Primeira Prova/Encontro experimental de f3K

Re: Primeira Prova/Encontro experimental de f3K

Mensagempor Nelsongas » 05 out 2010, 00:57

Boas

De facto é uma modalidade muito completa.. :mrgreen: Aqueles bracinhos.... ui! sempre a atirar o modelo ao ar.. :mrgreen:

Gostei do que vi e aconselho.

Foi um momento bem passado seguido dum F3G bem passado.

Parabéns à organização/KingPing

Ficam aqui umas fotos:

http://picasaweb.google.pt/gaspar.nelso ... directlink

Abraços e até à próxima.

Nelsongas
Nelsongas
Participante frequente

Registado: 25 dez 2008, 13:06

Mensagempor Chispas » 05 out 2010, 01:39

Belas fotos, Obrigado por partilhares :D
Afinal filmei mais do que pensei, aí uns 54 minutos só com os óculos, e vai dar mais trabalho do que pensei editar aquilo para ficar um filme decente e curto para não enjoar.

Abraço
Chispas
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Mensagempor _King_Pin_ » 05 out 2010, 22:45

Ora, após um merecido descanso... deixa cá então escrever alguma coisa!

Acho que em geral, correu bastante bem esta "prova".
E correu bem a muito se deve a toda a gente que apareceu e que acabou por ajudar tanto como cronometristas, "directores de prova", "cameraman's", etc, etc. A todos, literalmente, um muito obrigado! :D
Dado serem poucos concorrentes, decorreu literalmente "nas calmas"... de outra forma, na prática, também não poderia ser dada a componente física desta modalidade. No final das mangas já nem os lançamentos saiam direitos! Cumpriram-se as 5 mangas/tarefas inicialmente propostas mesmo a tempo de se ir praticar a modalidade preferida por todos... F3G!
Das várias tarefas, começando pelas mais semelhantes à duração "normal" e terminando nas mais específicas somente do F3K pareceu-me, por um lado, uma boa aproximação à modalidade. Por outro, tentar fazer voos longos quando mal existem térmicas e depois ter tarefas em que apenas temos de voar 30s, 45s, 60s, etc, e ter de sair à pressa "daquela bela térmica"... é desafiante... mas fica apenas aquela pena de não ver um modelo que saiu da nossa mão a subir forte e feio de vez em quando.
Da próxima, se calhar, começa-se com uma escada primeiro para ir aquecendo nos primeiros ares e coloca-se uma tarefa de duração longa pelo meio (por exemplo, uma das que não se fez e que está no regulamento). :D Mas isto já são pormenores...

O que interessa é que todos os presentes tenham gostado do evento, concorrentes ou não concorrentes :D Eu pelo menos, passei um bom bocado.

A repetir, de preferência, com mais concorrentes!
_King_Pin_
Membro do Staff

Registado: 23 dez 2008, 19:46

Vídeo da Primeira Prova/Encontro experimental de f3K

Mensagempor Chispas » 09 out 2010, 00:14

Boas.

Já está disponível o bídeo filmado com os óculos novos, deu foi trabalho a cortar/montar:

Não me preocupei muito com a duração do mesmo, o tempo de trabalho de uma manga, mas sim em mostrar como é a modalidade 8-) E ri-me um pouco enquanto o fazia :mrgreen: :lol:
_King_Pin, bota aí os resultados para ficar completo :D

Abraço
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor CARLOSDURAES » 09 out 2010, 08:40

Olá!
Parabéns a todos e a cada um nomeadamente ao Gonçalo e ao Paulo sparks
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
Bons voos em segurança
C.Durães
CARLOSDURAES
Participante frequente

Registado: 26 dez 2008, 12:02

Mensagempor _King_Pin_ » 12 out 2010, 21:42

Aí estão (finalmente) em anexo os resultados da prova/encontro.
:oops:
Resultados F3K.xls
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
_King_Pin_
Membro do Staff

Mensagempor Gil » 13 out 2010, 21:45

parabens ao vencedor blá blá e ao king pela coragem e agora ao mais importante, já há modelos desses a sair da fornada ou não? :mrgreen:
Gil
Membro do Staff

Registado: 21 dez 2008, 15:03

Mensagempor _King_Pin_ » 13 out 2010, 23:21

Xiii, modelos novos... ora bem, o Shark tem o primeiro protótipo novo a voar... mesmo protótipo a forma como já está :lol: Voou hoje mais uns minutos e do pouco que voou, o Shark parece estar a gostar muito. Tanto voa devagar como ao picar um pouco o nariz o modelo ganha muita velocidade muito depressa.

Eu ainda tenho de acabar as asas do meu novo modelo (colar as duas partes e acabar o RDS), sacar mais uma fuselagem do molde e pensar em fazer pelo menos um segundo de reserva corrigindo falhas que já detectei neste... nomeadamente, não me lembrei de notar que a asa tinha muito pouco espaço onde meter os servos e acabei por meter as longarinas recuadas demais pelo que os servos (de 9mm) ficam salientes 1~1.5mm... arruína completamente qualquer ganho que podia ter por usar RDS... :roll:

Mas fazer o de reserva só deve ser daqui a uns bons meses... Neste momento não tenho modelo de 200m e como tal tenho de o começar a construir. Basicamente, vai ser um DLG de ~3.6m. Conceito igual aos DLG's modernos, perfis o mais rápidos possível e fuselagem o mais pequena possível de modo a se calhar nem caber sequer um outrunner (ou apenas caber um de tamanhos demasiado pequenos para o tamanho do planador) e ter de usar packs pequenos em linha...

Curiosidade, a fuselagem do DLG do Shark (como tal, a mesma forma das que usarei) para usar HXT900 é preciso retirar a tampa de baixo do servo e rapar a cabeça do servo e a zona do horn que encaixa para metade da altura inicial! :lol: E mesmo assim é dificil meter os servos lá dentro! :lol: :lol: :lol: Vamos lá ver se os Graupner C261 que comprei cabem. :lol:
_King_Pin_
Membro do Staff

Mensagempor Chispas » 14 out 2010, 08:49

Boas.

Ao ler isto tudo e lembrando-me da dificuldade que era construir algo em fibra ou balsa há uns anos atrás, principalmente com perfis finos, e sabendo como estes modelos têm de ser precisos na construção, só me ocorre uma expressão: Estes romanos são loucos :mrgreen: :lol:
Servos ultra-pequenos que mesmo assim não cabem numa fuselagem? :shock: Pena, se calhar os servos de 5g se calhar não servem por serem fracos, não?
Este é um pouco mais pequeno que o C261 mas também tem menos força: http://hobbycity.com/hobbyking/store/uh ... oduct=8609
Ou este ligeiramente maior? : http://hobbycity.com/hobbyking/store/uh ... oduct=8610
Daqui a pouco andam a voar esses outdoor com material de indoor 8-)
Chispas
Membro do Staff

Mensagempor _King_Pin_ » 14 out 2010, 19:05

O que mais interessa nos servos que ficam na fuselagem é:
Deriva: ter o mínimo desvio possível quando em carga. Senão quase não vale a pena andar com perfis assimétricos na cauda ou então tenho de andar a dar compensações desse desvio no pre-set de lançamento e conseguir desligar o mesmo a tempo (isto de qualquer modo tenho de treinar).
Grande parte dos servos têm grandes desvios do neutro quando em esforço.

Profundidade: precisão. O ideal era o DS281... mas custa um balúrdio e compensa mais se tiver "full flying stab". Usa-se CG's tão próximos do neutro que a mínima deflexão do servo é a diferença entre voar nos parâmetros correctos do perfil, voar demasiado rápido ou demasiado lento.

De qualquer modo, se tiver chatices a instalar os C261 será por falha minha de ter lixado demais ao dar a forma à fuselagem.... maior optimização da fuselagem acho que passa mais por começar a usar secções cada vez mais ovalizadas na fuselagem em torno dos servos e não por diminuir o tamanho dos mesmos... dado que há muito poucos bons o suficiente para a função.
_King_Pin_
Membro do Staff

AnteriorPróximo

Voltar para Competição de Planadores

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante