Primeira Prova/Encontro experimental de f3K

Primeira Prova/Encontro experimental de f3K

Mensagempor _King_Pin_ » 24 jul 2010, 19:41

Olá,

No seguimento do interesse demonstrado por alguns sócios por este nova modalidade de planadores lançados à mão, irá ser realizada no dia 2 de Outubro uma primeira prova experimental/encontro de F3K (planadores lançados à mão) organizada pela APSIA. Tanto quanto sabemos será também a primeira em Portugal e daí o carácter, a todos os títulos, experimental deste evento.

Esta modalidade consiste na execução de diferentes tarefas relacionadas com o voo planado e a procura de térmicas. Podem participar todo o tipo de planadores sem motor e com envergadura não superior a 1.5m, que sejam lançados à mão. No entanto, o mais usual e eficaz é a utilização de modelos munidos de uma pega na ponta da asa para serem lançados como quem lança um disco.

Trata-se de uma modalidade que no estrangeiro tem registado uma enorme popularidade, muito crescente, e cujo regulamento FAI numa tradução portuguesa se encontra disponível para consulta na área de documentação do nosso site. Como se pode ver no regulamento uma prova pode constar de uma grande número de tarefas distintas a escolher entre 8 indicadas.
Tratando-se de uma primeira prova experimental as tarefas a serem cumpridas, serão escolhidas apenas entre as 5 seguintes:

-Tarefa A, tempo do último voo.
-Tarefa B, tempo do último e penúltimo voo.
-Tarefa D, tempos crescentes de 15seg.
-Tarefa F, 5 voos mais longos.
-Tarefa E, “Poker”.

O local de realização da prova será no nosso habitual campo de voo no Pinhal Novo, mais concretamente no local conhecido como Lagoa da Palha. As coordenadas de GPS para o local são 38º38’47”N e 8º52’47”W.

O início da prova será às 9horas, com uma explicação dos pontos mais relevantes do regulamento, assim como, uma explicação de cada tarefa a cumprir.
Esta prova, de âmbito particular, será regida pelo regulamento FAI cuja tradução portuguesa está acessivel para consulta na área de documentação do site da APSIA( http://www.apsia.pt/download.php?list.3)

As inscrições serão feitas, preferencialmente, no site da APSIA , na área de Inscrição em Eventos, ou por correio electrónico para geral(at)apsia.pt . A inscrição deverá obrigatoriamente indicar duas frequência rádio a utilizar (excepto se 2.4GHz), uma principal e outra de reserva, para permitir a participação simultânea de vários concorrentes em cada manga.

É obrigatória a comprovação da posse de Seguro de responsabilidade civil contra danos causados a terceiros pelos modelos.
_King_Pin_
Membro do Staff

Registado: 23 dez 2008, 19:46

Re: Primeira Prova/Encontro experimental de f3K

Mensagempor Luis » 27 jul 2010, 12:33

acho que vou contratar um "não azul" para mandar o avião pró ar....
Luis
Participante regular

Registado: 10 mar 2010, 23:23

Mensagempor _King_Pin_ » 27 jul 2010, 17:36

Dá para trocar por miúdos? (a frase...)
_King_Pin_
Membro do Staff

Mensagempor Luis » 28 jul 2010, 10:51

dá.

significa que estou a ficar velho e que tenho de passar procuração a alguém com mais força que eu para mandar o avião para o ar à mão !
Luis
Participante regular

Mensagempor jmestre » 29 jul 2010, 10:34

Luis Escreveu:acho que vou contratar um "não azul" para mandar o avião pró ar....

E o que é um "não azul"? é que apesar da explicação continuo a não entender.

Mas deixe estar, também não quero saber.

JM
jmestre
Participante regular

Registado: 08 fev 2009, 12:36

Mensagempor Luis » 29 jul 2010, 12:34

é uma equivalência a "não-branco".... :lol:
Luis
Participante regular

Mensagempor _King_Pin_ » 13 set 2010, 19:14

Caríssimos,

aqui vai um lembrete relativamente a esta prova/encontro!

Já só faltam 3 semanas! É já dia 2 de Outubro! :D

Inscrições no site da APSIA:
http://www.apsia.pt/e107_plugins/events/allevents.php

Bons voos!
_King_Pin_
Membro do Staff

Eu fui! E tu?

Mensagempor Chispas » 02 out 2010, 22:52

Boas.

Eu fui! :D
E mais pessoal que teve um dia diferente num ambiente descontraído mas muito competitivo.
É uma prova muito gira, os modelos são muito variados. A prova é muito física e táctica com tarefas variadas.
Foi algo cansativo para os pilotos que amanhã vão ter braços inchados :mrgreen: Para primeira prova de F3K foi muito giro mas esta disciplina tem dessas contingências, 10 minutos a atirar modelos é para pessoal que frequenta ginásio com regularidade 8-)
E depois foi quase tudo praticar F3G, consistia em grelhados vários e muita aeropalheta :D
Logo que possa posto umas fotos e uns vídeos que fiz mas que vão dar trabalho a editar.

Abraço
Chispas
Chispas
Membro do Staff

Registado: 22 dez 2008, 01:15

Mensagempor Shark » 03 out 2010, 17:06

Achei uma modalidade bastante agradável, apesar de me doer um bocado o corpo devido aos inúmeros lançamentos durante a prova. Foi uma agradável mudança nos modelos de duração, devido à estratégia necessária em algumas das tarefas. Foi pena não ter o meu modelo pronto, acabando por participar com um Apogee, que me deixou bastante divertido, fazendo uns voos de quase 1 min, que me deixou bastante satisfeito ;).

A ver se há treinos/provas em breve :D :D .

Só foi pena os mosquitos de manha, e as interferencias de não sei o quê das quais quase todos sofremos.
Shark
Membro do Staff

Registado: 25 dez 2008, 01:22

Re: Eu fui! E tu?

Mensagempor Luis » 04 out 2010, 14:44

Chispas Escreveu:Boas.

Foi algo cansativo para os pilotos que amanhã vão ter braços inchados :mrgreen: Para primeira prova de F3K foi muito giro mas esta disciplina tem dessas contingências, 10 minutos a atirar modelos é para pessoal que frequenta ginásio com regularidade 8-)

Passem a mandá-los com a barriguinha que essa já está muito treinada... :lol: :lol: :lol:
Luis
Participante regular

Próximo

Voltar para Competição de Planadores

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes