão:
Que tipo de modelos serão utilizados em 200m em competição à séria? Ou seja, dimensões/massas e motorizações e.... preços. Pulsar vai ser o "state off the art"?
_King_Pin_
Membro do Staff

AnteriorPróximo

Voltar para Competição de Planadores

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante