Os 200W/KG em Portugal - Motoplanadores eléctricos

Os 200W/KG em Portugal - Motoplanadores eléctricos

Mensagempor Moraes » 05 fev 2009, 22:16

Malta,

A edição deste tópico é apenas mais um trabalhinho de manutenção para deixar o fórum bem organizado e fomentar o desenvolvimento das discussões sobre temas interessantes como estes que aqui surgiu aquando do anuncio da nova página dedicada dos 200w/Kg, criada pelo Rui Silva e Paulo Guimarães, a F5J Portugal, que foi anunciada neste tópico: viewtopic.php?f=57&t=383

Como a conversa divergiu (e ainda bem, excelente o aquecimento do tema) para a regulamentação e até as provas e modelos, achei por bem dividir as coisas, mover o tópico de anuncio da nova página F5JPortugal para a zona adequada e retirar daquele tópico toda a discussão que surgiu acerca da modalidade e não sobre a página, e criar um tópico, também na zona adequada, para colocar as mensagens que saltaram do outro, e continuarmos a discussão!!!

Força malta, este assunto é muito interessante e dará margem a muito mais discussão!
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Re: F5JPortugal

Mensagempor jcosta » 05 fev 2009, 22:32

Será que alguém ganhou "tomates" para transformar a fórmula obsoleta que nem os ingleses querem num regulamento a sério?

Dúvido...
jcosta
Participante frequente

Registado: 25 dez 2008, 15:35

Mensagempor Chispas » 05 fev 2009, 22:48

jcosta Escreveu:Será que alguém ganhou "tomates" para transformar a fórmula obsoleta que nem os ingleses querem num regulamento a sério?
Dúvido...

Boas.

Não é preciso inventar nada, já está inventado:
F5J, fórmula Eurocup, tal como temos o F3F:
http://www.f5jfun.com/pravidla/f5j%20eu ... 007-10.pdf
http://translate.google.com/translate?c ... pair=sk|en

Assim quem quiser ir disputar uma prova no Eurocup pode ir treinando nas provas de cá e quem sabe, a exemplo do F3F, podíamos candidatar uma prova nacional ao Eurocup.
Apenas a minha opinião.
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Mensagempor _King_Pin_ » 05 fev 2009, 23:34

Já tenho lido partes de algumas discussões sobre o tema "regras de F5J"... partes, porque há delas às toneladas...
Algumas opiniões que li e com as quais concordo bastante:

-independentemente dos pormenores das regras, quem quer realmente competir, compete independentemente as regras... (isto para regras razoáveis, como até são quase todas :roll: )

-há sempre uma forte tentativa por parte de alguns de fazer do F5J, algo o mais igual possível a F3J, tentando retirar ao máximo a importância do grupo propulsor, tentado uniformizar tudo ao máximo.
Se é uma categoria de eléctricos, de haver flexibilidade suficiente para que quem goste de optimizar o seu sistema propulsor o faça ao máximo dentro das regras.
Ex: F5B todos têm a mesma quantidade de energia para gastar e ponto final. Assim está tudo equilibrado e não existem exageros. Mas a forma como se dá uso a essa energia varia imenso de competidor para competidor. Assim, o factor piloto continua em pleno a decidir que ganha.
E já agora o exemplo dos australianos que têm umas regras quaisquer bem diferentes de F3J e que entre eles "são um sucesso".

-Independentemente das regras que se arranjem, haverá sempre quem gaste o dinheiro que for necessário para ter o material o competitivo possível, de modo a que a única coisa que o afaste da vitoria... seja ele mesmo! :D

Dito isto.
Desde que as regras e a minha carteira me vá permitindo concorrer em provas que me dêem sorrisos na cara, está tudo ok. E nisto os 200W/Kg têm sido óptimos. Reúnem bastante gente muito facilmente. Com uma grande variedade de modelos, etc, etc...

Para terminar, boa iniciativa o site ;)
_King_Pin_
Membro do Staff

Registado: 23 dez 2008, 19:46

Mensagempor pguim » 06 fev 2009, 00:22

Boa Noite,

Na minha modesta opinião este regulamento dos 200w/kg é muito restritivo, mas esta é a minha opinião. As regras do Eurocup também não são muito melhores, apenas reuniram consenso entre os concorrente e isso é muito importante num regulamento. Ou seja, não impôr regras que ninguém quer cumprir e como resultado, não aparece ninguém. Assim, com as regras do 200W actual, aparece muita gente antiga e nova. E isto é o reflexo vontades colectivas.

Eu seria mais ousado e optaria por uma solução com packs limitados a 15V e 2.500mah, motor limitado a 30seg e tudo o resto livre e tão próximo quanto possivel do F3J. Os pilotos tinham mais trabalho a escolher o conjunto ideal de acordo com as suas aspirações, carteira, etc.

Com os melhores cumprimentos,

Paulo Guimarães
pguim
Participante regular

Registado: 28 jan 2009, 13:01

Mensagempor Chispas » 06 fev 2009, 00:32

pguim Escreveu:...
Eu seria mais ousado e optaria por uma solução com packs limitados a 15V e 2.500mah, motor limitado a 30seg e tudo o resto livre e tão próximo quanto possivel do F3J. Os pilotos tinham mais trabalho a escolher o conjunto ideal de acordo com as suas aspirações, carteira, etc.

Com os melhores cumprimentos,

Paulo Guimarães

Com 4S já se consegue levar um modelo todo-fibra lá pra cima na boa e adeus modelos simples e baratos que até conseguem ser competitivos.
Passaria a ser um F3J "tudo compósito" em que quem tem dinheiro é que consegue ser competitivo pois os modelos mais pequenos e menos perfomantes, mais baratos, não teriam hipóteses.
Bye-bye fórmula de inicação e olá F3J versão séc. XXI.

Não concordo mas... como não pretendo competir a minha opinião conta o que conta.
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor _King_Pin_ » 06 fev 2009, 00:51

Se não me limitassem em mais nada, com apenas 3S, 2500mAh e 30s de motor, eu fazia desaparecer um Supra (taxa de subida de uns 20m/s em 30s = 600m, e mesmo que fosse 15m/s, dava 450m de altura) era só meter a bateria a trabalhar no seu limite continuo e ainda me sobrava bateria para mais 2 subidas para outras mangas. Um hotliner puro.

Ou percebi mal, ou o pguim não tinha isto em mente?
Dado que não acredito que fosse esta a sua intenção (este conceito). ;)

Como disse, desde que possa, eu entro na brincadeira.
_King_Pin_
Membro do Staff

Mensagempor pguim » 06 fev 2009, 01:09

Boa Noite,

Ora aí está o essencial da questão. Não adianta potência a mais. Levar o modelo para os confins do céu não é nada do outro mundo, haja olhinhos e só tem de o conseguir aterrar bem para maximizar a pontuação. Ou seja, há que dominar bem o modelo para o conseguir ter no sitio onde queremos. Senão, a mais de x metros a pontuação é zero. E no fim, a vantagem de demasiada potência resulta em zero.

Os 200W e o F5J são uma solução de compromisso e nos 200W é o que se vê. Alguns modelos ultrapassam os 1000 euros totalmente equipados. E isto para uma formula que se quer de iniciação e de fácil entrada. Mais a mais, os potenciais competidores que têm os antigos modelos de F3J ficam arredados da competição por a relação peso/potência 200W/kg até um total de 400w lhe ser desfavorável! Se fossem outra as regras teriamos pelos menos mais 4/5 concorrentes em cada prova.

Vamos ver como corre esta.
pguim
Participante regular

Registado: 28 jan 2009, 13:01

Mensagempor _King_Pin_ » 06 fev 2009, 01:45

Continuo sem compreender como um modelo com +3m levado a uns 350m não passa a ter uma enorme e muito mais amplificada vantagem contra restantes modelos :?: A mim parece-me que ainda aumenta mais as diferenças. Tirando quando há bastante actividade em que o easyglider compete lindamente contra modelos grandes.
_King_Pin_
Membro do Staff

Mensagempor Chispas » 06 fev 2009, 10:34

Boas.

Por ser uma fórmula de iniciação e se querer limitar os custos é que as regras actuais são o que são, o limite de 400W é mesmo para deixar de fora os modelos com mais de 2Kg, típicos dos compósitos usados em F3J e F3B, é essa a minha leitura.
Alterar as regras de modo a permitir a entrada dos compósitos acima dos 2Kg pode trazer mais 4 ou 5 competidores... e afastar os outros que usam modelos de 100€, a actual maioria.
E não me venham dizer que um compósito não tem vantagem, seja com "bom ou mau ar".
Um bom piloto é bom com qualquer máquina mas entre máquinas com performances muito diferentes ganha o melhor binómio piloto/máquina

No fim o que se pretende que seja esta competição?
Uma fórmula de iniciação com regras limitadoras para garantir alguma paridade entre diferentes tipos de modelos e pilotos ou uma fórmula avançada como o F5J?
E não, não acredito que "no meio está a virtude" :mrgreen:
Chispas
Membro do Staff

Próximo

Voltar para Competição de Planadores

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante